As 8 Horas de Suzuka – um dos principais eventos de motociclismo – foram criadas em 1978, e a prova decorre no Suzuka International Racing Course, circuito construído pelo fundador da Honda, Soichiro Honda, em 1962. Agora que sabemos que a data da sua realização que seria em Julho passou para Novembro, devido ao COVID-19, abordamos aqui as motos e pilotos e que venceram corridas pela marca que tem dominado o evento.
É uma das provas mais importantes de todo o ano para os quatro construtores japoneses. Uma boa prestação aqui, é uma questão de honra. Como tal desenvolvem motos específicas para esta corrida e recrutam os seus melhores pilotos, muitas vezes as suas estrelas de MotoGP e Superbikes. A Honda é de longe a marca mais vitoriosa, com os seus 27 sucessos a ultrapassar largamente o somatório das vitórias das restantes 3 marcas.
A Honda tem tido, ao longo dos anos de existência da prova, vários sucessos com motos icónicas. Até 1993 a prova esteve marcada pela presença de motos muito desenvolvidas e algo distantes dos modelos de produção as TT-F1, Tourist Trophy Formula One. Depois disso acabaram por ser mais centradas nas Superbikes. Neste artigo podemos ficar a conhecer algumas das máquinas e momentos mais marcantes para a Honda.
Era dos 4 cilindros em linha, 1978 a 1983
Entre 1978 e 1983 a Honda apresentou-se com motos de 4 cilindros em linha com especificações TT-F1.
Vencedores de 1979, Tony Hatton / Mike Cole, Honda Austrália RS1000
No início de 1979, a Honda lançou a CB900F, para reforçar a reputação da empresa como fabricante de motos desportivas de alto desempenho. O motor DOHC de 901cc do CB900F transformou-se no motor perfeito para a resistência e levou a nova moto de edurance, a Honda RS1000a dominar o pódio das 8 Horas de Suzuka.
Duas equipas de importadores apoiados pela fábrica lutaram pela vitória nas RS1000 equipadas com o motor com base na CB900F: Tony Hatton e Mike Cole, pela Honda Austrália, e Ron Haslam e Alex George, pela Honda Britain. Ambos terminaram na mesma volta, batendo o recorde da corrida em três voltas.
O pódio foi completado por Shinji Sumitani e Toshio Asami, que pilotavam uma CB900F para a Blue Helmets MSC. As máquinas Honda ocuparam as oito primeiras posições, mostrando o trabalho do RSC (Racing Service Center), departamento que havia sido estabelecido para apoiar equipas privadas que disputavam provas de resistência e de TT F1. Em 1982, o RSC foi transformado em HRC.
Vencedores de 1981, Mike Baldwin / David Aldana, Honda France RS1000
Os pilotos americanos Mike Baldwin e David Aldana foram um par improvável para a equipa da Honda France, mas este par foi muito rápido na sua RS1000, vencendo a corrida por duas voltas sobre o segundo concorrente.
A volta mais rápida foi para o RS1000, pilotada pelos britânicos Ron Haslam e Joey Dunlop, que sofreram um acidente e problemas no motor. Esta foi a segunda prova do Campeonato Mundo para as 8 Horas de Suzuka – o campeonato de resistência passou de FIM Coupe d´Endurance para o Campeonato Mundial de Resistência em 1980.
Vencedores de 1982, Shigeo Iijima / Shinji Hagiwara, Blue Helmets MSC Honda RS1000
Foram as primeiras 8 horas sob chuva forte, quando um tufão atingiu Suzuka. As condições eram tão más que a corrida foi interrompida por razões de segurança após seis horas. Os pilotos japoneses destacaram-se na chuva, com as RS1000 da equipa Blue Helmets MSC a ocuparem o primeiro e segundo lugares.
O primeiro lugar foi para Shigeo Iijima e Shinji Hagiwara, apenas 28 segundos à frente de Hiroyuki Ito e Toshihito Yoshimura.
ERA DOS V4 TT-F1, 1984 a 1993
Vencedores de 1984, Mike Baldwin / Fred Merkel, American Honda RS750R
Em 1984, o Campeonato Mundial de Resistência e a série TT F1 passaram de motores de 1000cc para 750 cc. A novíssima RS750R da Honda – baseada no motor de estrada da VF750 V4 – deu à HRC sua primeira vitória nas 8 horas, com os pilotos das RS750R a monopolizar o pódio.
