Foi na abertura do Salão de Colónia INTERMOT 2022 e num evento muito especial onde a Revista MotoJornal marcou presença a convite da Honda Motos Portugal, que ficámos a conhecer aquela que é a quarta geração de uma das motos que se tornou num ícone das duas rodas: a nova Hornet!
Um quarto de século depois de ser apresentada e surpreender o mundo das duas rodas, a Honda reinventa a popular naked desportiva que conquistou uma vasta legião de fãs, que olham para esta moto como um objeto de culto. Na INTERMOT, tal como previsto, ficámos então a conhecer em detalhe tudo o que poderemos encontrar na nova Honda CB750 Hornet, uma moto que chegará aos concessionários nacionais nos primeiros meses de 2023.
E para além de já sabermos a previsão de chegada da nova Hornet a Portugal, e aproveitando a nossa presença na apresentação mundial desta novidade, podemos desde já confirmar o preço no nosso país: 7.800€!
Quando em 1998 a primeira geração da Honda Hornet chegou às estradas – clique aqui para descobrir a história completa deste modelo –, os motociclistas rapidamente perceberam que esta era uma naked extremamente versátil, com boas capacidades dinâmicas, e com uma enorme possibilidade de personalização. A CB600F Hornet e o seu motor quatro cilindros em linha tinham um caráter bem especial, e até ao fim da produção da terceira geração, as características principais deste modelo permaneceram relativamente inalteradas.
Porém, o mundo do motociclismo está em evolução constante, e para acompanhar essa evolução a Honda decidiu agora operar aquela que podemos considerar como a mudança mais drástica e profunda do conceito da Hornet.
O motor quatro cilindros em linha, conhecido pelo seu “apetite” por altas rotações, já não é competitivo para aplicar numa naked deste tipo. E a partir daí, percebemos facilmente que a nova Honda CB750 Hornet de 2023 é uma moto totalmente nova e capaz de atrair novos motociclistas para esta “religião”.
Começando pelo motor, a Honda optou por deixar de lado a arquitetura de quatro cilindros em linha e 599 cc que conhecíamos desde a sua origem. Agora a Hornet dá uso a uma unidade motriz totalmente nova.
Uma análise puramente técnica permite confirmar que este motor é um dois cilindros paralelos, tem uma cilindrada de 755 cc, com cabeças Unicam derivadas da CRF450R campeã de MXGP. Utiliza quatro válvulas por cilindro, sendo que as de admissão têm 35,5 mm enquanto as de escape são de apenas 29 mm.
O diâmetro e o curso definidos para a nova Honda Hornet 750 são de 87 x 63,5 mm e a relação de compressão é de 11,0 : 1. Isto resulta num motor concebido para que todos os tipos de motociclista possam explorar as suas capacidades ao máximo, com uma entrega mais vincada e forte da potência, mas também sendo capaz de revelar um caráter utilitário nas gamas de baixa e média rotação.
Isto permitiu atingir os 91,7 cv às 9.500 rpm, sendo que o binário máximo é de 75 Nm às 7.250 rpm. Numa comparação direta com a anterior geração, a nova Hornet 750 perde ligeiramente para a última Hornet 600 de quatro cilindros, que apresentava na ficha técnica 100 cv de potência. Porém, ganha noutros aspetos importantes, como a facilidade de utilização, mas também ao nível dos consumos. A Honda anuncia apenas 4,35 litros por cada 100 km percorridos!
Num motor deste tipo, e tendo em conta que estamos perante uma Hornet, uma naked de cariz desportivo, seria sempre necessário a Honda fazer algumas escolhas específicas tendo em conta que deixamos de ter um tetracilíndrico mais “pontudo”.
Por exemplo, a cambota a 270° e a ignição irregular conferem-lhe uma pulsação e caráter distintos, conferindo boa tração e gerando uma entrega de potência linear, particularmente nos baixos e médios regimes, mas sem esquecer o fôlego necessário nos regimes mais elevados para permitir atingir velocidades elevadas. Para tornar o motor ainda mais compacto, não existe carreto de acionamento do veio de equilíbrio. Neste caso a transmissão primária duplica as suas funções e também aciona o veio que permite conter as vibrações geradas pelo motor bicilíndrico.
Ainda relativamente ao tema de motor compacto, a bomba de água está escondida dentro da tampa esquerda do motor e não há necessidade de um sistema de refrigeração do óleo arrefecido pelo líquido de arrefecimento do motor. Os cilindros também usam um revestimento Ni-SiC (Níquel-Carbeto de Silício), uma opção igualmente usada em motos pensadas para ambientes de competição como são a CBR1000RR-R Fireblade e a CRF450R.
Ao nível do motor da nova Honda CB750 Hornet, temos ainda de destacar que este bicilíndrico dá uso a um novo conjunto de condutas de admissão, denominadas Vortex Flow, patenteadas, e desenhadas de forma a garantir um fluxo de ar mais uniforme que entra para a caixa-de-ar através das entradas de ar laterais. Esta novidade permite otimizar a eficiência da combustão.
E embora o motor da nova Honda Hornet seja o ponto central das nossas atenções, a verdade é que esta novidade apresenta muitos outros destaques.
Na ciclística, a naked japonesa conta com um novo quadro tipo diamante, fabricado em aço. Esta estrutura, de acordo com a Honda, pesa apenas 16,6 kg, abaixo dos 18,5 kg que pesa o quadro da CB650R, outra naked média cilindrada da marca japonesa.
