Inauguração da escultura memorial a Paulo Gonçalves – Todos os detalhes

A 10 de dezembro em Esposende será inaugurada a escultura memorial em honra de Paulo Gonçalves. Aqui ficam os detalhes do evento.

Paulo Gonçalves faleceu a 12 de janeiro de 2020 quando fazia aquilo que mais gostava: competir de moto e no Rali Dakar. O piloto português destacou-se ao longo da sua vida pela forma “feroz” e leal com que sempre disputou as diversas competições em que esteve envolvido, e nos últimos anos da sua carreira, o nosso ‘Speedy’, como também era conhecido, era uma das figuras maiores do Rali Dakar.

Com um talento incrível para pilotar uma moto fora de estrada (e até em estrada!), Paulo Gonçalves deixou-nos cedo demais, e deixou também na nossa memória momentos incríveis, de capacidade de superação, de resiliência e de paixão pelo motociclismo e pelos valores da mais saudável competição.

Agora, e fruto da vontade em homenagear este que foi um dos grandes pilotos portugueses de motos, a sua história ficará eternizada na forma de uma escultura memorial que ficará localizada no Parque Paulo Gonçalves em Esposende.

A escultura tem vindo a ser trabalhada e concretizada ao longo dos últimos meses, e será inaugurada a 10 de fevereiro (sábado) pelas 15H30.

paulo gonçalvesO projeto que utiliza peças e componentes mecânicos doados e outros objetos metálicos soldados pesa 8 toneladas e tem cinco metros de altura. Desenvolveu-se entre uma parceria que envolveu o fotojornalista Paulo Maria, a Associação Speedy Forever e o Município de Esposende.

Esta obra ficará instalada no chamado Souto Citadino, localizado em Esposende, face da Estrada Nacional 13, classificada como Rota do Norte, entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal, espaço que passa a designar-se “Parque Paulo Gonçalves”.

Embora o projeto tenha vindo a ser divulgado nas redes sociais, a sua forma final apenas será conhecida integralmente no dia da inauguração, e a organização do evento realça que todos os motociclistas e fãs do piloto estão convidados a marcar presença neste momento especial para relembrar Paulo Gonçalves. A obra irá replicar o piloto em ação na sua moto.

A cerimónia de inauguração terá os seguintes momentos:

– Bênção;

– Descerrar da placa da designação toponímica com a atribuição do nome “Parque Paulo Gonçalves”;

– Descerrar da Escultura Memorial do Piloto Paulo Gonçalves;

– Intervenções.

Para garantir que não tem dificuldades em encontrar o caminho aqui ficam as coordenadas GPS do local: 41.530518, -8.776137.

No sábado dia 10 de fevereiro de 2024 às 15H30, em Esposende, estão todos convidados para mais esta merecida homenagem ao nosso ‘Speedy’!

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!