Os pilotos da Honda America Mike Baldwin e Fred Merkel venceram a dupla da Honda França Guy Bertin e Dominique Sarron por uma volta. A segunda equipa da Honda França, Gerard Coudray e Patrick Igoa, terminou duas voltas mais atrás.
Vencedores de 1985, Wayne Gardner / Masaki Tokuno, Equipa HRC RVF750
A Honda lançou sua lendária RVF750 em 1985. A RVF era o pináculo da tecnologia do EWC/TT F1: um motor VF750 ajustado numa ciclística derivada da experiência da Honda nas corridas de Grande Prémio.
O futuro Campeão do Mundo de 500cc Wayne Gardner e o seu companheiro de equipa Masaki Tokuno travaram uma grande batalha com os rivais. Gardner garantiu a vitória para a Honda nas duas últimas horas.
No final, o australiano ficou 1 minuto e 17 segundos à frente da moto da Honda América de Mike Baldwin e Dominique Sarron, cuja RVF750 estava equipada com um mono-braço oscilante mudanças de roda mais rápidas.
Vencedores de 1986, Wayne Gardner / Dominique Sarron, Equipa HRC Honda RVF750
Com uma audiência de 270.000 espectadores no fim de semana, Gardner conquistou a pole position e na corrida ninguém conseguiu acompanha-lo aos comandos da nova RVF750 de seis velocidades. Depois de seis horas, apenas outra equipa estava na mesma volta que Gardner e Sarron, que finalmente levaram a bandeira quadriculada duas voltas na frente. Shunji Yatsushiro e Hikaru Miyagi, que pilotavam uma Moriwaki CBX750, com motor Honda de 4 cilindros em linha, ficaram em quinto lugar.
Vencedores de 1989, Dominique Sarron / Alex Vieira, Vigas Honda Ikuzawa RVF750
A mais recente versão da RVF750 da Honda dominou esta corrida, conquistando a pole position, fazendo a volta mais rápida e ocupando os dois primeiros lugares. No entanto, a corrida não decorreu sem drama para a Honda.
Os pilotos de GP Wayne Gardner e Mick Doohan eram os favoritos, a bordo do Team HRC RVF. Gardner conquistou a pole, e depois Doohan estabeleceu um novo recorde de volta, estabelecendo um ritmo muito rápido. Os australianos estavam na frente, a três horas do fim, quando Doohan teve um desentendimento na passagem de um piloto atrasado e caiu violentamente.
Isso colocou Dominique Sarron e Alex Vieira, piloto português, na liderança, com a Beams Honda Ikuzawa a cruzar a linha uma volta na frente de Shoji Miyazaki e Tadashi Ohshima na RVF750 da Blue Fox.
1991 vencedores, Wayne Gardner / Mick Doohan, equipa HRC Honda RVF750
Finalmente, depois de cometerem erros em 1989 e 1990, Wayne Gardner e Mick Doohan selaram sua primeira vitória juntos, com a lendária equipa de resistência da Honda França.
Mais uma vez, os australianos estabeleceram um ritmo super-rápido, lutando pela liderança com Kevin Magee e Doug Chandler. Nos momentos finais, Magee escorregou dadas condições difíceis da pista, deixando Gardner e Doohan vencer três voltas de vantagem. O terceiro lugar ficou para os britânicos Carl Fogarty e Steve Hislop na RVF750 da equipa Knorr Cup Soup.
Vencedores de 1992, Wayne Gardner / Daryl Beattie, OKI Honda RVF750
Neste ano Wayne Gardner contabilizou a sua quarta e última vitória nas 8 Horas, alguns meses antes de se retirar das corridas de moto. Dessa vez, o seu companheiro de equipa foi o australiano Daryl Beattie.
A dupla australiana teve que lutar muito por esta vitória, sob pressão dos pilotos da equipa do HRC Shinichi Ito e Satoshi Tsujimoto noutra RVF750. Durante os 30 minutos finais, Beattie fez um pit stop não programado, permitindo que Ito se aproximasse. No entanto, o piloto japonês acabou por cair no óleo deixado por outra moto em pista.
Shinya Takeishi e Kenichiro Iwahashi terminaram no terceiro lugar do pódio na RVF750 da Blue Fox, um pouco à frente do ex-campeão mundial de 500cc e 250cc Freddie Spencer e Ryuji Tsuruta na RVF750 da equipa Mister Donuts Okumura.
