A “temida” etapa maratona do evento acabou por ser a mais fantástica até agora! Foram 286 quilómetros com um pouco de tudo o que Marrocos tem para oferecer e este Africa Twin Epic Tour ficou realmente épico! Saímos de Boulmane Dades com direcção a Este novamente cruzando pistas nas montanhas de Jbel Saghro. Durante grande parte da manhã voltámos a ter um percurso muito técnico, marcado pela montanha e pela beleza das paisagens em altitude. O dia amanheceu diferente dos anteriores, com o muito vento que se fez sentir, o céu estava coberto por um manto de poeira e areia, diminuindo a visibilidade no horizonte, algo também habitual nas regiões desérticas, mas um espectáculo pouco usual para nós europeus. Saídos da montanha, rodámos muito tempo pelo vale de Alnif, numas pistas mais abertas, mas com várias armadilhas que punham à prova tanto a atenção dos pilotos como as suspensões e ciclística das Africa Twin. A zona é bastante árida, com arbustos baixos e algumas acácias, que dão as únicas sombras possíveis, mas que são um perigo para os pneus das motos, por causa dos espinhos grossos e duros. A nova Africa Twin Adventure Sports, brilha nestes troços em que a suspensão é mais desafiada. Com mais 20mm que a versão normal, acaba por ter uma capacidade acrescida de absorver os muitos saltos e depressões do terreno, sempre com uma capacidade de tracção impressionante, ajudando o piloto a manter-se a salvo de acidentes.
Surpresa em Marrocos
Quando parámos no ponto de almoço em M’Ssici, já sabíamos três coisas, que podíamos retemperar forças, que tínhamos à nossa espera um reabastecimento de combustível por garrafão, já que nesta zona sul de Marrocos não há postos de gasolina e que seria a altura de opção por cumprir o percurso até final pela pista de areia ou chegar a Merzouga via estrada. Muitos dos participantes, pelo cansaço acumulado e por receio que a areia os voltasse a quebrar fisicamente decidiram seguir por alcatrão, uma decisão que se arrependeram mais tarde pela beleza do percurso escolhido pela organização. Mas a Honda tinha uma surpresa na manga para todos, à nossa espera, não só para almoçar mas para rodar com o grupo os dias que faltam, estavam os pilotos da equipa de Rally do HRC, Paulo Gonçalves e Joan Barreda. Uma oportunidade única, não só de conhecer os pilotos, mas também de poder desfrutar das pistas de Marrocos com as Africa Twin. A tarde não poderia ficar melhor, as pistas abertas e largas, a areia dura, mole e a subida a uma enorme duna, marcarão para sempre quem as fez, a verdadeira imagem que quem vem a Marrocos procura, uma imensidão de espaços que liberta a alma e faz toda a gente querer voltar a este tipo de terreno. Antes de chegarmos a Rissani, no grupo que me juntei, ainda tivemos o infortúnio de uma queda de um piloto espanhol, que partiu uma clavícula. Ficam os parabéns à organização pela excelente resposta, com o carro médico a chegar muito rapidamente e a tratar tudo com muito profissionalismo. Depois de Rissani, faltavam os 40 quilómetros finais até Merzouga, por asfalto, mas debaixo de uma “tempestade” de areia que fechou o horizonte e preencheu parte da estrada. Um cenário diferente e muito bonito apesar de potencialmente perigoso. O jantar foi de festa e celebração, com muitas fotos com os pilotos oficiais e com a promessa de um quinto dia nas dunas do Erg Chebi. Amanhã conto tudo!