Husqvarna Svartpilen 801 – Já sabemos a data da apresentação e mais detalhes!

A Husqvarna Svartpilen 801 mostra-se ainda em versão protótipo num “teaser”, mas já sabemos quando vai ser apresentada e outros detalhes.

svartpilen 801

A Husqvarna, marca que integra o conglomerado empresarial do mundo das duas rodas que é o Pierer Mobility Group, acaba de confirmar que a sua próxima novidade a chegar à estrada está quase pronta para a grande apresentação mundial. A nova Svartpilen 801, uma proposta de estilo scrambler mas com cariz mais desportivo, mostra-se para já ainda em formato protótipo num “teaser”, embora a marca confirme que em breve veremos a moto no seu formato de produção.

De acordo com as informações oficiais hoje divulgadas pela Husqvarna em comunicado, a nova Svartpilen 801 será apresentada no próximo dia 19 de março.

Será nesse dia que ficaremos a conhecer todos os detalhes desta moto que se vai mostrando em fotos e vídeos “teaser”, nomeadamente mostrando os seus argumentos dinâmicos (e divertidos!) numa pista oval de um lago gelado e também em pisos de lama, ao melhor estilo scrambler.

svartpilen 801No comunicado da Husqvarna, podemos ler que a Svartpilen 801 “É o novo modelo de média cilindrada desenhado para oferecer uma potente combinação de prestações, agilidade e estilo contemporâneo, para levar a condução para patamares mais elevados”.

E como é que vai conseguir atingir estes objetivos agora anunciados?

Para o conseguir, a Husqvarna vai recorrer à plataforma já conhecida da 790 Duke fabricada pela KTM, marca que também integra o Pierer Mobility Group. Isto significa utilizar o motor bicilíndrico LC8c de 799 cc e que se mostra capaz de disponibilizar uma potência de 105 cv.

Vai ser utilizado, claro, como elemento de reforço do quadro tubular em aço, uma estrutura do tipo treliça, que é transplantado da KTM, enquanto o subquadro traseiro foi redesenhado pela Husqvarna. Tudo indica que isso se deve à necessidade de adaptar esta estrutura de forma a permitir aos designers da marca criar a traseira da Svartpilen 801 mais plana, mantendo assim as formas das motos do tipo scrambler.

Em combinação com o motor LC8c encontraremos na nova Svartpilen 801 uma caixa de 6 velocidades assistida por embraiagem deslizante, para além do valioso sistema de quickshift que permitirá trocar de caixa, tanto para subir como para descer de relações, sem obrigar o condutor a recorrer à embraiagem.

Também de acordo com a Husqvarna, que agora entra em modo “acelerador a fundo” nestes dias que antecedem a apresentação da moto, como forma de criar maior entusiasmo nos possíveis clientes, a nova Svartpilen 801 será “Líder na sua classe” no que diz respeito ao pacote tecnológico.

Isto significa que podemos esperar encontrar de série modos de condução – Sport, Street e Rain, para além dos modos opcionais como acontece na KTM –, controlo de tração parametrizado para corresponder ao ângulo de inclinação, ABS com função em curva, ou ainda o controlo do efeito travão motor.

As fotos da Svartpilen 801 na sua versão protótipo, e para lá da decoração especial para camuflar as suas formas finais, mostram que esta moto dá uso a suspensões WP, provavelmente iguais às usadas pela KTM 790 Duke, embora se possa esperar que a Husqvarna usará afinações específicas, enquanto os travões de quatro pistões no eixo dianteiro são também, pelo menos visualmente, muito parecidos com os da moto “laranja”.

Do que também já se sabe oficialmente, esta moto vai apresentar um peso de 181 kg. Fica por esclarecer se este peso será já a contar com líquidos (gasolina, óleo do motor e refrigerante, etc), ou se é o peso a seco.

Vídeo – Husqvarna Svartpilen 801 Prototype

Todos os detalhes serão oficialmente anunciados e revelados no próximo dia 19 de março quando a Husqvarna apresentar ao mundo das duas rodas a nova Svartpilen 801.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!