Ninguém conseguiria escrever antecipadamente um guião para um GP de Aragão tão inesperado como este. Alex Rins saiu do 10.º lugar da grelha de partida para vencer; foi o oitavo vencedor diferente da temporada. Alex Marquez conseguiu o seu segundo pódio e o primeiro a seco, vindo do 11.º lugar da grelha; Joan Mir, terminou em terceiro, e é o novo líder do campeonato sem ter conseguido uma única vitória! E Fabio Quartararo? O piloto francês saiu da pole position, mas sofreu de problemas com o pneu dianteiro, começou a andar para trás e terminou em 18.º.
O piloto francês, que usou o pneu de composto médio à frente, queixou-se da pressão do pneu, que tornou um ritmo rápido impossível: «Foi a primeira vez que usámos este pneu, parecia óptimo nas três primeiras voltas, mas a pressão ficou demasiado alta. Não era possível pilotar, não tinha qualquer feeling na frente», explicou o francês no final.
Difficile de comprendre le problème de pression du pneu avant. On lâche rien pour la prochaine / Tough to understand the issue with front pressure. We never give up pic.twitter.com/6UpFSvbLl8
— Fabio Quartararo (@FabioQ20) October 18, 2020
Super-Rins
Alex Rins no final da primeira volta já era quarto, passou por Franco Morbidelli, Fabio Quartararo e Maverick Viñales para chegar ao comando à oitava volta. Manteve a liderança para conseguir a sua primeira vitória da temporada – e também a da Suzuki em 2020. Viñales viria a ser ultrapassado também por Joan Mir e Alex Marquez, que viria ainda a passar o piloto da Suzuki. Marquez conseguiu o segundo lugar a seco, depois de ter conseguido a mesma classificação há uma semana no molhado.
Com Quartararo fora dos pontos, o terceiro lugar de Mir foi suficiente para o espanhol assumir o comando do campeonato, com seis pontos de vantagem sobre Quartararo.
Miguel Oliveira não teve um fim-de-semana fácil. Saiu da 18.ª posição e, ao contrário do que é habitual, não conseguiu recuperar mais dos que dois lugares. Tendo em conta que a melhor KTM (Brad Binder) terminou em 11.º, e que o melhor resultado da marca austríaca neste circuito foi um 10.º lugar em 2017, não parece ser um circuito favorável às motos laranjas.
«Foi uma corrida dura. Pelo menos senti-me competitivo na primeira metade da corrida, mais tarde foi difícil gerir o pneu», disse Miguel Oliveira no final da corrida. «O pneu foi-se demasiado depressa e comecei a perder tempo. Foi muito difícil para mim terminar a corrida. Claro, acho que o nosso potencial para melhorar é elevado. Por isso vamos-nos concentrar nisso e dar o nosso melhor para o próximo fim-de-semana».
O campeonato está totalmente em aberto, com o quatro primeirosMir, Quartararo, Viñales e Dovizioso – separados por 15 pontos.
Marini cai, Lowes vence, Bastianini lidera
A corrida de Moto2 teve três líderes diferentes, e dois deles caíram precisamente quando estavam no comando. Fabio DiGiannantonio caiu a meio da corrida logo depois de assumido a liderança. Foi Marco Bezzecchi quem herdou o comando, mas também ele acabaria por cair na entrada para a penúltima volta. Sam Lowes herdou a primeira posição e conseguiu a sua segunda vitória consecutiva, com Enea Bastianini e Jorge Martin a completarem o pódio.
Luca Marini caiu logo à terceira volta, e com o seu principal rival a terminar em segundo, o italiano perdeu a liderança do campeonato. É Enea Bastianini quem lidera agora a tabela dos pontos; Sam Lowes subiu ao segundo lugar, apenas dois pontos atrás do piloto da Italtrans. O quatro primeiros do campeonato – Bastianini, Lowes, Marini e Bezzecchi – estão agora separados por apenas 25 pontos.
Em Moto3 houve um oitavo vencedor diferente esta temporada. Jaume Masia qualificou apenas em 17.º, mas foi o primeiro a cruzar a meta, obtendo a sua primeira vitória da época. Raul Fernandez foi o piloto que mais voltas liderou depois de sair da pole, mas pelo comando passaram também Darryn Binder e Albert Arenas. Com sete pilotos a entrar na última volta a lutar pelo pódio, foi Masia quem levou a melhor, na frente de Binder e Fernandez, que alcançou assim o seu primeiro pódio. Arenas foi apenas sétimo, mas graças ao mau resultado dos seus principais adversários, ainda conseguiu aumentar a sua vantagem pontual. Ai Ogura terminou apenas em oitavo e Celestino Vietti cruzou a meta em oitavo.
John McPhee – 10.º na grelha – apesar de ter cumprido uma penalização de volta longa (por rodar demasiado lento na Q1) que o levou a 18.º, recuperou para terminar em quinto.
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