A ERA DA V4 SUPERBIKE V4, de 1994 a 1999
Vencedores em 1994, Doug Polen / Aaron Slight, Equipa HRC Honda RC45
O World Endurance Championship mudou da classe TT-F1 para um regulamento das superbikes em 1994, exigindo ciclisticas e motores mais próximos dos de estrada.
Esta prova de 8 horas transformou-se num clássico, com o duelo da vitória a durar toda a corrida até o baixar da bandeira de xadrez. O americano Doug Polen, o neozelandês Aaron Slight e sua RC45 da equipa do HRC desfrutaram de uma emocionante batalha com Scott Russell e Terry Rymer. Na última hora, Slight e Russell estavam lado a lado, com Slight a triunfar com apenas 0,288 segundos de vantagem. Shinichi Ito e Shinya Takeishi ficaram em terceiro, a menos de uma volta na Honda RC45 AM/PM.
Vencedores de 1995, Aaron Slight / Tadayuki Okada, Equipa HRC Honda RC45
Aaron Slight venceu de seguida a sua segunda vitória nas 8 Horas de Suzuka com a Honda, em parceria com o piloto de 250 GP Tadayuki Okada. Mais uma vez a corrida pela vitória foi feroz. A dupla da equipa do HRC tinha uma magra vantagem de cinco segundos a meio da prova e, embora tenha aumentado para 46,8 segundos, na altura das bandeirada final, os quatro primeiros classificados terminaram a corrida na mesma volta.
Shinichi Ito e Satoshi Tsujimoto compensaram sua decepção em 1992 ao terminar em segundo também com a equipa do HRC.
Vencedores de 1997, Shinichi Ito / Tohru Ukawa, Honda RC45 da a Hori-Pro HART
Mais uma vez, as 8 horas foram fustigadas por um tufão, que manteve a pista encharcada durante grande parte da corrida. Os pilotos de GP John Kocinski e Alex Barros lideraram a prova na sua Honda RC45 da Castrol, mas perderam a liderança devido a duas paragens não programadas. Isso colocou Shinichi Ito e Tohru Ukawa na liderança da prova. A dupla japonesa fez uma corrida perfeita para as condições traiçoeiras, vencendo Kocinski e Barros por 2 minutos e 4 segundos. Foi a primeira vitória japonesa desde 1982.
Vencedores de 1998, Shinichi Ito / Tohru Ukawa, Honda RC45 Lucky Strike
Shinichi Ito e Tohru Ukawa marcaram a primeira vitória consecutiva da equipe na 22ª ronda das 8 Horas de Suzuka. E a Honda comemorou seu 50º aniversário monopolizando o pódio. Ito e Ukawa assumiram o controlo da corrida na segunda hora, mas nunca conseguiram relaxar completamente ao defenderem uma vantagem estreita sobre a RC45 Castrol de Sete Gibernau e Alex Barros, que terminou 43 segundos atrás dos vencedores. A nova estrela da Honda no Mundial de Superbikes, Colin Edwards, ficou em terceiro ao lado de Tadayuki Okada ainda na mesma volta.
Vencedores de 1999, Tadayuki Okada / Alex Barros, Honda RC45 Lucky Strike.
Okada e Barros completaram o segundo hat-trick nas 8 Horas de Suzuka para a Honda, com a dupla de GP a bater a de pilotos de Superbikes na RC45 Castrol, já que Aaron Slight e Colin Edwards ficaram a uma volta de distância.
A ERA DAS V-TWIN DE SUPERBIKE, de 2000 a 2003
Vencedores de 2000, Tohru Ukawa / Daijiro Kato, Honda VTR1000SPW da Cabin
A Honda possuía uma máquina totalmente nova para a temporada de 2000, a VTR1000SPW de dois cilindros em V, que se tornou dentro da marca na sexta vencedora diferente da 8 Horas de Suzuka, seguindo o percurso das RCB1000, RS1000, RS750R, RVF750 e RC45.
A atracção central nesta corrida foi a estrela de GP Valentino Rossi em parceria com Colin Edwards numa Honda VTR1000SPW da Castrol. Rossi assumiu a liderança na primeira hora e depois caiu. Edwards estava a recuperar quando também caiu, dando por finda a sua corrida.
Ukawa e Kato colocaram-se na liderança, que mantiveram até o final, vencendo o rival mais próximo por uma volta.
