A Honda acaba de anunciar a actualização de três dos seus modelos. Africa Twin, CB650R e CBR650R para além de novas cores e homologação Euro5, recebem melhoramentos técnicos.
A popular Africa Twin foi totalmente remodelada em 2020, com a chegada da mais evoluída versão 1100, por isso não é surpresa que a bem sucedida trail se mantenha tecnicamente inalterada para 2021. A novidade é receber uma nova combinação cromática tricolor – branco, vermelho e azul – que antes estava reservada apenas à versão Adventure Sports. A Africa Twin em 2020 já cumpria a norma Euro5, tendo sido o primeiro modelo Honda a fazê-lo.
Já a CB650 e CB650R – renovadas e rebaptizadas no ano passado – receberam mais do que apenas novas cores.
Nova forquilha em ambas e diferente posição de condução na CB650R
O motor de quatro cilindros que equipa a naked e a desportiva foi actualizado para cumprir a norma Euro5. Isso foi conseguido com alteração na central electrónica, árvores de cames, escape, catalisador e sensor de impulsos na cambota.
Em ambas as motos, para melhorar a leitura, foi alterado o ângulo e o tamanho dos caracteres do painel de instrumentos LCD, e existe agora uma tomada USB sob o assento. O reflector do farol LED tem um novo perfil para 2021.
A CB650R viu o ângulo do guiador alterado de modo a proporcionar uma posição ligeiramente mais inclinada para a frente.
A alteração mais importante em ambos os modelos é a nova forquilha invertida de Ø41 mm. É uma forquilha Showa SFF-BP (Showa Separate Function front Fork Big Piston, ou forquilha Showa de funções separadas e êmbolo de grandes dimensões). Tem a função de amortecimento num braço da forquilha e a mola no outro, para um melhor funcionamento e mais baixo peso.
Quanto às cores, a CB650R tem uma nova, cinzenta, denominada Pearl Smoky Gray. A CBR650R viu as suas duas decorações ligeiramente alteradas. A preta (Matt Gunpowder Black Metallic)tem agora discretas linhas prateadas em vez de vermelhas; a vermelha (Candy Chromosphere Red) tem agora inserções a branco e preto para maior contraste.