Hard Enduro 2023 Amarante – Diogo Vieira vence e Ricardo Silva ascende à liderança em Open

A terceira jornada do Campeonato Nacional de Hard Enduro disputou-se em Amarante. Diogo Vieira venceu e Ricardo Silva ascendeu ao topo nas Open.

hard enduro

Amarante, mais propriamente a freguesia de Telões, foi o cenário da terceira jornada do Campeonato Nacional de Hard Enduro, campeonato sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP). Nesta que foi a prova de estreia da organização ADM – Associação Desportiva e Recreativa, nada menos do que cerca de uma centena de pilotos disseram “presente!” e lançaram-se ao desafio à procura das melhores posições nas diferentes classes.

Dividida por quatro classes, a caravana do Campeonato Nacional de Hard Enduro enfrentou um percurso com cerca de 15 quilómetros, 15 controlos de passagem e um leque de cenários que se destacaram pela sua imponência, pois a prova passava numa antiga central de extração de areia, grutas, minas e uma enorme variedade de trialeiras.

Apesar da muita chuva que caiu ao longo dos dias anteriores, o que obrigou o organizador a dar o melhor de si no sentido de garantir as melhores condições no percurso, uma missão que a FMP destaca como tendo sido particularmente bem-sucedida, no dia da prova a ação decorreu sem aguaceiros, situação que ajudou os pilotos a enfrentar as inúmeras dificuldades.

hard enduroEsta jornada de Hard Enduro contou com o habitual prólogo matinal para definir a ordem de partida para a corrida principal, que teve início pouco antes da hora de almoço, tendo o primeiro piloto federado concluído a prova final com um total de 4 horas e um minuto.

Em termos competitivos, destacamos nova vitória de Diogo Vieira (GasGas) na classe PRO, tendo sido mesmo o piloto mais forte no Prólogo. O piloto que também se sagrou recentemente campeão de Trial, aproveitou o seu maior ritmo para garantir a terceira vitória nesta temporada 2023 de Hard Enduro nacional, e assim lidera confortavelmente a corrida ao título.

Bruno Oliveira foi o piloto mais forte entre os participantes na classe Open, mas quem saiu de Amarante com um sorriso maior foi Ricardo Silva (Moto Espinha / Beta Portugal), que ao ser segundo classificado na prova de Amarante conseguiu ascender à liderança do campeonato.

Refira-se que esta classe Open está a ser a mais disputada da temporada, com quatro pilotos separados por menos de uma dezena de pontos, e por isso esta liderança de Ricardo Silva aos comandos da sua Beta RR 250 Racing não está de todo “segura”.

Entre os pilotos Veteranos, Nuno Pereira segue invicto nesta temporada com três vitórias em outras tantas rondas realizadas, e por isso está na confortável na liderança da classe. Nos Hobby a vitória sorriu a Luis Silva.

A competição regressa a 3 de dezembro em Lousada, para a penúltima jornada do Campeonato Nacional de Hard Enduro.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!