GP da Estíria: Oliveira supera adversidade, Martin na pole

Suportando a dor no pulso, Miguel Oliveira conseguiu avançar para a segunda qualificação e vai arrancar da quarta linha da grelha. Jorge Martin conquistou a pole position.

Apesar das dores no pulso direito magoado, Miguel Oliveira conseguiu superar a primeira qualificação do GP da Estíria com o segundo melhor tempo. Assim, o piloto português conseguiu avançar para a Q2; depois de permanecer os primeiros minutos nas boxes, poupando o pulso lesionado na primeira sessão de treinos e também para ter pneus disponíveis para a corrida.

Miguel Oliveira acabou por cumprir apenas três voltas lançadas, fez o seu melhor tempo na última, qualificando em 12.º. Oliveira teve que lidar com a dor, colocando gelo no pulso enquanto esperava na box. «Depois de todas as avaliações realizadas ontem percebemos que tinha uma ligeira fissura no rádio e bastante líquido nos ossos em redor da mão, o que me causa bastante dor. Hoje quando acordei sentia bastantes dores mas tinha que obviamente tentar para perceber se conseguia pilotar. Senti-me limitado durante o FP3 mas ainda assim fui suficientemente competitivo para decidir continuar e durante o FP4 a qualificação tudo acabou por correr bem. Amanhã não sei que resultado ambicionar mas iremos dar o nosso melhor e tentar recuperar o mais possível para a corrida de amanhã», explicou Oliveira.

Dia duro

Relativamente à qualificação, Oliveira confessou que foi «um dia realmente duro. Tenho muitas dores em todas as atividades, mas assim que aquece torna-se suportável. Estamos a fazer tudo o que podemos para recuperar entre sessões, e fazer o melhor possível para tentar ser competitivo este fim de semana. Fazer a qualificação foi duro, porque a quantidade de energia necessárias para fazer uma volta rápida é muita. Estou contente por ter podido rodar e torná-lo num ‘primeiro’ dia, porque não pude tirar partido das sessões de ontem. O mais importante depois da lesão é tentar conquistar alguns pontos e fazer um bom esforço amanhã», disse Oliveira, que continuará a tomar anti-inflamatórios.

Foi Jorge Martin quem conquistou a pole, a segunda do rookie espanhol, que aproveitou a pausa de verão para recuperar das mazelas físicas. Foi Fabio Quartararo quem realizou a melhor volta, mas o piloto francês excedeu os limites da pista e viu essa volta cancelada, qualificando em terceiro. Será Pecco Bagnaia a alinhar na segunda posição.

Jack Miller abre a segunda linha da grelha do GP da Estíria depois de qualificar em quarto; ao seu lado terá Joan Mir, que estreou hoje o dispositivo de ajuste e de altura da traseira da Suzuki; a fechar a segunda linha estará Johann Zarco.

Agora os pilotos estão de olhos postos na previsão meteorológica, que anuncia chuva para a hora da corrida.

Moto2 e Moto3

Em Moto2 foi o líder do campeonato quem conseguiu a pole para o GP da Estíria, a sua terceira do ano. O australiano chegou a rodar uma volta ainda mais rápido, mas seria cancelada por ter excedido os limites da pista. Ao seu lado estará Ai Ogura, qua nunca tinha qualificado na primeira linha da grelha, e Marco Bezzecchi.

Em Moto3 houve uma surpresa, com Deniz Öncü a conquistar a sua primeira pole. O piloto turco não se apercebeu do feito e cometeu um erro na volta seguinte, gesticulando de raiva; para logo a seguir, assim que percebeu que a pole era sua, festejar como se tivesse vencido uma corrida. Ao lado do piloto turco de 18 anos estarão Sergio Garcia (que caiu no final da sessão) e Romano Fenati. Pedro Acosta, o líder do campeonato, qualificou na quarta posição.

Todos os resultados aqui.