Greve: Postos sem qualquer combustível estão nos 17%

Nesta tarde de 12 de Agosto, aquele que é o primeiro dia de greve dos motoristas de matérias perigosas, a plataforma janaodaparaabastecer.vost.pt dá-nos a indicação de que ainda há todos os combustíveis em cerca de 65% dos postos de combustível do continente.

O janaodaparaabastecer.vost.pt é uma ferramenta de consulta ‘obrigatória’ para quem procura disponibilidade de combustível nesta altura em que arranca a segunda greve do ano dos motoristas de matérias perigosas.

Neste endereço vai encontrar um mapa interativo que está em constante atualização e, através deste, pode aferir em tempo real em que postos de abastecimento pode encontrar combustível sem limitações; aqueles que possuem rutura em algum tipo de carburante (gasolina, gasóleo ou GPL); e ainda os postos que se encontram sem qualquer tipo de combustível. Estão também sinalizados a cor azul os postos que fazem parte da REPA (Rede de Emergência de Postos de Abastecimento).

O universo em monitorização neste site é de 2955 postos de abastecimento (situados em território continental), onde se constata que, neste primeiro dia, existe gasolina em 2294 pontos de venda, gasóleo em 2040 postos, e GPL em 329 gasolineiras.

Numa outra perspetiva de análise, neste momento, cerca de 17% dos postos não têm qualquer combustível, cerca de 17% encontra-se em ruptura parcial e 65% do total dos 2955 postos de abastecimento mantêm stock de todos os combustíveis.

Os dados constantes na plataforma “Já Não Dá Para Abastecer”, da autoria da VOST Portugal (Voluntários Digitais Em Situações de Emergências para Portugal) são compilados através de informação recebida através dos utilizadores da mesma.

Note-se que esta é uma plataforma de “crowdsourcing”, pelo que os dados são meramente indicativos e sofrem alterações constantemente.

 

A VOST Portugal, mentora deste útil projeto, está comprometida em validar toda a informação que lhes vai chegando através desta plataforma, quer seja através do reporte dos cidadãos que procuram combustível, quer seja através das comunicações dos próprios responsáveis dos pontos de venda de combustíveis.

Recorde-se que no passado dia 7 de agosto, o Governo declarou estado de emergência energética enquanto durar esta greve (sem data de fim declarada), pelo que decretou serviços mínimos de abastecimento de combustível ao público em geral (320 postos “Não Exclusivos”) e criou uma rede para abastecimentos dedicada a veículos prioritários (54 postos “Exclusivos”).

Aqui fica a lista oficial dos postos de abastecimento que compõem a REPA, publicada no site da Entidade Nacional para o Setor Energético.

Em que consistem os serviços mínimos?

O Governo decretou que o sector tem de garantir como serviços mínimos os abastecimentos de combustíveis de modo a dar cobertura a:

  • 100% das necessidades dos postos REPA (exclusivos e não exclusivos);
  • 75 % das necessidades dos transportes públicos; de empresas e entidades de transporte de resíduos sólidos urbanos e resíduos hospitalares; Banco de Portugal e empresas de transportes de valores; bens essenciais para o funcionamento dos serviços prisionais, lares e centros de acolhimento; bens alimentares e de primeira necessidade; alimentação para animais em explorações.
  • 50% das necessidades dos postos de abastecimento para a generalidade dos consumidores (fora da REPA).

Nos 320 postos abertos ao público enquanto durar esta greve, e cuja data de fim não foi definida, os consumidores só poderão abastecer os seus veículos com o máximo de 15 litros de combustível de cada vez.

 

Outros artigos:

Zarco deixa a KTM

Miguel Oliveira brilhou no Red Bull Ring