Vencedores em 2001, Valentino Rossi / Colin Edwards, Honda VTR1000SPW da Cabin
Rossi aprendeu com sua primeira corrida de resistência e desta vez, pilotou na perfeição, mais uma vez ao lado de Edwards. O par vencedor teve um duelo com a segunda VTR1000SPW de Tadayuki Okada e Alex Barros. O resultado ficou em suspenso até os momentos finais, com Edwards levando a bandeirada 14,2 segundos à frente. A terceira Honda da Cabin de Tohru Ukawa e Daijiro Kato ficou em quarto lugar, que falharam o pódio por apenas dez segundos.
Vencedores de 2002, Daijiro Kato / Colin Edwards, Honda VTR1000SPW
A VTR V-twin venceu três vezes consecutivas as 8 Horas de Suzuka e neste ano encheu o pódio, um resultado importante na 25ª edição do evento. Kato e Edwards conquistaram a vitória após uma longa batalha com a segunda VTR de Makoto Tamada e Tadayuki Okada. Kato fez a sessão final, já de noite que foi complicada com a queda de chuva e cruzou a linha 25 segundos na frente. O terceiro lugar foi para o Sakurai Honda VTR1000SPW de Alex Barros e Yuichi Takeda, que se atrasou após problemas nos momentos iniciais, mas terminar 48 segundos atrás de Kato.
Vencedores de 2003, Yukio Nukumi / Manabu Kamada, Honda VTR1000SPW Sakurai
Este ano, a VTR1000 estabeleceu um marco único ao realizar quatro vitórias consecutivas nas 8 Horas de Suzuka. Nukumi e Kamada tiveram um emocionante duelo pela vitória, conquistando a liderança na última hora, quando o rival enfrentou problemas técnicos. A dupla japonesa completou a corrida uma volta à frente dos vice-campeões e duas voltas à frente de Takeshi Tsujimura e Shinichi Ito, que pilotavam já uma CBR1000RR Fireblade com um motor quatro em linha da FCC.C TSR ZIP-FM; um indicador do futuro da Honda nas 8 horas.
A ERA QUATRO EM LINHA DE SUPERBIKE, de 2004 até ao presente
Vencedores de 2004: Tohru Ukawa / Hyasu Izutsu, Honda CBR1000RRW Seven Stars
Outra demonstração impressionante do piloto de MotoGP Ukawa. Esta foi a primeira vitória da Honda com um motor de qautro cilindros em linha desde 1982 e o quarto sucesso de Ukawa, conseguido com uma CBR1000RR Fireblade, o terceiro modelo da marca que levou à vitória após os sucessos anteriores com RC45 V4 e a VTR1000 V-twin. Ukawa assumiu a liderança na primeira hora e estabeleceu um ritmo alucinante com o companheiro de equipa Izutsu. Terminaram uma volta à frente dos seus rivais mais próximos, com Toshiyuki Hamaguchi e Shogo Moriwaki a ocuparem o último lugar do pódio na Honda CBR1000RR da Weider Gakuen. A CBR1000RR dominou a prova, com nada menos que oito motos entre os dez primeiros.
Vencedores em 2005, Ryuichi Kiyonari / Tohru Ukawa, Honda CBR1000RRW Seven Stars
Em 2005 dá-se outro momento histórico para a Honda, com o vigésimo sucesso nas 8 horas e uma quinta vitória de Ukawa e da CBR1000RR Fireblade, que assumiu as seis primeiras posições finais. Kiyonari e Ukawa foram a força dominante, vencendo com a enorme margem de três voltas. Chris Vermeulen e Katsuaki Fujiwara seguiram-se na segunda Seven Stars Honda.
Vencedores de 2006, Takeshi Tsujimura / Shinichi Ito, F.C. TSR ZIP-FM Honda CBR1000RR
Em 2006 a Honda celebrou mais uma vitória para a Fireblade, com Tsujimura e Ito a liderar ma primeira hora, mas deslizando depois para trás da CBR1000RR de Yoshiteru Konishi e Takashi Yasuda. À medida que a corrida passava Tsujimura e Ito retomaram a liderança que mantiveram até à bandeira de xadrez. Havia sete CBR1000RR entre as nove primeiras.
Vencedores de 2008, Ryuichi Kiyonari / Carlos Checa, Honda CBR1000RR Dream
Carlos Checa fez parceria com Kiyonari na segunda vitória da estrela japonesa em quatro anos. A corrida esteve repleta de drama, com Kiyonari saltando para a frente da corrida na segunda volta, apenas para perder a liderança para Shinichi Ito que acabou por cair. logo depois disso uma chuva copiosa atingiu a pista, causando mais quedas Kyonari e Checa recuperaram a vantagem nestas condições difíceis.
