Honda CB1000 Hornet / SP – O novo patamar de um modelo icónico

A Honda anunciou a nova naked de alta performance. A nova CB1000 Hornet posiciona o modelo icónico num novo patamar.

cb1000 hornet

No Salão de Milão EICMA do ano passado vimos o conceito, e agora, quase um ano depois desse momento, a Honda finalmente revelou os detalhes da nova CB1000 Hornet e CB1000 Hornet SP, as duas variantes que estão encarregues de trazer o modelo icónico da marca japonesa parta um novo patamar de performance e eficácia.

O estilo da moto é puro e agressivo.

Este aspeto é reforçado pelo ‘olhar’ destacado pelos faróis duplos supercompactos de projetor com tecnologia LED, e também pelo depósito de combustível com as formas típicas de uma Hornet.

O visual é largo à frente e afunila radicalmente conforme olhamos para a traseira da CB1000 Hornet, graças ao assento compacto que sublinha o tradicional visual de cintura estreita da Hornet.

O quadro, subtilmente escurecido tal como acontece com o subquadro traseiro, sustentam as linhas de design desta naked desportiva que está agora pronta para chegar aos concessionários, e à estrada, concebida para oferecer ao condutor uma performance excitante e um comportamento dinâmico desportivo.

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A gama divide-se em duas variantes: a CB1000 Hornet e a mais exótica CB1000 Hornet SP, equipada não só com componentes de ciclística premium, mas com um motor ligeiramente alterado pela Honda de forma a tornar-se mais desportivo.

A nova CB1000 Hornet SP dá uso ao motor tetracilíndrico derivado da superdesportiva CBR1000RR Fireblade de 2017. No caso da versão SP, a potência anunciada pela marca japonesa é de 156 cv, sendo que a versão base sai de fábrica com cerca de 151 cv. O binário também é um pouco diferente da SP para a CB1000 Hornet base, nomeadamente 107 Nm contra 105 Nm.

O aumento da potência e binário em relação à CB1000 Hornet deve-se ao uso de uma válvula RC controlada pela rotação (RC = Revolutionary Controlled) na ponteira de escape. Esta válvula está totalmente fechada em todas as mudanças e depois, às 5.700 rpm, abre totalmente, permitindo que o motor ‘respire’ com mais força.

O resto das especificações do motor são idênticas às da CB1000 Hornet.

O motor está adaptado para fornecer um binário forte a baixa e média rotação, com a Honda a anunciar que parametrizou a injeção de forma a garantir performances e respostas suaves ao acelerador em cidade. Em estrada aberta, a potência deixa-se explorar no seu máximo, com a afinação do motor a permitir explorar facilmente, de acordo com a Honda, a performance disponível nos regimes mais elevados.

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O motor sofreu diversas intervenções de pormenor para criar esta mudança de carácter e de entrega em comparação com a unidade motriz da Fireblade, da qual deriva.

Entre as alterações podemos destacar a elevação e o comando das válvulas de admissão e de escape que foram desenvolvidos juntamente com as árvores de cames para trabalhar de forma mais eficiente em toda a gama de rotação.

As válvulas de admissão são fabricadas em aço e a forma dos pistões fundidos e leves foi otimizada para maior resistência e durabilidade. A tampa do alternador é de alumínio, tal como o cárter do óleo.

Por outro lado, a transmissão também foi adaptada a esta nova especificação do motor tetracilíndrico de 1000 cc que agora encontramos nas CB1000 Hornet.

As relações de transmissão de 2ª a 5ª foram otimizadas tendo em vista as acelerações, de modo a corresponderem globalmente à forma como o motor responde inicialmente aos impulsos no acelerador.

A 6ª relação de caixa torna-se mais longa, de forma a permitir uma condução descontraída em autoestrada.

A controlar a caixa de velocidades está uma embraiagem assistida com função de deslizamento, perfeita para ajudar a dominar os saltos da roda traseira nas reduções rápidas e fortes, e também nas travagens. O sistema quickshifter é ajustável em 3 níveis, sendo equipamento instalado de série.

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Se o motor quatro cilindros é uma evolução do que vimos ser usado na Fireblade, a Honda optou por usar um quadro totalmente novo para suportar todo o esforço exigido a uma naked desportiva de alta cilindrada.

Neste caso estamos perante um quadro que adota uma estrutura tipo dupla trave, sendo fabricado em aço. O destaque vai inteiramente para o facto de ser uma estrutura fabricada numa só peça!

Isto permite à Honda anunciar o aumento de 70% na resistência torsional em comparação com o quadro usado na anterior naked de alta cilindrada, a CB1000R. Isto permite à CB1000 Hornet apresentar um comportamento dinâmico mais desportivo, maior estabilidade e também uma maneabilidade e agilidade otimizadas para uma condução no limite.

O quadro recebe o motor apoiado num novo apoio de borracha na sua parte traseira, o que ajuda a reduzir as vibrações que são transmitidas ao condutor.

Neste novo design, o motor é colocado também deslocado para a frente de forma a melhorar a reposta do conjunto que pesa 212 kg (211 no caso da CB1000 Hornet base) nos momentos de inserção em curva. O monoamortecedor traseiro e a bateria estão localizados mais para a frente, ajudando ainda mais a conseguir isto.

E a caixa-de-ar está situada por cima da cabeça do motor e não por trás dela. A distribuição do peso é por isso de 50,9% / 49,1%.

