História: Como nasceu o Enduro? 

Texto Domingos Janeiro • Fotos Marcas/FIM

Anterior
Seguinte

Os ISDE

O início dos ISDE remonta ao ano de 1913, altura em que os britânicos lançaram o desafio conhecido como “World Trophy”, destinado a equipas, de três, com recurso a motos fabricadas nos seus próprios países.

Mais tarde, foi apresentado o troféu “Silver Vase”. Este troféu era disputado por equipas de quatro pilotos e, ao contrário do “World Trophy”, os pilotos podiam utilizar motos de qualquer fabricante, de qualquer parte do mundo. O “World Trophy” ficou marcado pelo domínio britânico, com a mesma equipa a vencer por dezasseis vezes o troféu.

Por outro lado, no “Silver Vase” foi a equipa da Checoslováquia que se destacou, com dezassete vitórias, um recorde que perdura até hoje. Durante três décadas consecutivas, os anos 50, 60 e 70, a Europa Ocidental liderou as competições das Olimpíadas de Enduro através da Alemanha Oriental e da Checoslováquia. No entanto, a partir do início dos anos 80, quando o nome do evento passou de “International Six Days of Trials” para “International Six Days of Enduro”, a Itália e a Suécia tornaram-se nas nações mais fortes, repartido vitórias nos onze anos seguintes.

Em 1985, o Troféu Júnior, exclusivo para pilotos até aos 23 anos, foi renomeado para “Silver Vase”. O “World Trophy” assumiu a configuração actual, com equipas de seis pilotos, livres de escolher as suas próprias motos e marcas. A Finlândia alcançou o seu primeiro triunfo na classe Júnior em 1989, com a França e a Espanha também a ganharem protagonismo.

Em 2007 foi introduzido o Troféu para Mulheres, para equipas compostas por três pilotos, dominada pelas francesas desde o início. Hoje, além do “World Trophy”, do “Troféu Júnior” e do “Troféu Feminino”, há também o “Troféu do Clube” para equipas (e não selecções) compostas por três pilotos.

Fontes: endurogp.org e FIM

Anterior
Seguinte