Com o lançamento mundial previsto para o Salão de Osaka que decorre até 21 de março naquela cidade japonesa, a Honda Hawk 11 promete tornar-se numa das propostas mais interessantes do gigante nipónico. A aposta é numa imagem claramente retro e associada aos modelos café racer. Mas todo o conjunto segue uma linha moderna.
A Honda tem-nos provocado com uma série de imagens em formato “teaser” que pouco nos deixam ver da Hawk 11. Porém, e momentos antes da apresentação oficial onde ficaremos a conhecer todos os detalhes de forma oficial, a Honda Japão publicou já algumas fotos bem reveladores de vários detalhes desta novidade.
A suportar todo o conjunto está um quadro e subquadro retirados diretamente da Africa Twin e também da nova NT1100. Aliás, olhando para as imagens que estão já disponíveis, é possível perceber que os diferentes elementos da ciclística serão idênticos aos das irmãs trail e touring.
O motor bicilíndrico de 1100 cc mantém-se como o “coração” que fornece toda a energia à nova Honda Hawk 11. Certamente o fabricante japonês poderá recorrer a uma diferente parametrização da eletrónica para transformar um pouco o caráter do motor de forma a adaptar-se melhor às exigências de uma moto puramente estradista.
Por outro lado, e sendo a Hawk 11 uma proposta que se baseia maioritariamente nas Africa Twin ou NT1100, isso significa que será possível adquirir esta moto com caixa de velocidades manual ou em opção a caixa automática DCT de duas embraiagens. Recordamos que a Honda revela que cada vez mais motociclistas estão a optar pela opção DCT devido à conveniência do seu funcionamento, cada vez mais refinado, principalmente nestas gerações mais recentes.
Em termos de opções eletrónicas, e de acordo com a imagem do painel de instrumentos digital, é possível perceber que o condutor terá à disposição três modos de potência do motor, três níveis diferentes de funcionamento do controlo de tração, e ainda três níveis de efeito travão motor.
O design da nova Honda Hawk 11 não difere muito daquilo que esperamos de uma moto tipo café racer. A Honda segue a linguagem estilística que já tinha adiantado através de uma moto conceptual que apaixonou os motociclistas europeus.
A carenagem dianteira onde se destaca uma grande ótica central redonda, com iluminação por LED, coloca a Honda Hawk 11 claramente em competição direta com propostas como a MV Agusta Superveloce, neste caso uma 800 cc de três cilindros, ou ainda com a nova Triumph Speed Triple 1200 RR que a revista MotoJornal já testou e aqui pode ver o nosso vídeo desse teste.
A Hawk 11 prateada que pode ver na galeria de fotos abaixo apresenta alguns opcionais desenhados pela Honda. Por exemplo, o sistema de escape termina numa ponteira com acabamento cromado e desenho diferente da ponteira de série.
De momento isto é o que se sabe sobre a nova Honda Hawk 11, com a apresentação oficial a decorrer nas próximas horas. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar a par e passo o lançamento mundial desta novidade Honda. A não perder!