Honda CB 500 X, utilitária mais aventureira

Honda CB 500 X
Cilindrada: 471 cc
Potência: 48 cv (35 kw)
Binário: 43 Nm
Peso: 197 kg (cheio)

 

A Honda CB 500 X foi remodelada, com um estilo off-road mais robusto, melhor protecção aerodinâmica, suspensões de maior curso, jante dianteira de 19 polegadas e guiador de espessura variável. O seu motor bicilíndrico muito vivo oferece mais potência e binário nas gamas de baixa e de média rotação e está agora equipado com uma embraiagem assistida deslizante. O novo painel de instrumentos LCD e piscas de direcção de LEDs completam a gama de actualizações deste modelo de sucesso.

Mudanças na Honda CB 500 X

Originalmente lançada em 2013 a CB 500 X é um modelo crossover de aventura e média cilindrada, muito divertido e de peso reduzido. É uma moto que oferece um tipo de utilização que se adapta a uma enorme diversidade de condutores, é um modelo utilitário, adaptado a todas as situações, no verdadeiro significado da palavra. Para 2019, a CB500X sofre uma evolução muito completa. O estilo aventureiro mais sofisticado, que destaca e confirma os propósitos deste modelo, em conjunto com um motor de melhores prestações e uma série de melhoramentos de chassis, asseguram que, apesar de a CB500X permanecer um modelo confiante nas suas capacidades abrangentes, o “factor X” está agora ainda mais em evidência.

Mais aventureira

O seu estilo está muito mais apurado, com um aspecto bastante aventureiro e inspirado na Africa Twin e suspensões de maior curso, monoamortecedor de especificação melhorada, melhor ergonomia de condução e jante dianteira de 19 polegadas. E, apesar de o motor da CB500X manter os 48 cv (35 kW) de potência de pico necessários para este modelo continuar a poder ser conduzido por detentores de carta A2, oferece agora mais 4% de potência e de binário entre as 3.000 e as 7.000 rpm, graças às revisões introduzidas na admissão, no escape e na distribuição. O novo escape de dupla saída emite uma sonoridade melhorada e o motor está agora equipado com embraiagem assistida deslizante.

Ciclística acertada

O quadro principal do tipo diamante em aço e 35 mm permanece inalterado para 2019. A distância entre eixos é de 1.445 mm e o ângulo da coluna da direcção e o trail são de 27,5° e 108 mm respectivamente, originando uma direcção ágil mas que oferece muita confiança. A centralização das massas, com o motor colocado em posição muito próxima do ponto de pivot do braço oscilante, permite obter excelente agilidade em curva e a distribuição óptima do peso entre a frente e a traseira. O peso em ordem de marcha é de 197 kg. A forquilha dianteira de 41 mm oferece mais 10 mm de curso, 150 mm no total e o curso da roda traseira aumentou de 118 para 135 mm. O novo amortecedor traseiro monotubular substitui o anterior design, oferece 9 níveis de afinação da pré-carga da mola e trabalha sobre um braço oscilante em tubos de aço de secção quadrada. A roda dianteira de 17 polegadas foi substituída por uma jante de 19 polegadas que assegura uma condução confiante e mais estável em superfícies irregulares.

Equipamento e autonomia

O novo painel de instrumentos LCD inclui um indicador de mudança engrenada e outro que mostra ao condutor quando deve engrenar uma mudança mais alta; os piscas de direcção são de LEDs, tal como o resto da iluminação. O banco tem 830 mm de altura e a altura ao solo de 180 mm. O depósito tem capacidade para 17,5 litros, incluindo a reserva e, em combinação com a excelente economia do motor de 3,6L/100km segundo a marca, oferece uma autonomia de 500 km. A CB500X vai estar disponível em três esquemas de cores, Vermelho Grand Prix, Preto Metalizado Mate Gunpowder e Branco Pérola Metalloid.