Desde a sua introdução em 2017, a Honda X-ADV captou a essência da liberdade em duas rodas num conjunto único e exclusivo, conquistando um público fiel em toda a Europa graças à sua mistura inovadora de moto de aventura de capacidades superiores e a utilidade e o caráter prático de uma scooter grande.
As mais recentes novidades desta scooter crossover começam no design da moto, com carenagens redesenhadas para dar um aspeto mais agressivo à frente da X-ADV, com a inclusão de vários ângulos fortes e arestas mais definidas, que ajudam a criar o que a marca japonesa define como sendo “Um aspeto quase de origami” para esta renovação de 2025.
A assinatura luminosa frontal sai também reforçada pelos faróis duplos com tecnologia LED, que foram também redesenhados de forma a adaptarem-se à nova imagem da X-ADV. Neste caso incluem agora luzes DRL diurnas de condução. Uma opção que a Honda destaca como sendo altamente eficaz e também integram subtilmente os intermitentes.
A X-ADV de 2025 tem equipamento de série ainda mais rico, com o objetivo de aumentar o caráter prático e o conforto.
Neste caso podemos começar por referir o painel TFT a cores de cinco polegadas que foi revisto, com novos grafismos, menus e funcionalidades renovadas, tudo a responder aos comandos de um novo comutador retro iluminado de quatro vias.
O painel TFT foi concebido para dar a melhor legibilidade nos momentos em que a luminosidade exterior é mais intensa, e também inclui a conectividade Honda RoadSync para smartphones, oferecendo uma integração perfeita.
Para aqueles motociclistas que utilizam a X-ADV para percursos de maior distância, a Honda instala de série o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro. Esta é outra adição útil ao equipamento da versão de 2025 para viagens mais longas.
As outras atualizações visam aumentar o caráter prático e o conforto e relevam-se num assento mais espesso – de desenho remodelado para facilitar o acesso ao solo – e um para-brisas revisto com maior facilidade de ajuste da sua altura.
A Honda, como fabricante que procura seguir as tendências mais ecológicas da nossa sociedade, procurou adequar a construção da X-ADV para seguir esta estratégia ecologista.
Por isso, a versão de 2025 tem 25 componentes feitos de materiais sustentáveis. Por exemplo, plásticos reciclados e plásticos de biomassa – uma utilização extensiva de tais materiais sem precedentes em qualquer outra moto Honda.
Esta utilização do material Durabio sustentável e de outros plásticos e materiais de borracha reciclados faz parte do objetivo a longo prazo da empresa de conseguir “Uma utilização de materiais 100% sustentáveis” até 2050.
Em maior detalhe, aqui ficam os destaques dos componentes que a Honda utiliza na X-ADV e são provenientes de um processo de reciclagem:
– Pela primeira vez, são utilizados materiais reciclados, com origem nos para-choques dos automóveis Honda, no compartimento debaixo do assento e na parte de baixo do assento.
– É usado material de polipropileno reciclado pré-consumido em várias coberturas e painéis da X-ADV.
– É usado plástico de biomassa DURABIO nas coberturas das carenagens laterais e no para-brisas.
– Esta utilização pioneira de plástico de biomassa DURABIO nos chassis das motos tem a vantagem adicional de evitar as emissões de CO2 associadas ao processo de pintura convencional.
Tal como antes, o motor de dois cilindros paralelos combina performances fortes, a baixa e média rotação, com grande facilidade de utilização e excelente eficiência de combustível. A potência de pico mantém-se nos 43,1 kW com um binário de 69 Nm, consumos até 3,6 l/100 km.
Para 2025, os engenheiros da Honda aperfeiçoaram ainda mais a transmissão de dupla embraiagem (DCT), para oferecer uma tração mais suave logo a partir de parada e um maior controlo a velocidades inferiores a 10 km/h. Isto aumenta consideravelmente as capacidades da X-ADV em ambientes urbanos.
A base de tudo isto é um quadro robusto em tubos em aço, com uma forquilha dianteira invertida, com bainhas de 41 mm de diâmetro, e um monoamortecedor traseiro com sistema Pro-Link montado num braço oscilante em alumínio.
A scooter crossover assenta em jantes de raios, 17 polegadas à frente e 15 polegadas atrás, sendo que a travagem fica a cargo de duas pinças de montagem radial de quatro êmbolos que ‘mordem’ discos flutuantes de 296 mm. Atrás, a Honda instala uma pinça simpes e um só disco de 240 mm.
Em termos visuais, a atualização para 2025 inclui também uma nova paleta de cores, com a X-ADV a ser proposta em três novas cores: Preto Graphite, Branco Pérola Glare e Cinzento Mate Deep Mud.
Adicionalmente, a X-ADV vai estar disponível numa edição especial (Special Edition), Amarelo Dourado Mate Finch, um esquema cromático arrojado estilo “cyberpunk”, com um conjunto exclusivo de gráficos de duas tonalidades.
Aguardamos agora pela confirmação oficial por parte da Honda Portugal Motos sobre quando é que poderemos esperar ver esta novidade para o próximo ano nos concessionários nacionais, e também qual será o seu preço.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!