Honda Forza 125, renovada em 2018

Honda Forza 125
2018 Honda Forza 125
A Honda Forza 125 mantém a sua trajectória ascendente com um “restyling”. Tem pára-brisas com regulação eléctrica, piscas de direcção de LEDs, novos instrumentos, duas novas opções de cor, mais espaço adicional por baixo do banco e top case opcional de 45 litros.

Desde a sua introdução em 2015, a Forza 125 tem excedido todas as expectativas, evoluindo ano após ano graças ao feedback dos clientes, já contando com mais de 30.000 unidades vendidas até à data. As especificações de série da Forza 125 são muito completas, misturando uma boa agilidade com dimensões muito compactas. Permite viagens mais longas nas vias rápidas, graças às performances do seu motor, à fantástica protecção contra o vento e ao excelente conforto. Este modelo combina o conforto de uma maxi-scooter com uma atitude mais desportiva e uma maneabilidade muito ágil.

As boas prestações

Aproveitando o sucesso da Forza 125 anterior, este modelo é uma evolução para 2018, com linhas novas e diversas actualizações que visam melhorar ainda mais o conforto a bordo. O motor SOHC de quatro válvulas e refrigeração líquida da Forza 125 debita uma potência de 11 kW às 8.750 rpm e 12,5 N·m de binário às 8.250 rpm. O diâmetro e o curso são de 52,4 x 57,9 mm e a relação de compressão é de 11,5: 1. A Forza 125 tem uma boa aceleração, fazendo apenas 13,4 s dos 0 aos 200 m. A resposta a média rotação sé excelente, com boas recuperções na gama de velocidades típica de uma utilização em cidade (40-60 km). Sem grande esforço, a Forza é capaz de uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 90 km/h, para uma velocidade máxima de 108 km/h.

Os destaque da Forza 125

Os principais ingredientes do sucesso da Forza 125 não foram alterados para 2018: um motor de 4 válvulas, que combina performances líderes-da-classe e uma autonomia de 490 km por cada depósito de combustível, um chassis de baixo peso, que equilibra estabilidade a alta velocidade e capacidades de manobra em cidade e especificações muito completas, que incluem luzes de LEDs, sistema de chave Smart Key, capacidade para arrumar dois capacetes e conforto envolvente e abrangente para dois.

Mas este modelo conta também com novas adições nesta renovação. O nível das especificações e dos equipamentos atinge um mais elevado. O novo pára-brisas eléctrico permite a regulação de protecção contra o vento e uma visão desimpedida para frente. O novo painel de instrumentos apresenta todas as informações em formato digital, como complemento dos mostradores analógicos. Agora, os piscas de direcção são de LEDs, o espaço por baixo do banco aumentou 5,5 litros e a Smart Key também permite abrir e fechar a top case opcional de 45 litros.

O modelo chegará ao mercado português no Verão e o preço de venda ao público será anunciado oportunamente.

Ficha técnica

Motor
Tipo: Monocilíndrico a 4 tempos, 4 válvulas, SOHC, com refrigeração líquida
Cilindrada: 125 cc
Diâmetro e curso: 52,4 x 57,9 mm
Relação de compressão: 11:5: 1
Potência máxima: 15 cv/8.500 rpm
Binário máximo: 12,5 Nm/8.250 rpm
Embraiagem: Automática centrifuga
Transmissão: V-Matic
Alimentação: Pgm-FI Injecção electrónica
Depósito do combustível: 11,5 Litros

Ciclística
Suspensão Dianteira: forquilha telescópica de 33mm
Suspensão Traseira: Duplo amortecedor
Pneu Dianteiro: 120/70-15 56P
Pneu Traseiro: 140/70-14 68P
Travão dianteiro: Disco de 256mm
Travão Traseiro: Disco 240mm

Dimensões
Dimensões: 2.140 x 755 x 1.470 mm
Distância entre eixos: 1.490 mm
Altura mínima do assento: 780 mm
Altura mínima ao solo: 145 mm
Peso em ordem de marcha: 162 kg (ABS)