O Campeonato Nacional de Hard Enduro, disputado sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), prosseguiu no passado fim de semana com a realização da sua segunda ronda, o I Hard Enduro de Valongo, organizado em estreia pelo Moto Clube Imperium Romanum.
Em termos desportivos, Diogo Vieira (GasGas) venceu após uma luta muito renhida entre os três primeiros da classe Pro, que terminaram separados por menos de um minuto. Luís Silva e Diego Rodrigues, ambos em KTM, acompanharam ao pódio o líder do campeonato, sendo notório que o nível competitivo está a subir entre os homens da frente e que teremos, por isso, luta até ao fim do campeonato.
Tratou-se de um fim de semana em que a meteorologia adversa veio contribuir para a dureza natural que se espera de um percurso de Hard Enduro.
A chuva esteve presente logo desde o prólogo, disputado à noite no centro da cidade, mas, mesmo assim, o público aderiu e os pilotos corresponderam proporcionando um grande espetáculo. Um prólogo cujos tempos, mais do que apenas definir a ordem de partida, viriam mesmo a ser cruciais para a classificação final!
No segundo dia, com a chuva a parar apenas por curtos espaços de tempo, o terreno ‘pesado’ dificultou ainda mais a tarefa dos 65 pilotos presentes neste Hard Enduro de Valongo, com os três primeiros da categoria principal, a classe Pro, a terminarem as duas voltas ao percurso de 38 km em pouco mais de três horas e meia (3H35m).
Luís Silva terminou a 23 segundos de Diogo Vieira, a que se somariam outros quase 6 segundos perdidos no prólogo, com Diego Rodrigues a 44 segundos.
Emanuel Costa (Beta), Álvaro Mouta (KTM) e Sandro Lopes (Sherco) subiram ao pódio por esta ordem na classe Open, com José Moreira (Sherco) a ganhar na Promoção, na frente de Vítor Gonçalves (KTM) e Ricardo Martins (KTM). Finalmente, nos Veteranos, José Ferreira (KTM) dominou amplamente, batendo Nuno Pereira (Beta) e José Marques da Silva (KTM).
Tratou-se de um grande evento desportivo, este que foi colocado de pé pelo Moto Clube Imperium Romanum, que apenas não contou com a colaboração de São Pedro.
Primeiro com o calor extremo que obrigou ao cancelamento da data original da prova devido ao alerta vermelho de risco de incêndio, e este fim de semana com a chuva a não dar tréguas.
Mas o Hard Enduro tem mesmo de ser como o próprio nome indica…
A próxima ronda do calendário terá lugar em Lamego no fim de semana de 3 e 4 de novembro, terceira prova de uma competição cada vez mais acesa na categoria Pro.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!