GP do Qatar: arrancou a temporada de 2021

Jack Miller foi o mais rápido no primeiro dia de treinos do GP do Qatar. Miguel Oliveira terminou em 19.º.

Miguel Oliveira

O circuito de Losail recebeu o primeiro dia de treinos do GP do Qatar, marcando oficialmente o arranque da temporada de 2021.

Depois do calor abrasador da primeira sessão, com a temperatura acima dos 30 ºC, foi na segunda sessão, com temperatura mais amena, que se registaram os melhores tempos.

Jack Miller, que já tinha sido o mais rápido nos testes de pré-temporada em Losail, foi o mais rápido deste primeiro dia de treinos, ficando a apenas 0,007 s do recorde absoluto do circuito. Miller sofreu uma queda na primeira sessão, mas sem consequências.

«Foi um início atribulado, por causa da queda na primeira sessão, mas depois o dia acabou be», disse o australiano. «À tarde o vento tornou as coisas difíceis, mas à noite encontrei as minhas sensações com a Desmosedici outra vez; fiz uma boa volta com o pneu macio e fiquei a sete milésimos  do recorde da pista. Estou deliciado; era importante terminar bem estas duas sessões porque amanhã na terceira sessão, com a temperatura mais alta, será difícil melhorar».

Bagnaia a seguir

Logo atrás do australiano ficou o seu companheiro de equipa, Francesco Bagnaia, a apenas 0,035 s. Atrás das duas Ducati oficiais ficou Fabio Quartararo com Johann Zarco – que iniciou o dia com uma queda – que colocou mais uma Ducati entre os primeiros.

Num circuito que nos anos anteriores não foi favorável à KTM – o melhor resultado foi um 12.º lugar de Pol Espargaró em 2019 Miguel Oliveira terminou o dia em 19.º, depois de ter sido 10.º na primeira sessão. «Foi um primeiro dia com algumas dificuldades. Testámos uma solução de ‘set-up’ diferente logo nos primeiros treinos e na primeira saída da segunda sessão mas rapidamente percebemos que não era de todo o caminho a seguir e voltámos à nossa configuração de base dos testes o que nos trouxe praticamente o mesmo resultado e as mesmas dificuldades que sentimos no teste. O balanço da moto não está ainda como nós acreditamos que pode estar, sobretudo para aproveitar o pneu macio numa volta rápida é isso que nos estamos a focar para melhorar amanhã na qualificação», explicou o piloto português.

O campeão do Mundo Joan Mir terminou o dia em 11.º, a 0527 s de Miller. O melhor rookie foi Jorge Martin, que levou a Ducati da Pramac Racing ao 13.º lugar da tabela. O dia ficou ainda marcado por poucas quedas, mas com Pol Espargaró a bisar, ao sofrer uma queda em cada sessão de treinos. O espanhol da Repsol Honda terminou o dia em 10.º. A segunda sessão foi brevemente interrompida para limpeza que detritos que foram arrastados para a reta da meta.

Lowes contra Bezzecchi

Em Moto2 Sam Lowes e Marco Bezzecchi destacaram-se da concorrência, ao estarem consistentemente no topo da tabela. No final do dia foi Sam Lowes quem liderou a a tabela combinada, na frente do italiano. Joe Roberts, que conquistou a pole position neste circuito no ano passado, terminou o dia em 3.º.

Raul Fernandez foi o melhor dos oito rookies da temporada, ao terminar o dia em 8.º, a 0,522 s de Lowes. Terminaram 18 pilotos separados por menos de um segundo.

Toba mais rápido

Kaito Toba, vencedor do GP do Qatar em 2019, foi o mais rápido em Moto3. Este ano aos comandos da KTM da CP Green Power, o piloto japonês ficou a três décimas do atual recorde do circuito nesta categoria. Jaume Masia realizou o segundo melhor tempo, na frente de Gabriel Rodrigo. Pedro Acosta, vencedor da Red Bull Rookies Cup no ano passado, foi o melhor dos seis rookies da temporada, com o 14.º lugar.

Todas as classificações aqui.