Na conceção deste quadro em aço dedicado à nova Hornet, a Honda definiu uma geometria bastante específica. O intuito foi o de garantir que a estrutura de suporte do conjunto consegue acompanhar a performance do motor, permitindo assim ao condutor adotar diferentes tipos de condução: desde a condução urbana mais descontraída até aos momentos de mais adrenalina em estradas recheadas de curvas.
Para isso adotaram processos tecnológicos de reforço e adelgaçamento da zona da cabeça de direção, e otimização das formas dos pontos pivot. Desta forma os engenheiros da Honda criaram uma plataforma robusta, e de acordo com a marca, com foco no equilíbrio de rigidez para proporcionar maior agilidade.
Destaque neste particular para a distância entre eixos de apenas 1420 mm, o assento está colocado a 795 mm de altura do solo o que será benéfico para condutores de estatura mais pequena, enquanto o peso a cheio do conjunto é de uns interessantes 190 kg, o que posiciona a nova Honda Hornet como uma naked de média cilindrada com uma boa relação peso / potência.
Mantendo o foco no comportamento desportivo da Hornet, a Honda selecionou componentes como uma forquilha invertida Showa SFF-BP, com bainhas de 41 mm, fixas por mesas de direção específicas para a CB750 Hornet. Esta forquilha permite à roda dianteira percorrer um curso de 130 mm, e as funções estão divididas entre amortecedor de separação de pressão de pistão grande numa bainha e mecanismo de extensão da mola na outra.
Para complementar a forquilha Showa SFF-BP, atrás está instalado um amortecedor que trabalha no braço oscilante de aço via mecanismo Pro-Link. Neste caso permite à roda traseira percorrer 150 mm de curso. O sistema permite afinar a pré-carga em 5 níveis, sendo que tanto na compressão como extensão, as afinações foram escolhidas de forma a complementar as afinações base da forquilha dianteira.
No departamento da travagem esta novidade de 2023 utiliza discos dianteiros de 296 mm de diâmetro, mordidos por pinças Nissin de quatro pistões, enquanto na traseira um disco de 240 mm é acionado por pinça de pistão simples.
Com um design que, de acordo com a Honda, se inspira nas asas de uma vespa e que tem como ponto central o depósito de combustível com as suas formas e linhas vincadas, a nova Hornet não podia deixar de lado todo um pacote eletrónico que a posicionam como uma proposta moderna.
Para ajudar o condutor a controlar mais facilmente os 91 cv disponibilizados pelo motor, o acelerador é do tipo eletrónico, e isso, por sua vez, permitiu à Honda criar um pacote de opções eletrónicas que garantem um nível de personalização nunca antes visto neste modelo em gerações anteriores.
Começamos pelos modos de condução. No caso da CB750 Hornet estamos a falar de três modos de condução com parâmetro predefinidos de fábrica. São eles o Sport para condução desportiva e máxima performance, utilizando ajudas eletrónicas no seu modo mais permissivo, modo de condução Standard que ativa níveis de ajudas de condução intermédios, enquanto o modo Rain suaviza a entrega de potência e coloca o controlo de tração em “modo de alerta” máximo.
Existe ainda um quarto modo de condução denominado User. Neste caso o condutor pode definir todos os parâmetros – potência do motor (EP), controlo de tração (HSTC) e efeito travão-motor (EB) – de forma individual, sendo que as escolhas ficam gravadas para utilização futura. Como nota importante, o sistema HSTC da Honda Hornet inclui também a função “anti-wheelie” integrada, e que se ajusta de acordo com o nível de intervenção selecionado para o HSTC e modo de condução.
Todas estas opções incluídas no pacote eletrónico da nova Honda Hornet são visualizadas e ajustadas através de um painel de instrumentos TFT, a cores, e com uma dimensão de 5,5 polegadas. O condutor poderá optar por entre quatro modos de visualização das informações.
Refira-se que em conjunto com a utilização do painel de instrumentos totalmente digital de última geração, a Hornet ganha também novos atributos tecnológicos. Por exemplo, esta instrumentação inclui o sistema de controlo por comandos de voz HSVC. Basta emparelhar o smartphone com a moto e a partir daí terá controlo por voz (requer capacete equipado com auscultadores e microfone) de várias funções como gerir chamadas telefónicas, música ou até as indicações de navegação do GPS.
Este sistema HSVC está disponível para dispositivos Android, e, pela primeira vez, também para dispositivos com sistema iOS.
No capítulo da segurança e ainda integrado nos sistemas tecnológicos instalados na Hornet, temos de destacar a sinalização de emergência. Quando o sistema deteta uma desaceleração mais forte (6 m/s ou 2,5 m/s se ABS for ativado), os intermitentes traseiros são automaticamente acionados de forma a avisar outros veículos.
E, como não pode deixar de acontecer numa época em que os motociclistas procuram sempre algo mais personalizado, a nova Honda CB750 Hornet também estará disponível com uma série de acessórios específicos que, para aqueles que preferirem simplificar, estarão agrupados em “packs” predefinidos: Sport, Style e Touring.
A Honda CB750 Hornet de 2023 vai estar disponível nos seguintes esquemas cromáticos:
– Branco Pérola Glare com quadro Vermelho Metalizado Flame e forquilha vermelha anodizada
– Preto Graphite com quadro Vermelho Metalizado Flame e forquilha vermelha anodizada
– Cinzento Metalizado Mate Iridium
– Amarelo Mate Goldfinch
Fique atento a www.motojornal.pt e canais digitais da Revista MotoJornal pois nos próximos dias teremos conteúdos variados e exclusivos obtidos na apresentação da Honda CB750 Hornet no Salão de Colónia INTERMOT. A não perder!
Vídeo oficial de apresentação e detalhes da nova Honda CB750 Hornet