Vencedores de 2010, Ryuichi Kiyonari / Takumi Takahashi, Honda CBR1000RR da Musashi RT HARC-PRO
As Honda CBR1000RR mais uma vez dominaram, monopolizando o pódio após outra corrida emocionante. Kiyonari e Takahashi tiveram uma grande batalha pela liderança com equipas de fábrica rivais, estabelecendo um ritmo imbatível que deu a Kiyonari sua terceira vitória nas 8 horas. No final da corrida, os vencedores tinham uma clara vantagem de uma volta sobre Shinichi Ito e Makoto Tamada, pilotando uma CBR1000RR da Keihin Kohara.
Kosuke Akiyoshi e Jonathan Rea ficaram em terceiro lugar após uma recuperação impressionante desde 42º lugar.
Vencedores de 2011, Kousuke Akiyoshi / Shinichi Ito / Ryuichi Kiyonari, Honda CBR1000RR da F.C. TSR
Akiyoshi e Kiyonari marcaram uma excelente vitória, recuperando soberbamente de uma pequena queda nos momentos iniciais. Chegaram ao fim, 38 segundos à frente de seus rivais mais próximos. O resultado deu a Ito e Kiyonari uma quarta vitória nas 8 Horas de Suzuka, colocando-os iguais à contagem de Wayne Gardner e a menos um que o recorde de Tohru Ukawa, de cinco vitórias. Essa vitória foi particularmente significativa para Ito, na temporada final da sua carreira ilustre.
O pódio foi completado pelo jovem Takumi Takahashi e os veteranos Makoto Tamada e Tadayuki Okada, que terminaram na mesma volta dos vencedores.
Vencedores de 2012, Johnathan Rea / Kousuke Akiyoshi / Tadayuki Okada, Honda CBR1000RR da F.C. TSR
Uma corrida verdadeiramente histórica para a Honda – a empresa conquistou sua 25ª vitória nas 8 Horas de Suzuka na 35ª edição do evento. O sucesso de Rea foi o primeiro de um piloto britânico nas 8 horas, o terceiro do ex-campeão de Superbike do Japão Akiyoshi e também o terceiro do veterano Okada, 17 anos após sua primeira vitória em 1995, a bordo de uma RVF750!
Rea e seus companheiros de equipe terminaram numas impressionantes quatro voltas de vantagem sobre os segundos classificados Tatsuya Yamaguchi, Yuki Takahashi e Yusuke Teshima.
Vencedores de 2013, Takumi Takahashi / Leon Haslam / Michael van der Mark, Honda CBR1000RR Musashi RT HARC-PRO
Takahashi, Haslam e Michael van der Mark tornaram-se nos primeiros vencedores de três nações diferentes numa prova das 8 Horas de Suzuka, conquistando a quarta vitória consecutiva com a CBR1000RR no final de uma corrida tensa. No início da última hora, a equipa tinham uma vantagem estreita de sete segundos sobre seus rivais mais próximos. O ex-campeão das 250cc do Japão, Takahashi, fez a sessão final sob chuva durante a qual aumentou a vantagem 1 minuto e 51 segundos.
Vencedores de 2014, Takumi Takahashi / Leon Haslam / Michael van der Mark, Honda CBR1000RR Musashi RT HARC-PRO
Uma famosa vitória consecutiva de Takahashi, Haslam e van der Mark deu à CBR1000RR a sua quinta vitória consecutiva nas 8 Horas de Suzuka.
O sucesso da equipa Musashi RT HARC-PRO foi impressionante porque as condições climáticas foram atrozes durante grande parte da corrida. A prova começou uma hora depois de uma tempestade feroz atingir Suzuka. Houve numerosos acidentes à medida que a chuva ia e vinha, obrigando à entrada do safety-car por quatro vezes. A moto de Kohsuke Akiyoshi, Jonathan Rea e Lorenzo Zanetti foi das mais azaradas, quando Akiyoshi caiu após quatro horas de liderança, que nesse momento era já de uma volta.
Com o lançamento da CBR1000RR-R Fireblade, a Honda procura adicionar ao total de 27 vitórias Suzuka 8 horas no futuro mais uma vitória ao seu longo historial de 26 primeiros lugares.