A gama Harley-Davidson para 2022 acaba de ser reforçada com a chegada de uma novidade que esteve envolvida em grande secretismo por parte da marca liderada por Jochen Zeitz. A nova Sportster Nightster revela-se como a expressão da performance “Made in USA”, e promete tornar-se numa das propostas mais interessantes para os motociclistas que procuram uma “tela em branco” para personalização musculada.
Domingos Janeiro, diretor da revista MotoJornal, está na apresentação internacional da nova Nightster, que acontece em Girona, Espanha. Somos o único meio de comunicação nacional presente neste evento, e em breve daremos conta das nossas impressões dinâmicas aqui em www.motojornal.pt e o teste completo numa futura edição da revista.
Para já, aqui fica um vídeo diretamente do local onde será realizado o teste das novas Harley-Davidson Sportster Nightster e Low Rider ST, esta uma novidade que a MotoJornal já lhe tinha dado a conhecer em pormenor aqui.
Regressando à maior novidade agora finalmente revelada pela Harley-Davidson, o grande destaque vai para a sua unidade motriz.
A Sportster Nightster equipa o conhecido Revolution Max que inicialmente foi desenvolvido com uma cilindrada 1250 cc para a maxitrail Pan America que a MotoJornal também já aqui testou. Mas no caso desta Sportster Nightster, o motor bicilíndrico em V a 60 graus vê a cilindrada descer para os 975 cc, daí a sua denominação Revolution Max 975T.
Conta, claro, com refrigeração por líquido, e as passagens do líquido foram redesenhadas para manter o motor a temperatura constante, e a embraiagem deslizante atua sobre uma caixa de seis velocidades.
Foi alterado de forma a perder peso, o que ajuda a Sportster Nightster a garantir um comportamento dinâmico superior e mais ágil através da modificação do centro de gravidade e da transferência de massas.
Entre as características que mais se destacam neste motor V-twin, uma arquitetura que está presente na grande maioria dos modelos Harley desde 1911, encontramos o sistema VVT que ajusta, de forma independente, as árvores de cames de admissão de cada cilindro, otimizando a abertura das válvulas para cada momento de condução.
O sistema de escape específico da Nightster inclui coletores que serpenteiam em torno do motor numa configuração 2-1, o que resulta, de acordo com a H-D, numa sonoridade vincada, mesmo a baixas rotações.
De acordo com a Harley-Davidson, o Revolution Max 975T desenvolve uns generosos 90 cv às 7.500 rpm, enquanto o binário máximo atinge os 95 Nm às 5.000 rpm. A marca americana alterou por completo a admissão dotando este motor de trompetas de admissão de comprimento específico, o que, em conjunto com uma série de outras modificações internas, permitiu definir curvas de potência e binário bastante lineares.
A pensar numa manutenção fácil, o ajuste da folga das válvulas é feito de forma hidráulica, o que, em teoria, permitirá ao proprietário da Sportster Nightster uma condução livre de encargos a este nível.
Ainda relacionado com o motor, mas já a pensar na ciclística, a Harley-Davidson idealizou este V-twin como sendo parte integrante do quadro. Assim, os dois cilindros são aqui utilizados como elemento de reforço estrutural. No caso da Sportster Nightster estamos a falar de um quadro dividido em três secções: uma secção frontal, uma intermédia de menor dimensão, e uma secção traseira mais leve por ser fabricada em alumínio. Por outro lado, o braço oscilante é composto por tubos de secção retangular.
Numa moto que pesa apenas 218 kg a cheio, a equipa de engenheiros da Harley-Davidson procurou adicionar componentes de eficácia comprovada na ciclística.
A suspensão dianteira é composta por forquilha Showa Dual Bending Valve com bainhas de 41 mm, projetadas para fornecer melhor performance de manobrabilidade, mantendo o pneu dianteiro em contato com a superfície da estrada. O curso da suspensão dianteira é de 114 mm. A suspensão traseira possui dois amortecedores externos, e à vista, com tecnologia de emulsão com molas helicoidais e um colar para ajuste de pré-carga, com o curso traseiro a ser de 76 mm.
Ao nível dos travões encontramos na nova Harley-Davidson Sportster Nightster um sistema assinado pela Brembo. Na dianteira brilha um disco de 320 mm mordido por pinça de quatro pistões, enquanto na traseira a Harley optou por disco de 260 mm e pinça simples.
O sistema de ABS atua de forma independente no eixo dianteiro e traseiro.
Numa moto que se destaca pela renovação da imagem habitual da Sportster, com um “look” rebaixado, musculado e poderoso, com destaque para o depósito de combustível “walnut” que se prolonga até ao assento monoposto posicionado a apenas 668 mm de altura do solo, encontramos um completo pacote de tecnologias avançadas desenvolvidas para otimizar a experiência de condução.
O denominado Rider Safety Enhancements da Sportster Nightster inclui as seguintes tecnologias e opções:
– Controlo de tração que pode ser desativado com a moto parada e motor a trabalhar;
– Drag-Torque Slip Control System para garantir que a roda traseira não bloqueia repentinamente devido às reduções de caixa mais agressivas;
– Três modos de condução selecionáveis alteram os parâmetros do ABS e do controlo de tração. Os modos disponíveis são: Sport, Road e Rain. Para além disso, cada modo de condução inclui parametrizações específicas de acelerador, para uma resposta adequada de acordo com as necessidades a cada momento.
Tudo isto é controlado através de um painel de instrumentos que conta com um mostrador analógico redondo de 4 polegadas e um pequeno ecrã digital LCD, montado nos apoios do guiador.
Uma última nota de destaque para os comandos “mid mount” para uma postura mais dominante sobre a Sportster Nightster, as manetes de embraiagem e travão são ajustáveis, e a compacta máscara de farol dianteiro confere um acabamento melhorado e alguma proteção aerodinâmica adicional.
A nova Harley-Davidson Sportster Nightster estará disponível nas opções de cor Vivid Black, Gunship Grey e Redline Red. As opções de cores Gunship Grey e Redline Red serão aplicadas apenas à tampa da caixa de ar. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros recortados, e ainda o speed screen apresentam sempre um acabamento Vivid Black.
Esta novidade fica disponível nos concessionários da Harley-Davidson em Portugal a partir deste mês de abril. Quanto a preços, a Sportster Nightster na opção Vivid Black tem um PVP de 15.500€. Já as opções de cor Gunship Grety e Redline Red têm um PVP de 15.800€.
De referir que a Harley-Davidson criou um extenso catálogo de acessórios oficiais com os quais a Nightster pode ser facilmente personalizada ao gosto de cada proprietário.