Elvis Presley era um aficcionado de motos e foi proprietário de muitas. A última que teve foi esta Harley-Davidson FLH 1200 Electra Glide de 1976, que o “rei do rock” adquiriu a 11 de Agosto de 1976, três meses antes de morrer. Com ela rodou apenas 126 milhas, o equivalente a 202 quilómetros.
No próximo dia 28 de Agosto será colocada em hasta pela leiloeira norte-americana GWS Auctions, por um preço base de cerca de 90 mil euros, mas que poderá atingir licitações recorde.
De acordo com os especialistas, esta Electra Glide pode mesmo vir a tornar-se dentro de dias na mais cara moto sempre, eclipsando uma Vincent Black Lightning de 1951, vendida em Janeiro de 2018 por uma quantia recorde de 837 mil euros. A moto de Presley pode chegar a um valor de até dois milhões de dólares (1 milhão e 800 mil euros), segundo os entendidos.
Os actuais descendentes de Dave Geisler decidiram vender a moto por entenderem que é tempo de mudar aquele que foi o principal foco de atracção do museu nas últimas 4 décadas.
A história desta moto
Elvis Presley mandou entregar esta Harley em sua casa, em Graceland, depois de pedir um trabalho de personalização de pintura. A moto acabou vendida a uma concessionária local da Harley em estado “novo”.
De lá, acabou nas mãos de Tony Rakowski, que a comprou por cerca de 22 000 euros, tendo servido de moeda de troca por um carro com Dave Geisler, o dono do Pioneer Auto Museum, inaugurado em 1954, sediado em Murdo, no Sul do Dakota, Estados Unidos.
Desde então, passou os últimos 30 anos por detrás de uma vitrine à entrada deste museu, sem que os visitantes sequer pudessem lhe tocar – o que explica o seu estado irrepreensível passados 40 anos.
Não há fotos de Presley conhecidas com esta moto, mas existem provas documentais de que esta Harley-Davidson FLH era mesmo do “Rei”, incluindo o certificado de registo original que está em seu nome (e curiosamente com um erro ortográfico num dos seus nomes).
Outros artigos: