Honda Hornet – O que já sabemos da nova naked

A nova geração da Honda Hornet está a suscitar enorme interesse. Aqui reunimos todas as informações que já sabemos desta novidade.

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Um dos segmentos mais populares entre os motociclistas europeus é o das naked de média cilindrada. A sua polivalência, custos de aquisição e manutenção relativamente contidos e acessíveis, mas também a sua beleza “crua”, onde os elementos mecânicos ficam praticamente totalmente a descoberto, transformam as naked em propostas bastante aliciantes. E nesse sentido o segmento está perto de receber uma novidade importante: Honda Hornet.

Um modelo tão relevante não apenas para o fabricante japonês, mas também para o mundo das duas rodas, a Honda Hornet vai passar por aquela que será a maior transformação de sempre do modelo.

Quanto tempo mais teremos de aguardar pelas fotos e informações oficiais da nova Hornet?

Não podemos confirmar a data de apresentação oficial desta novidade 2023, mas existe cada vez maior probabilidade de isso acontecer já na próxima semana, tendo em conta que a Revista MotoJornal foi convidada pela Honda Motos Portugal para estar presente no Salão de Colónia INTERMOT.

hornetSe será na INTERMOT que ficaremos a conhecer a nova Hornet ou outra novidade das várias que a Honda está a preparar, teremos de aguardar mais uns dias para o conseguir confirmar, pois sabemos que para além da naked esta plataforma 750 será aplicada a outros modelos como uma futura Transalp para os amantes do off-road.

Tendo tudo isto em conta, faz por isso todo o sentido reunir num único artigo todas as informações que já sabemos sobre esta novidade japonesa, em antecipação da apresentação oficial que deverá acontecer muito em breve.

Leia também – Honda Hornet: A história de um ícone

Nesta cronologia, as primeiras informações oficiais sobre a nova geração Honda Hornet para 2023 começaram a surgir em junho passado. Após muitas informações e contrainformações, algumas provenientes de fontes oficiais, outras nem por isso, e depois de no Salão de Milão EICMA de 2021 ter sido vista numa sala especial uma silhueta da Hornet Concept, a Revista MotoJornal esteve presente num evento especial em Itália, na fábrica de Atessa, onde fomos a única publicação portuguesa a ter acesso a algumas informações sobre a nova Hornet de 2023.

Na verdade, essa viagem permitiu-nos receber, em primeira-mão, as imagens que nos deixaram ver em formato conceptual as formas e esboços estilizados desta novidade.

Os esboços são isso mesmo. Esboços que nos permitem ter uma ideia de como será o design da nova Honda Hornet. Claramente a nova geração adota uma postura mais agressiva, linhas mais vincadas do que a última naked da marca a contar com o nome Hornet. Podemos dizer que será uma abordagem mais desportiva do conceito naked.

Giovanni Dovis, de 28 anos, é o responsável pelo design da Hornet na sua versão conceptual.

“A filosofia de design da Honda é criar algo puro e funcional, de uma forma simples e descomplicada – modelos que são ao mesmo tempo simples, bonitos e emocionalmente atraentes. Os últimos esboços mostram como o design da nova Hornet promete agilidade, dinamismo e leveza graças às suas proporções esguias, traseira pontiaguda e linhas muito distintas. Tudo isto permite criar um novo visual muito compacto, mas com caraterísticas de tensão e agressividade da frente para a traseira, o que nos revela a toda a verdadeira inclinação desportiva da Hornet”, contou-nos Dovis durante a visita à fábrica.

Depois de ficarmos a saber, pelo menos de uma forma estilizada, como será a linguagem de estilo da nova Honda Hornet, as nossas atenções viraram-se para o lado mais técnico, nomeadamente para qual será o motor escolhido pela marca japonesa.

