Honda Team Asia recorda RC 143

A primeira vitória da Honda surgiu em 1961 e seis décadas depois os japoneses continuam a ser referências no MotoGP.

No mesmo fim‑de‑semana em que a Honda celebra os 60 anos de envolvimento na competição, a equipa Honda Team Asia tem uma decoração especial para a prova holandesa do campeonato e onde será recordada a RC 143, a moto com a qual a marca conseguiu a sua primeira vitória no campeonato do mundo, em 1961.

O pequeno australiano Tom Phillis foi então o vencedor dessa corrida, ele que tinha sido também o primeiro piloto não japonês a assinar um contrato com a marca que queria estrear-se no mundo da competição. Depois de abandonar na Ilha de Man em 1960 nas 125 e 250, Phillis mostrou que a Honda estava nas corridas para vencer ao ganhar na primeira corrida do mundial realizada então no circuito urbano de Montjuich em Barcelona com a mítica RC 143 com motor de 125cc a quatro-tempos.

Seis décadas depois a marca caminha para as 800 vitórias – em 2015 Marc Marquez assinou a 700 – e tem mais de 300 vitórias na classe raínha, sendo por isso mais do que justificada esta invocação nas motos de Kaito Toba e Ai Ogura ao longo deste fim‑de‑semana de Assen.