GP de Espanha: Oliveira foi de 14.º ao pódio

Miguel Oliveira fez magia em Jerez de la Frontera, arrancando do 14.º lugar da grelha para terminar no pódio. Lorenzo Baldassarri continuou a dominar o fim-de-semana e venceu.

Miguel Oliveira GP de Espanha
Miguel Oliveira

Foi Lorenzo Baldassarri quem venceu a corrida de Moto2 no GP de Espanha, mas Miguel Oliveira foi o mais impressionante. O piloto português em apenas cinco voltas conseguiu subir do 14.º lugar de grelha de partida até ao segundo lugar. E terminou no pódio.

Logo ao fim da primeira volta Miguel Oliveira estava na sétima posição. Aléx Marquez era líder, até ser ultrapassado por Lorenzo Baldassarri na terceira volta. O italiano não voltou a largar a liderança. Duas voltas depois Oliveira já tinha passado também por Bagnaia, Marquez e Binder para se instalar no segundo lugar. Pelo caminho bateu o recorde da volta mais rápida em corrida.

Balda, Oliveira e Marquez formaram um trio que se afastou da concorrência na frente da corrida, na luta pelo pódio. O trio só foi quebrado quando Alex Marquez caiu quando rodava  atrás de Oliveira.

Após ser durante várias voltas o piloto mais rápido na corrida, Oliveira chegou a estar praticamente colado no italiano. Mas Baldassarri conseguiu manter um ritmo muito forte até ao final da corrida e conseguiu afastar-se de Oliveira.

Balda conseguiu assim a sua primeira vitória do ano e a segunda da sua carreira; com este resultado subiu ao segundo lugar do campeonato.

«Foi um fim-de-semana muito bom», disse Balda. «Voltei a ganhar e há muito tempo que não o fazia. Trabalhámos bem desde a sexta-feira e isso viu-se ontem ao conseguir a pole. Desfrutámos o momento, mas mantivemos a concentração na corrida de hoje, o que é importante. Sabia que tinha bom ritmo e, apesar de hoje o asfalto ter menos aderência, continuei concentrado em marcar o meu próprio ritmo e consegui ganhar.»

Lorenzo Baldassarri GP de Espanha
Lorenzo Baldassarri na frente da corrida

«É como uma vitória»

Apesar da qualificação longe do ideal, Miguel Oliveira conseguiu dar a volta por cima, obtendo um excelente segundo lugar. Graças a este resultado, Oliveira subiu ao terceiro lugar do campeonato e está a apenas 10 pontos do líder, Francesco Bagnaia.

«A qualificação foi difícil para mim, não consegui encontrar as trajetórias corretas, estava a sentir um pouco de stress, mas no fundo eu sabia que ia conseguir na corrida», disse Oliveira. «Depois da qualificação de ontem fiquei muito desapontado e senti que tudo na corrida teria de ser melhor. Consegui um forte arranque, estava a ver que o grupo não se estava a dispersar, então pensei para mim mesmo que podia ter uma oportunidade ali. Lutar pela vitória foi bastante difícil, o Baldassari estava muito forte, mas este 2.º lugar é mais do que uma vitória para mim».

Com algumas dificuldades em manter o ritmo no final da corrida, Pecco Bagnaia conseguiu manter Xavi Vierge à distância. O piloto italiano terminou em terceiro e manteve a liderança do campeonato.

Miguel Oliveira e Alex Marquez GP de
Miguel Oliveira e Alex Marquez

Moto3: novo líder

A corrida de Moto3 foi bastante animada, com vários pilotos a passar pela liderança. Um deles foi Jorge Martin, que tinha conquistado a pole. Mas o comandante do campeonato não chegou ao fim. Numa tentativa de ultrapassagem falhada no final da recta interior, Aron Canet provocou uma carambola. Canet levou consigo Martin, que não conseguiu evitar arrastar também Enea Bastianini e Toni Arbolino, ficando todos fora de prova. No final Canet seria penalizado pela manobra: sairá da última posição da grelha no próximo GP, em França.

O grupo da frente ficou assim reduzido, e a partir daí Philipp Oettl aguentou a liderança da corrida, apesar dos esforços de Marco Bezzecchi até ao final. O alemão conseguiu a sua primeira vitória na 91.ª corrida da sua carreira no Mundial. Esta vitória surge praticamente 22 anos depois da última vitória do seu pai, Peter Oettl no Mundial, no GP de Itália de 125 cc de 1996.

Phillip Oettl e Marco Bezzecchi GP de Espanha
Phillip Oettl e Marco Bezzecchi

Alonso Lopez, o rookie espanhol, dez a melhor corrida da sua primeira temporada do Mundial e cruzou a meta em terceiro. Seria o seu primeiro pódio, mas Lopez foi penalizado por ter excedido os limites da pista; a penalização foi a perda de uma posição. Por isso desceu para quarto e Marcos Ramirez ‘herdou’ o lugar no pódio.

A classificação do campeonato sofreu alterações. Devido ao abandono, Jorge Martin perdeu a liderança da tabela de pontos, e foi Bezzecchi quem assumiu a primeira posição. Martin é agora segundo e Canet desceu para terceiro.

Todos os resultados aqui.