Desde sempre que os motociclistas associam a Hornet ao motor quatro cilindros em linha. Foi essa a motorização aplicada às anteriores gerações, e por isso faria sentido, até porque a Honda continua a apostar neste tipo de motor, que a nova Hornet utilizasse uma versão atualizada e com “specs” mais desportivas deste motor.

Porém, e depois de em julho ficarmos a saber por intermédio da revista japonesa Young Machine que a Honda na realidade estaria a pensar numa nova plataforma inédita para aplicar a vários modelos, o que na altura eram apenas rumores, transformou-se em informação semioficial quando em agosto foi divulgado um vídeo “teaser”.

Nesse vídeo ficou claro que tipo de motor seria usado na nova Honda Hornet: um dois cilindros paralelos.

E mais uma vez, e cumprindo com um rigoroso calendário de divulgação de informações a conta-gotas, a Honda aguardou depois mais um mês para revelar informações detalhadas deste novo motor.

Foi assim que nos primeiros dias de setembro ficámos a saber qual será a cilindrada e potência gerada pelo motor dois cilindros da Honda Hornet.

A primeira coisa que teremos em atenção será a sua cilindrada: 755 cc. Na realidade, e embora tudo levasse a acreditar que seria uma evolução do motor da atual geração NC 750, este motor é muito mais aproximado ao motor dois cilindros da CRF1100L Africa Twin. E isso é facilmente percetível quando verificamos que o motor da nova Hornet 750 coloca os cilindros numa posição mais vertical.

Uma clara aproximação ao motor da Africa Twin, ao contrário do que verificamos nas NC 750 em que os cilindros ficam mais “deitados” para a frente.

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O motor dois cilindros em linha apresentará uma cilindrada de 755 cc, com distribuição SOHC e 8 válvulas (quatro por cilindro). De acordo com a Honda, é um motor que se destaca por ser compacto e leve, mantendo um caráter desportivo com as rotações a subirem de forma “livre”, para garantir que os motociclistas ainda encontram nesta nova motorização uma ligação ao antigo motor quatro em linha que se caracterizava por atingir rotações bem elevadas.

Ainda que a Honda Hornet 750 prometa uma boa dose de potência nos regimes mais elevados, a marca refere que o grande foco no desenvolvimento deste motor foi de o dotar de uma generosa dose de binário nos médios regimes, aproveitando ao máximo a ordem de ignição de 270 graus e um escape especialmente desenhado para otimizar a performance.

E por falar em performance, sabemos agora que este motor dois cilindros paralelos da Hornet 750 terá uma potência de 91,7 cv às 9.500 rpm, sendo que o binário máximo é de 75 Nm às 7.250 rpm. Isto significa que em relação à performance “pura e dura”, a nova Hornet 750 perde ligeiramente para a última Hornet 600 de quatro cilindros, moto que apresentava na ficha técnica 100 cv de potência.

Fuyuki Hosokawa, responsável pelos testes deste projeto da marca japonesa, refere que “A Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. O desempenho emocionante e envolvente sempre foi combinado com a agilidade e manobrabilidade. Antes de iniciar este projeto, pensámos muito sobre que tipo de desempenho queríamos dar ao motociclista. Sabíamos que era essencial manter a potência de ponta clássica da Hornet, e, ao mesmo tempo, como é uma nova geração do Hornet para os tempos modernos, queríamos que o motor tivesse uma sensação de binário realmente forte e uma sensação de ‘pulsação’. Para obter o tipo de desempenho e leveza de manobrabilidade que queríamos, sabíamos que tínhamos que desenvolver um motor de dois cilindros de curso curto totalmente novo, com cambota de 270°. Isso proporcionaria não apenas aquela performance de topo, mas também o binário desportivo em baixa rotação, ideal para conduzir em ambientes urbanos e acelerar à saída de curvas em estrada aberta”.

Fique atento a www.motojornal.pt pois vamos acompanhar de perto todas as novidades relacionadas com a chegada e apresentação da nova Honda Hornet 750. A não perder!