Francesco Bagnaia obteve a sua segunda vitória consecutiva, liderando de fio a pavio. Tendo escolhido o pneu traseiro mais macio para a roda traseira, Bagnaia atacou desde o início, e rapidamente conseguiu uma vantagem de mais de dois segundos sobre Jack Miller. O australiano tinha dito no dia anterior que não se importaria de fazer escolta a Bagnaia se a ocasião surgisse. Mas Miller acabou por não conseguir cumprir essa missão, uma vez que Fabio Quartararo acabou passar pelo australiano para subir à segunda posição. O francês optou pelo pneu traseiro médio, e conseguiu impor um ritmo superior na fase final da corrida conseguindo apanhar Bagnaia. Mas apesar de na última volta ter estado praticamente colado na roda traseira da Ducati, Quartararo nunca esteve em posição de tentar uma ultrapassagem. Pecco Bagnaia acabou por conseguir a sua segunda vitória consecutiva, a ganhou mais cinco pontos ao francês no campeonato.
Primeiro pódio para Bastianini
«Foi outro fim de semana perfeito», regozijou-se Pecco Bagnaia. «Mas não foi uma corrida fácil. O Quartararo estava muito forte no final da corrida, mas eu tentei ficar o mais consistente possível Conseguir outra vitória foi importante, e fazê-lo aqui em casa, diante de tantos fãs e daqueles me amam, ainda foi mais especial. Agora não tenho muito tempo para celebrar: terça e quarta estaremos de novo em pista para dois dias de testes, mas por agora vou desfrutar do sucesso».
Atrás de Quartararo terminou Enea Bastianini, que conquistou o seu primeiro pódio na categoria rainha. Depois de sair da 12.ª posição da grelha de partida, o piloto da Avintia Esponsorama foi sempre subindo na classificação, e nem Marc Marquez resistiu ao seu ataque. Na última volta Miller foi ultrapassado por Marc Marquez e Joan Mir, mas o piloto da Suzuki sofreu uma penalização por ter excedido os limites da pista na última volta, sendo forçado a perder uma posição.
O Falcão perde uma asa
Miguel Oliveira saiu do 20.º lugar, e pouco depois num choque com Iker Lecuona partiu parte dos apêndices aerodinâmicos da KTM. A partir daí já não conseguiu melhorar essa classificação ao longo da corrida. Foi Brad Binder quem salvou a honra da casa austríaca ao ser o único piloto KTM a pontuar, ao terminar em nono.
«Na terceira curva eu e o Iker tocámo-nos e partiu-se a minha asa esquerda», explicou Miguel Oliveira. «Foi duro depois disso, porque a moto ficou desequilibrada, mas acho que são coisas que podem acontecer quando ficamos tão atrás na grelha de partida. Precisamos de encontrar mais velocidade para qualificar melhor. Esse é o objetivo imediato neste momento. Tínhamos dado um passo em frente com a moto na direção certa esta manhã, e a corrida parecia promissora, até ao incidente com a asa. Fiquei sem as ferramentas para fazer melhor do que fizemos. Agora dividiremos o trabalho no teste entre o que precisamos para o resto da temporada e para o próximo ano», disse Oliveira referindo-se aos dois dias de testes conjuntos na terça e quarta-feiras seguinte ao GP de São Marino.
Moto2: Raul Fernandez da pole à vitória
A corrida de Moto2 teve três pilotos no comando. Depois de Sam Lowes ter liderado as primeiras voltas, seria Aron Canet a tomar conta das operações. O britânico cometeu um par de erros que prmitiu também a Raul Fernandez passar por ele. Fernandez impôs-se também a Canet para assumir a liderança da corrida, que já não largou até ao final, obtendo a sexta vitória da temporada, e o título de Rookie do Ano. Canet não conseguiu segurar a segunda posição: Remy Gardner, depois de passar por Lowes, atacou também o piloto espanhol para subir ao segundo lugar., fazendo mais uma dobradinha para a Red Bull KTM Ajo. Canet terminou em terceiro e Lowes em quarto; o britânico ficou agora totalmente arredado da luta pelo título, que fica a cargo de Raul Fernandez, Gardner e Marco Bezzecchi, que terminou a corrida em quinto.
Moto3: Foggia repete
Quando Romano Fenati já tinha mais de 2,5 segundos de vantagem na liderança a meio da corrida, parecia que já tinha a corrida ganha. Mas nada está decidido até ao cair da bandeira de xadrez, e bastou um pequeno erro para destruir o sonho duma vitória em casa. O italiano da Sterilgarda Max Racing Team caiu quando estava sozinho na frente da corrida e abandonou.
A queda de Fenati deixou Dennis Foggia na frente; o piloto da Leopard Racing agarrou a oportunidade com unhas e dentes e conseguiu a sua quarta vitória da temporada, na frente de Niccolò Antonelli e Andrea Migno, que formaram um pódio totalmente italiano em Misano.
Pedro Acosta, o líder do campeonato não foi além de sétimo na classificação da corrida; o seu principal rival no campeonato terminou em quarto, depois de ter rodado nas posições de pódio.
MotoE: drama na revalidação de Torres
Misano recebeu a última ronda – que foi dupla – da Taça do Mundo de MotoE, com o título ainda por decidir. Alessandro Zaccone chegou a Misano no comando do campeonato, mas o piloto italiano caiu logo na primeira volta da primeira corrida do fim de semana, e em consequência disso ficou fora da segunda.
Depois de vencer a primeira corrida, na frente de Dominique Aegerter e Mattia Casadei, Jordi Torres passou a liderar a tabela dos pontos.
Na segunda corrida, Torres passou rapidamente para a frente e liderou até ao final. Na última volta foi apanhado por Dominique Aegerter, e suíço colocou toda a carne no assador, porque tinha uma hipótese de conquistar o título se vencesse a corrida e Torres ficasse fora do pódio.
Depois de algumas ultrapassagens que tiveram sempre resposta do piloto espanhol, Aegerter foi demasiado agressivo; numa derradeira ultrapassagem na antepenúltima curva, entrou com a moto atravessada, bateu em Torres e este caiu.
Aegerter primeiro, mas penalizado, Torres campeão
O suíço foi o primeiro a cruzar a meta e, com o espanhol a terminar em 13.º depois de regressar rapidamente à pista, o título era seu. Porém, o Colégio de Comissários decidiu investigar o incidente e penalizou Dominique Aegerter com 38 segundos, o que atirou com o piloto da Dynavolt Intact GP para o 12.º lugar. Assim Torres garantiu a revalidação do número 1 na Taça do Mundo de MotoE.
Com a penalização de Aegerter, o vencedor foi Matteo Ferrari, com Mattia Casadei e Miquel Pons completaram o pódio da corrida.
André Pires terminou a primeira corrida em 15.º, mas com fortes dores no ombro. Depois de passar pelo médico estes consideraram que o piloto português não estava apto para participar na última corrida. O piloto português ficou assim fora da derradeira corrida do ano.
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