Estamos em plena temporada de apresentação de novidades para 2025, e a Honda é um dos fabricantes que antecipa desde já, sem esperar pelo Salão de Milão EICMA no início de novembro, diversas novidades para o próximo ano. As mais recentes são as três maxiscooters que integram a sua gama de modelos Forza: a Forza 750, a Forza 350 e ainda a Forza 125.
A família de scooters premium Forza da Honda recebe alterações estéticas, atualizações de equipamento e maior caráter prático para 2025.
Antes mesmo de lhe contarmos o que cada modelo tem de diferente, convém ter em conta que para o próximo ano os três modelos Forza ganham um novo painel TFT de cinco polegadas com menus e layouts revistos para um controlo intuitivo, maior facilidade de leitura das informações em situações de luz intensa e fácil conectividade com smartphones através do RoadSync, agora comandado pelo interrutor esquerdo simplificado.
O aspeto prático sai ainda mais reforçado para este trio, graças à utilização de ficha USB com nova localização e a uma luz no compartimento de arrumação debaixo do assento.
As especificações completas da Forza continuam a ser fundamentais para o seu apelo e a família Forza renovada continua esse legado, com todos os modelos a apresentarem como equipamento de série um para-brisas ajustável em altura e operado eletricamente com 180 mm de regulação para acomodar uma ampla gama de cenários de condução, iluminação completa com recurso a tecnologia LED, sistema HSTC, conectividade USB-C e funcionalidade Smart Key.
Mas a verdade é que as novidades da gama Forza não se ficam por aqui. E por isso descubra de seguida todas novidades especificas de cada modelo.
Honda Forza 750
A maior e mais potente scooter da marca japonesa recebe importantes alterações tendo em vista esta renovação. Uma renovação do ponto de vista do seu estilo, tecnologia e caráter prático no geral, com modificações que foram concebidas para cimentar o estatuto premium desta que é a grande scooter da Honda.
As carenagens da Forza 750 oferecem ao condutor uma ampla proteção contra os elementos a alta velocidade, mas também muito espaço para as pernas do condutor, sendo que o assento de baixa altura facilita chegar com os pés ao solo.
Os novos faróis duplos com luzes DRL e piscas integrados lideram a atualização de estilo, aproximando-se muito da imagem dos modelos desportivos da gama CBR, enquanto a sustentabilidade foi reforçada pela utilização de material ecológico Durabio em determinadas áreas.
O espaço debaixo do assento tem capacidade para albergar um capacete integral e o prático porta-luvas leva os objetos do dia-a-dia, mais pequenos. A ficha de carga USB-C também foi reposicionada, deixando de estar debaixo do assento e assumindo uma posição mais proeminente agora no guiador.
O painel TFT de visual renovado tem uma dimensão generosa de cinco polegadas e oferece conectividade Honda RoadSync que liga o condutor ao seu smartphone. A ignição e a tranca e abertura do assento são acionadas por intermédio de um sistema Smart Key. O controlo da velocidade de cruzeiro faz parte agora do equipamento de série.
Equipada com um motor bicilíndrico de 745 cc pleno de binário e baixo consumo de combustível, sendo que a sua performance se mantém inalterada para 2025, o sistema TBW (acelerador eletrónico) permite ajustar o caráter do motor através de três modos de condução predefinidos: Rain, Standard e Sport, para além de um modo User que é personalizável.
O sistema de controlo de tração variável (HSTC) disponibiliza um nível de intervenção mais detalhado nos três níveis de intervenção (particularmente melhorado para 2025 no modo Rain), enquanto a transmissão DCT de dupla embraiagem apresenta programas de mudanças automáticas que se ligam aos modos de condução.
As respostas e as sensações a baixa velocidade foram otimizadas, o que se traduzirá numa sensação de maior conforto, confiança e previsibilidade por parte do condutor.
Para 2025, os objetivos de desenvolvimento do DCT da Forza 750 foi conseguir um arranque mais suave a partir de parado e um melhor controlo a baixa velocidade – a menos de 10 km/h – para inversões de marcha mais fáceis. Isto requer uma força motriz rápida, mas suave, com pequenas aberturas do acelerador.
Ultrapassando os parâmetros de funcionamento da geração anterior da caixa DCT, esta nova tecnologia agora estima eletronicamente a pressão do óleo na câmara do êmbolo da embraiagem e avalia completamente a forma como o ganho de feedback é aplicado – em vez de depender apenas de um sensor de pressão do óleo a montante do êmbolo da embraiagem – o que resulta numa resposta melhorada e mais delicada da embraiagem.
Para além da melhoria na forma como o acelerador TBW abre agora a partir de fechado, a caixa DCT também inclui uma definição dedicada para velocidades extremamente baixas.
Estão sempre disponíveis mudanças de velocidade consistentes, rápidas e sem problemas.
Por outro lado, como as duas embraiagens transferem a potência de uma mudança para a mudança seguinte com o mínimo de interrupção de tração à roda traseira, isto resulta numa redução quase a zero dos níveis de choque nas trocas de velocidade, contribuindo ainda mais para a sensação de mudanças diretas e suaves desta caixa.
Os benefícios extra incluem a durabilidade (uma vez que é impossível danificar a caixa por se ‘meter mal’ uma mudança, a impossibilidade de deixar o motor ir abaixo, menos stress na condução urbana, menor cansaço no condutor que poderá concentrar-se inteiramente em todos os outros aspetos da condução, tais como a trajetória, as curvas e os pontos de travagem e de aceleração.
O sistema DCT oferece duas abordagens distintas à condução.
O modo Automático AT, com padrões de mudança pré-programados que leem constantemente a velocidade da Forza 750, a relação de caixa engrenada e a rotação do motor para decidir quando deve ser engrenada uma nova relação. E o modo Manual que permite ao condutor selecionar a relação pretendida atuando sobre as patilhas no punho esquerdo.
O quadro em tubos de aço, o braço oscilante de alumínio, a forquilha dianteira invertida com bainhas de 41 mm de diâmetro, as pinças de travão radiais de quatro êmbolos, a suspensão traseira tipo Pro-Link e a combinação de jante dianteira / traseira de 15 e 17 polegadas, respetivamente, completam a parte ciclística, oferecendo uma maneabilidade de moto desportiva, mas na forma de uma maxiscooter.
Realce para o facto de que as jantes adotam um novo design, agora de ‘3 por 3’.
Tal como convém a uma scooter GT, a carenagem frontal da Forza 750 monta os espelhos largos em posição alta (agora mais fáceis de ajustar) e oferece uma ampla proteção contra os elementos para maior conforto a alta velocidade, sem ter o tipo de volume excessivo que prejudica a agilidade na cidade, de acordo com a Honda.
O novo para-brisas elétrico foi desenhado para ‘envolver’ o condutor e o passageiro numa ‘bolsa de ar tranquila’.
Com 480 mm, é 100 mm (25%) mais largo do que o utilizado na versão anterior e funciona num curso de regulação em altura de 120 mm, com uma diferença de 10° no ângulo (para a frente) à máxima extensão. O para-brisas também tem a função de descida automática quando se desliga a ignição, descendo para a sua posição mais baixa.
Isto contribui para a comodidade no estacionamento. Este sistema também tem uma função de memória que o faz levantar automaticamente para a altura definida na última viagem. A funcionalidade ativa-se quando se ultrapassa a velocidade de 5 km/h.
Além disso, o fabrico do próprio para-brisas e também da carenagem utiliza Durabio (uma resina de policarbonato de base biológica), sendo também utilizados materiais de plástico/borracha reciclados noutros locais da Forza, reforçando a aposta na sustentabilidade por parte da Honda.
A nova Honda Forza 750 estará disponível nas seguintes opções de cor, sendo que a Honda Portugal ainda não confirmou os preços para esta nova geração, nem quando é que a scooter chegará aos concessionários nacionais:
Preto Metalizado Mate Ballistic ‘Escurecido’
Cinzento Metalizado Iridium com proteção de cárter e acabamentos em Preto Graphite
Cinzento Metalizado Mate Ash Warm
Honda Forza 350
No nível intermédio da gama encontramos a nova Forza 350, com retoques de design, atualizações práticas destinadas a aumentar a satisfação do proprietário na vida quotidiana, além de algumas novas opções de pintura e uma versão Special Edition que traz uma combinação de cores única.
Com uma potência de 21,6 kW e 31,9 Nm, o motor de 330 cc da Forza 350 foi desenvolvido para apresentar uma resposta forte ao longo de toda a gama de rotação, com acelerações entusiasmantes e 137 km/h de velocidade máxima, anunciado pela marca.
Nesta nova versão encontramos uma ECU com novas parametrizações que visam otimizar a performance, até porque a Honda instala um catalisador atualizado, novos componentes internos do silenciador e um sensor O2 em conformidade com a norma Euro 5+
O motor da Forza 350 está equipado com o sistema HSTC de controlo de tração variável da Honda. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de derrapagem e depois ajusta o binário disponibilizado pelo motor através do sistema de injeção para readquirir a tração na roda traseira.
O sistema HSTC pode ser ligado ou desligado através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um indicador T no mostrador digital que pisca.
Em termos práticos, as linhas da Forza 350 fluem para trás a partir do novo para-brisas elétrico (controlado por um interruptor no punho esquerdo). A gama de regulação do para-brisas é de 180 mm. Este elemento foi concebido para oferecer uma maior proteção contra o vento (os fluxos aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) e também para reduzir o ruído do vento.
Este sistema permite alterar instantaneamente a posição do para-brisas para maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade e também para grandes distâncias. Em alternativa, o condutor pode aumentar a sensação de liberdade na cidade baixando o para-brisas.
Para maior conforto a alta velocidade, a conduta frontal de ar é maior e permite gerir as pressões negativas à frente do condutor, reduzindo o efeito natural do vento que empurra o condutor para trás.
O espaço debaixo do assento tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. No seu interior encontramos agora também uma prática luz interior.
O compartimento da carenagem à frente do lado esquerdo tem uma tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, por exemplo, para levar um telemóvel ou uma garrafa de água. Este compartimento também ‘esconde’ uma ficha USB do tipo A. Todas as luzes recorrem a tecnologia LED.
O novo painel TFT a cores de cinco polegadas (com decoração exterior redesenhada) utiliza uma ligação ótica para melhorar a visibilidade sob luz solar intensa. Ao selar o espaço entre o vidro de cima e o ecrã TFT com resina, o brilho é reduzido e melhora-se a transmissão da luz de fundo. A conetividade com smartphones IOS/Android do sistema Honda RoadSync é também uma nova função.
Disponível com diversos packs de acessórios para personalizar as suas capacidades, a nova Honda Forza 350 estará disponível (em data e com PVP a anunciar) nos concessionários portugueses nas seguintes opções de cor:
Cinzento Metalizado Mate Cynos (novo)
Vermelho Metalizado Carnelian (novo)
Cinzento Pérola Falcon
Preto Pérola Nightstar
Branco Pérola Mate Cool
Adicionalmente, esta scooter pode ainda ser adquirida na variante Special Edition na cor Cinzento Metalizado Mate Cynos com gráficos e costuras a vermelho.
Honda Forza 125
Dentro da gama das maxiscooters premium da Honda, a Forza 125 pode ser a mais pequena, mas nem por isso deixa de ter uma grande relevância. Em particular tendo em conta que é uma versão criada em específico para corresponder às exigências do mercado europeu.
Fabricada pela Honda Italia Industriale, a Forza 125 de 2025 apresenta algumas renovações práticas que vão, de acordo com a marca japonesa, ser muito apreciadas pelos motociclistas mais exigentes. Entre elas estão as novas cores contemporâneas e uma nova versão Special Edition que cimenta a posição da Forza 125 como a scooter GT desportiva.
Liderada por faróis duplos esculpidos com tecnologia LED, a Forza 125 segue as sugestões de estilo tiradas diretamente do modelo topo-de-gama, a Forza 750, adotando um visual elegantemente sofisticado e desportivo.
A carenagem de linhas elegantes é reforçada com a presença de um para-brisas com regulação elétrica, que se ajusta ao longo de um curso de 180 mm em altura para maximizar a liberdade ou a proteção aerodinâmica do condutor.
Para o próximo ano, o novo painel TFT de cinco polegadas oferece um controlo mais intuitivo, grande clareza em condições de luz intensa e conetividade fácil com smartphones com a aplicação Honda RoadSync, através de um interrutor simplificado colocado à esquerda no guiador.
O porta-luvas inclui uma ficha USB-C, uma forma conveniente de carregar dispositivos móveis, enquanto o compartimento debaixo do assento agora é iluminado e tem espaço para guardar dois capacetes integrais.
O motor eSP+ de 125 cc aposta numa performance dinâmica e tem valores de 10,7 kW de potência e 12,3 Nm de binário. Agora também está em conformidade com a norma Euro 5+, graças à nova programação da ECU, aos novos componentes internos do silenciador e ao sensor O2. O sistema HSTC de controlo de tração variável mantém a tração na roda traseira, mesmo nas condições de menos aderência, como por exemplo em dias de chuva.
A Honda Portugal ainda não confirmou a disponibilidade da nova Forza 125, nem o seu preço em Portugal, mas sabemos já que a scooter poderá ser adquirida nas seguintes opções de cor:
Cinzento Metalizado Mate Cynos
Cinzento Pérola Falcon
Azul Pérola Mate Pacific (novo)
Branco Pérola Mate Cool (novo)
Também teremos uma Forza 125 Special Edition disponível na cor Cinzento Metalizado Mate Cynos com jantes bronze e autocolantes exclusivos.
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