A Honda fez crescer a sua gama de scooters com a apresentação da Forza 750. Para além disso, a 300 foi remodelada e cresceu para 350 cc, e a 125 foi renovada.
A Forza 750 é uma scooter totalmente nova para a Honda, que utiliza o seu motor de dois cilindros paralelos já conhecido de outros modelos. O motor, de 58 cv, tem acelerador electrónico, três modos de condução pré-programados (e um quarto personalizável), controlo de tracção com três níveis. Em vez do tradicional CVT e caixa de velocidades centrífuga que costumamos encontrar nas scooters, a Forza 750 vem equipada com DCT, a transmissão de dupla embraiagem da Honda.
O motor é montado num quadro tubular e as suspensões estão a cargo de uma forquilha telescópica invertida de Ø41 mm e e sistema mono-amortecedor traseiro Pro-Link. O sistema de travagem dianteiro é composto por dois discos de Ø310 mm com pinças de quatro êmbolos de montagem radial. As jantes são de 17 polegadas à frente e 15 atrás.
Toda a iluminação é LED e a Forza 750 oferece ainda um ecrã TFT de 5″ com o novo sistema Honda Smartphone Voice Control integrado, que permite emparelhar o smartphone e controlá-lo por voz. A Forza está ainda equipada com smart key e por baixo do assento tem um espaço de 21 litros, com tomada USB.
Bem vinda Forza 750, adeus Integra
Como é evidente, a base desta nova Forza 750 é a Integra, que vai ser descontinuada, desaparecendo do catálogo da Honda. Assim, pode dizer-se que a Forza 750 é como que uma re-encarnação GT da Integra, com atributos que faltavam, como o espaço sob o assento; isto graças à jante mais pequena atrás. Apesar do desaparecimento da Integra, a X-ADV (se a Forza é a GT, esta é o SUV…) continuará em comercialização.
A Honda Forza 750 vai estar disponível numa versão de 38 kW para detentores da carta A2.
Forza 350 renovada
Depois de ter sido remodelada em 2018, a Forza 300 foi de novo alvo duma importante evolução. O seu motor passou de 279 para 330 cc, um crescimento de 51 cc, o que significa também um aumento de potência dos 25 para os 29 cv. Isto traduz-se num ligeiro aumento da velocidade máxima e da aceleração.
O novo motor tem tecnologia eSP+ para maior economia de combustível; a cambota é mais leve, as válvulas de admissão maiores e os corpos de acelerador de maior diâmetro (36 mm em vez de 34 mm).
O vidro dianteiro ajustável electricamente tem agora 40 mm mais de curso; sob o assento, para além do espaço para dois capacetes, existe agora uma tomada USB, substituindo a anterior tomada de 12 V.
Para além da iluminação LED, os piscas traseiros têm – tal como na nova Forza 750 – a função de sinalização de travagem de emergência. Ao ser detectada uma desaceleração de 6 m/s2 a menos de 53 km/h, os piscas são accionados para avisar os outros condutores. O cancelamento é automático. A ‘três e meio’ também está equipada com o sistema Honda Smartphone Voice Control.
Forza 125 actualizada
A mais pequena das Forza, a 125, foi actualizada para 2021. Recebeu alguns retoques estéticos, o vidro dianteiro tem mais 40 mm de curso no seu ajuste, e a tomada de 12 V foi substituída por uma USB no porta-luvas.
O seu motor eSP para além de cumprir a norma Euro5, está equipado com controlo de tracção.
A nova Honda Forza 750 tem início de comercialização em Portugal previsto já para Dezembro, enquanto que as 350 e 125 deverão chegar no início do próximo ano. Nenhum dos modelos tem ainda preço definido para o nosso mercado.