Honda renova as CRF1100L Africa Twin e Adventure Sports para 2024

As maxitrail japonesas apresentam diversas novidades para 2024. Descubra aqui os detalhes das novas Honda CRF1000L Africa Twin e Adventure Sports.

africa twin

Tanto a CRF1100L Africa Twin como a variante mais viajante denominada Adventure Sports são das maxitrail mais populares em Portugal. Para além da quantidade de motociclistas que as usam em pisos de asfalto, e aí, beneficiando do prático sistema DCT, não é difícil encontrar uma destas maxitrail a participar num evento “off road”.

Com tamanha popularidade, a Honda decidiu que em 2024 chega o momento de introduzir algumas novidades nestas maxitrail. Novidades ao nível da performance, conforto ou até na ciclística.

Ao nível da performance, tanto a CRF1100L Africa Twin como a variante Adventure Sports continuam a dar uso ao popular motor bicilíndrico paralelo de 1084 cc. Uma unidade motriz de eficácia comprovada e que continua a ser o coração da família Africa Twin.

Para 2024, o motor Honda beneficia de um aumento nas performances, particularmente ao nível do binário, a baixas e médias rotações.

africa twinA potência máxima mantém-se nos 75 kW (101 cv), mas o aumento de 7% no binário máximo permita subir agora para os mais generosos 112 Nm, que ainda por cima chegam mais cedo, às 5.500 rpm, em vez de às 6.250 rpm como até agora.

Do ponto de vista técnico encontramos ainda outras novidades como a relação de compressão que passa de 10,1:1 para 10,5:1, o que, juntamente com as alterações no comando das válvulas, nas aberturas da admissão e na programação da centralina, permitem ao motor disponibilizar um desempenho otimizado e mais interessante nos mais diversos cenários de utilização.

As alterações adicionais ao sistema de escape também contribuem para o aumento das performances, com um novo sistema de escape que oferece uma sonoridade mais agradável e pulsante a baixa rotação e uma tonalidade grave que se torna mais notória à medida que as rotações sobem.

africa twinAmbos os modelos vão estar disponíveis com caixa manual ou caixa automática de dupla embraiagem (DCT).

Para 2024, o sistema DCT da Africa Twin foi aperfeiçoado para tirar mais partido do aumento nas performances do motor, passando a reduzir mais cedo.

O sistema também beneficia de uma melhor deteção de curvas e apresenta agora uma sensação mais natural e suave no arranque inicial e entre a primeira e a segunda velocidades, para garantir que o condutor usufruir de uma sensação de maior ligação à moto.

Refira-se que no ano passado (2022), as duas versões da Africa Twin foram as motos mais vendidas da Honda. 49% dos proprietários da CRF1100L Africa Twin optaram por adquirir a moto com a caixa DCT, enquanto na Adventure Sports essa percentagem subiu para 71%, revelando que a Honda está no caminho certo ao apostar nesta tecnologia.

Honda CRF1100L Africa Twin – os destaques

Mantendo a roda dianteira de 21 polegadas própria para a condução todo-o-terreno, a CRF1100L Africa Twin inclui agora pneus Metzeler Karoo Street sem câmaras-de-ar como equipamento de série, que permitem reparações rápidas de furos durante a condução sem necessidade de remover a roda.

Caso o condutor pretenda praticar um “off road” mais extremo ou mais percursos fora-de-estrada, também pode montar pneus de tacos Michelin Anakee Wild.

Para tornar a condução em estrada ainda mais confortável, e montado numa carenagem frontal atualizada e de design agressivo, a nova Africa Twin apresenta um novo para-brisas de maiores dimensões, agora com regulação em 5 posições em altura, que oferece a máxima visibilidade para a frente ou uma maior proteção contra o vento, dependendo da escolha do condutor.

A CRF1100L Africa Twin vai estar disponível nos concessionários nacionais por um PVP ainda por definir, nas cores Vermelho Grand Prix e Preto Ballistic Metalizado Mate.

africa twinHonda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports – os destaques

A CRF1100L Africa Twin Adventure Sports é a proposta que a marca japonesa define como sendo capaz de cruzar continentes, e que em 2022 representou 56% das vendas de Africa Twin na Europa.

Para 2024 também beneficia de uma série de atualizações práticas e de performance que reforçam ainda mais o seu apelo para as viagens de longa distância.

A alteração mais óbvia em relação ao modelo anterior é uma atualização substancial da parte dianteira. Com a adição de uma nova roda dianteira de 19 polegadas, o curso da suspensão EERA da Showa foi reduzido em 20 mm.

Juntamente com a instalação de um pneu dianteiro mais largo, estas alterações combinam-se para dar ao condutor mais aderência e feedback na parte dianteira, especialmente quando totalmente carregada ou a dois, sem comprometer drasticamente o desempenho fora-de-estrada.

Esta alteração na dianteira também reduz o centro de gravidade da CRF1100L Africa Twin Adventure Sports, contribuindo para, de acordo com a Honda, melhorar a capacidade de manobra a baixa velocidade e o alcance dos pés ao chão.

africa twinConcebida para percorrer longas distâncias, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports vê a sua carenagem dianteira ser redesenhada de forma a adotar uma imagem mais agressiva e para melhorar a deflexão do vento e a aerodinâmica da parte superior do corpo do condutor.

Tal como a sua irmã, a Adventure Sports possui um para-brisas com 5 níveis de regulação em altura. O assento é novo e utiliza espuma de uretano de 15 mm de espessura, com densidade otimizada para reduzir a fadiga da condução de longa distância.

A CRF1100L Africa Twin estará disponível nas cores Preto Metalizado Mate Ballistic e Branco Tricolor Pérola Glare, e também aguardamos a confirmação oficial em relação ao PVP deste modelo em Portugal.

Por fim, e porque muitos proprietários procuram personalizar as suas Africa Twin de forma a adaptar as maxitrail às mais diversas situações e necessidades, a Honda disponibilizará um completo conjunto de acessórios oficiais.

Para garantir que o condutor da Africa Twin tem sempre a sua moto exatamente como deseja, vão ser disponibilizados packs de acessórios dedicados, disponíveis individualmente ou em quatro packs dedicados: Rally, Adventure, Urban e Travel. Os acessórios incluem até 128 L de bagagem, proteção adicional do chassis e opções de assentos mais baixos.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!