Honda CBR650R, a nova desportiva

A CBR650R tornou-se numa moto desportiva que oferece adrenalina como uma RR, mas com funcionalidade que a tornam numa opção viável para o dia-a-dia.

Honda CBR650R
Cilindrada: 649 cc
Potência: 95 cv (70 kw)
Binário: 64 Nm
Peso: 207 kg (cheio)

A CBR650R vem substituir a CBR650F na gama da Honda, com um estilo novo e mais agressivo e uma posição de condução ainda mais desportiva. Durante o processo de transformação da CBR650R, tornou-se numa desportiva que oferece satisfação e adrenalina semelhantes às de uma RR, mas com funcionalidade suficiente, que a tornam numa opção viável para o transporte do dia-a-dia e nas viagens de fins de semana.

Postura desportiva na CBR650R

A posição de condução foi ajustada de forma a mover o peso do condutor mais para a frente e mais para baixo. Os avanços estão montados por baixo do triângulo superior, numa posição 30 mm mais para a frente e mais rebaixada do que na CBR650F, os poisa-pés estão 3 mm mais recuados e 6 mm mais altos. O banco está mais compacto, aumentando a sua postura agressiva. Os avanços estão montados por baixo do triângulo superior, numa posição 30 mm mais para a frente e mais rebaixada do que na CBR650F; os poisa-pés estão 3 mm mais recuados e 6 mm mais altos. A altura do banco mantém-se nos 810 mm.

Uma alma mais enérgica

Com a CBR650R, os engenheiros de desenvolvimento da Honda quiseram criar a forma mais pura de apreciar a condução de um modelo tetracilíndrico de média cilindrada com as melhores performances possíveis. Segundo a Honda, o motor DOHC de 16 válvulas e 649 cm³ foi optimizado para eliminar o ligeiro poço que se sentia às 5.500 rpm e oferecer mais 5% de potência acima das 10.000 rpm, com redline 1.000 rpm mais alto. O pico de potência é de 95 cv(70kW) e chega às 12.000 rpm, com o pico de binário de 64Nm a aparecer às 8.500 rpm. Há um kit de conversão de instalação fácil para 35 kW disponível para detentores de carta A2. A embraiagem assistida com função de deslizamento é uma novidade neste modelo e facilita a selecção de mudanças(com menos 12% de carga na manete), este tipo de unidade também permite gerir de melhor forma o bloqueio da roda traseira nas reduções rápidas. Também é novidade para 2019, o sistema HSTC que permite controlar a tracção da roda traseira e que pode ser desligado.

Ciclística mais ligeira

O quadro em aço foi actualizado para 2019 com pontos de pivot prensados, em vez de forjados; Esta solução pesa menos 1,9 kg do que o design anterior e usa duas travessas elípticas de rigidez específica e cuidadosamente equilibrada para uma maior rigidez na zona da coluna da direcção e flexibilidade nas secções das traves, oferecendo assim uma maneabilidade mais equilibrada e um melhor tacto. O peso em ordem de marcha foi reduzido para 207kg, graças não só ao quadro mais leve, mas também a outras medidas de redução do peso aplicadas no depósito de combustível e nos novos poisa-pés desportivos. Outra das novidades é a forquilha Showa USD SFF (funções diferentes em cada uma das forquilhas) de 41 mm e afinação da pré-carga da mola e do amortecimento em extensão. O ângulo da coluna da direcção é de 25,5° e o trail 101 mm, para uma distância entre eixos de 1.450 mm. As pinças dianteiras são de fixação radial e têm de quatro pistões e discos ondulados flutuantes de 310 mm de diâmetro. O ABS de dois canais é equipamento de série. As jantes de alumínio fundido têm um design renovado e montam pneus 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17 à frente e atrás, respectivamente.