A recente apresentação de nada menos do que oito novidades para 2022, deixa a Harley-Davidson numa posição confortável em vários segmentos de mercado. Para este ano, a marca de Milwaukee apresenta uma gama touring que cresce com a chegada das novas Street Glide ST e Road Glide ST. Mais músculo e detalhes escurecidos são os destaques nestas baggers.
Ambas combinam a potência do motor Milwaukee-Eight 117 com o estilo e descontraído das baggers. Este motor V-twin é o mais potente que a Harley-Davidson aplica aos modelos de estrada. Com 1917 cc, este motor poderoso conta com refrigeração precisa de ar / óleo para garantir performances assinaláveis.
Cada rodar de punho do acelerador liberta um binário de mais de 172 Nm disponíveis na sua totalidade às 3.750 rpm. Este motor apresenta árvore de cames de alta performance, um sistema de admissão de maior fluxo, e um sistema de escape modificado para otimizar a performance do Milwaukee-Eight 117, mas que mantém os decibéis dentro dos limites legais.
Caso o cliente deseje algo mais para além do equipamento “stock”, a Harley-Davidson disponibiliza um vasto catálogo de componentes Screamin’ Eagle.
Harley-Davidson Street Glide ST
Definida pela marca americana como uma bagger “hot rod”, a nova Street Glide ST destaca-se pela sua imagem imponente, cortesia da carenagem frontal “Batwing”. Este elemento conta com passagens de ar que garantem uma melhoria na eficiência aerodinâmica. E também mantém a imagem “dark” graças à utilização de um pequeno ecrã escurecido.
Para se diferenciar dos restantes modelos da gama Touring, a Harley-Davidson aplica à Street Glide ST um conjunto de acessórios. Nestes, destacamos a consola central e proteções de motor de baixo perfil. Desta forma esta moto ganha uma imagem customizada.
O design da Street Glide ST assemelha-se bastante à moto de competição usada nas corridas “King of the Baggers”. Assim, os controlos como manetes e pedais são pintados de preto. Também o motor e sistema de escape recebem o mesmo tratamento de cor escura.
Porém, nem tudo é preto! Para criar um certo contraste a Street Glide ST apresenta aletas dos cilindros maquinadas e também alguns elementos do motor. Por outro lado, as jantes Prodigy contam com uma cor bronze matte, que também foi a opção para outros elementos mecânicos.
O guarda-lamas dianteiro foi cortado para ficar mais compacto. As malas laterais adotam um desenho menos desportivo e passam a ser de dimensão convencional em vez das mais esguias que encontramos na Street Glide Special.
O condutor desta Harley-Davidson ficará sentado num assento monoposto, adotando uma postura de condução mais agressiva. Tudo isto complementado por uma admissão Heavy Breather.
Em termos de equipamento, a Harley-Davidson Street Glide ST apresenta componentes interessantes. Como uma forquilha com bainhas de 49 mm, com tecnologia “Dual Bending Valve”, para uma absorção de impactos melhorada e maior controlo. Na traseira brilha um conjunto de amortecedores de emulsão, com pré-carga ajustável através de um manípulo facilmente acessível.
E o equipamento de nível “premium” continua. Óticas dianteiras Daymaker “full LED”, sistema de alarme de proximidade para segurança adicional, “cruise control” para viagens mais descontraídas, e tudo isto sublinhado e controlado pelo generoso painel a cores incluído no sistema de infotainment Boom Box GTS.
Por fim, falta apenas referir as cores. Para a nova Street Glide ST a Harley-Davidson criou as opções de cor Vivid Black ou Gunship Gray.
Quanto a preços e disponibilidade, de momento ainda não nos é possível confirmar o valor desta novidade nem quando chega aos concessionários portugueses. Iremos atualizar este artigo com estas informações assim que for possível.
Harley-Davidson Road Glide ST
A Road Glide ST projeta toda uma atitude diferente em comparação com a Street Glide ST que falámos anteriormente. Tudo começa na carenagem frontal “Shark nose”, que se prolonga um pouco mais em relação ao depósito de combustível. Abaixo do ecrã frontal de baixo perfil e escurecido, encontramos um par de óticas Daymaker em LED.
Aerodinamicamente, a carenagem frontal da nova Road Glide ST garante uma maior eficiência graças às três passagens de ar ajustáveis.
Para garantir uma atitude mais agressiva, a Harley-Davidson optou por um assento com espaço apenas para condutor. Mais pequeno e curto, este assento deixa à vista o guarda-lamas traseiro, enquanto na frente o guarda-lamas dianteiro foi recortado e é agora mais pequeno.
Tal como acontece na Street Glide ST, também neste caso o motor Milwaukee-Eight 117 apresenta os mesmos detalhes de acabamento. Preto com determinados elementos em contraste graças ao acabamento maquinado. Tudo isto sublinhado pela cor bronze matte.
A restante lista de equipamento é semelhante à Street Glide ST, onde destacamos o pacote de ajudas à condução Cornering Rider Safety Enhancements. A Harley-Davidson desenvolveu este conjunto de ajudas à condução para garantir uma maior segurança, particularmente em curva.
O sistema de travagem Reflex, com assinatura da Brembo, tem ação combinada e controlada eletronicamente. O ABS e controlo de tração incluem intervenção de acordo com o ângulo de inclinação em curva. No caso do controlo de tração, o condutor tem a possibilidade de ajustar.
As cores em que a nova Harley-Davidson Road Glide ST estará disponível são Vivid Black e Gunship Grey. Quanto a preços em Portugal ainda não temos a confirmação dos valores. Iremos atualizar este artigo com essas informações assim que possível.
Para mais informações sobre os modelos Harley-Davidson clique aqui.