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Isto resulta também numa posição de condução ao mais puro estilo streetfighter. O condutor fica sentado a 809 mm do solo, sendo que o seu tronco e peso estarão mais descaídos sobre a frente da Hornet, associando-se a isto o posicionamento para cima e para trás do guiador e poisa-pés mais elevados, mas que, de acordo com a Honda, não estarão posicionados de forma a deixar as pernas demasiado fletidas em ‘stress’ muscular.

Continuando pela ciclística, e neste caso falando especificamente da CB1000 Hornet SP, a forquilha invertida SFF-BP de 41 mm de diâmetro de funções separadas e êmbolo de grandes dimensões (SFF-BP quer dizer Separate Function Fork – Big Piston) pode ser ajustada nos parâmetros de pré-carga da mola, em extensão e ainda na sua compressão.

O amortecedor traseiro Öhlins TTX36 funciona através de um sistema Pro-Link e a pré-carga é regulada através de um afinador hidráulico. A compressão e o amortecimento em extensão são também totalmente ajustáveis.

Tudo isto é combinado com um braço oscilante fabricado em alumínio fundido, com dimensões desenvolvidas especificamente para ajudar a garantir o equilíbrio de rigidez para maior tração e sensibilidade da roda traseira.

A bomba principal radial aciona as pinças duplas monobloco Brembo Stylema, também radiais, de quatro êmbolos. Os discos são flutuantes e têm um diâmetro de 310 mm. Atrás, o disco tem 240 mm e a pinça é fornecida pela Nissin, sendo de pistão simples.

Depois temos ainda de contar com as jantes de 5 raios em Y, que vão buscar inspiração para o seu design ao conceito da CBR1000RR-R Fireblade e são fundidas em alumínio de baixo peso. Os pneus têm dimensões de 120/70-ZR17 à frente e 180/55-ZR17 atrás.

No caso da versão base CB1000 Hornet, a marca japonesa optou por instalar uma forquilha Showa SFF-BP com bainhas de 41 mm, totalmente ajustável, um amortecedor traseiro também da Showa com sistema Pro-Link, enquanto a travagem está a cargo de pinças Nissin de quatro pistões a ‘morderem’ discos de 310 mm à frente, e pinça Nissin simples combinada com disco traseiro de 240 mm.

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Do ponto de vista da eletrónica e tecnologia, a CB1000 Hornet e CB1000 Hornet SP recorrem aos mais recentes avanços disponibilizados pela Honda.

O acelerador eletrónico dá o máximo de controlo ao condutor sobre a forma como o motor da CB1000 Hornet entrega a sua performance, recorrendo aos 3 modos de condução predefinidos com combinações fixas de potência, efeito travão-motor e sistema de tração variável (o HSTC que tem controlo anticavalinho integrado).

Isto para além de 2 opções (USER) definidas pelo condutor e que permitem escolher a sua própria combinação de parâmetros. A seleção é feita no interruptor esquerdo do guiador e no ecrã TFT, a cores e de 5 polegadas, que permite conectividade com smartphone e diversos modos de visualização das informações.

Nas opções eletrónicas encontramos os três níveis de potência (P) e de travão-motor (EB), mais 4 níveis de controlo de tração (HSTC), sendo que este último também pode ser desligado.

Entrando em maior detalhe, o modo Rain utiliza a definição de potência mais baixa e menos agressiva, e efeito travão-motor e controlo de tração elevado. Os níveis mais baixos de potência e de binário são mais sentidos nas 3 primeiras relações de caixa.

O modo Standard disponibiliza níveis médios de potência, travão-motor e controlo de tração. Este modo suaviza um pouco a entrega de potência nas primeira e segunda relações de caixa, e depois usa uma curva de potência e binário um pouco abaixo da curva apresentada no modo Sport, com menor binário a ser disponibilizado com o acelerador parcialmente aberto.

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Depois tempos a opção ideal para os momentos de condução desportiva. O modo Sport usa o nível mais elevado de entrega de potência e os níveis mais baixos de efeito travão-motor e de controlo de tração, oferecendo assim o máximo de potência e de binário em todas as seis relações de caixa e em toda a faixa utilização do acelerador, com o mínimo de intervenção do sistema HSTC.

Finalmente, e porque todos os condutores têm as suas preferências do ponto de vista de como a eletrónica interfere na condução da moto, a Honda CB1000 Hornet conta com o modo User. Neste caso existem 2 opções (User 1 e 2) e permitem ao condutor escolher entre as definições de cada parâmetro e guardá-las nestes modos para utilização futura.

Com uma enorme variedade de acessórios disponíveis nos concessionários, que poderão ser adquiridos e combinados de forma individual ou em pack – Style, Sport ou Comfort –, as novas naked desportivas da Honda apresentam-se assim como as mais recentes opções para os motociclistas mais adeptos da condução desportiva.

Quanto a preço, temos de aguardar mais algum tempo até que a Honda Portugal confirme os valores para cada variante.

Mas sabemos já que a CB1000 Hornet chega nas opções de cor Vermelho Grand Prix, Cinzento Metalizado Mate Iridium ou Branco Pérola Glare. Já a CB1000 Hornet SP estará disponível exclusivamente numa única opção de cor denominada de Preto Metalizado Mate Ballistic com jantes em Dourado Metalizado Desert e forquilha dianteira Dourada.

Galeria de fotos Honda CB1000 Hornet

Galeria de fotos Honda CB1000 Hornet SP

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