GP do Qatar: Dovizioso vence por 0,027s!

Iniciado que está o Campeonato do Mundo de MotoGP, com a realização do GP do Qatar, os adeptos da classe rainha não poderiam pedir um melhor começo de época, já que o Dovizioso venceu “por uma unha negra”.

Os ingleses têm uma expressão bastante curiosa que bem se pode aplicar ao final e ao momento decisivo do GP do Qatar. “Blink and you miss it”, ou seja, pestaneja e perdes o momento. Num inicio de temporada onde a expectativa era grande sob quem iria andar na frente da primeira corrida do ano, foi o piloto da Ducati, Andrea Dovizioso quem saiu do Circuito de Losail com o maior sorriso. Apesar de ter saído da segunda fila da grelha, o piloto da casa transalpina travou uma intensa luta com Marquez, Rossi e Zarco, tendo conseguido assumir a liderança a partir da 18ª volta, embora tivesse o piloto espanhol colado à traseira da sua Ducati Desmodeci GP18. Marquez na Honda ainda tentou uma ultrapassagem sob a linha de chegada, mas em vão, o que fez com que Dovizioso averbasse a vitória e passar a ser o piloto de Ducati com mais vitórias, ultrapassando assim Loris Capirossi. O pódio ficou completo com Valentino Rossi que veio provar a sua boa forma física, assim como a sua motivação, depois de ter anunciado que ficaria na Yamaha por mais dois anos.

No final da corrida, Dovizioso referiu que “estou muito feliz com esta vitória, porque confirmámos as melhorias realizadas ao longo do Inverno e fui capaz de gerir a corrida, apesar de ter efectuado uma má partida. Na primeira volta tive que reduzir punho, senão penso que tinha batido contra o Rins, mas depois comecei a ganhar posições, tentado sempre não destruir os pneus. Mais para o fim, depois de passar o Zarco, tentei aumentar a vantagem face a Marquez e a Rossi, mas não tive mais aderência e não consegui aumentar a minha liderança. Na última curva tive bastante cuidado, pois sabia que o Marquez ia tentar passar-me, e assim foi. Ele fechou a porta ainda mais do que na Áustria e no Japão, passei-o por dentro e depois aumentei a minha vantagem com a potência da Desmosedici para ficar à frente.”