O museu austríaco Top Mountain Motorcycle Crosspoint, em Hochgurgl, foi inaugurado em 2016 pela mão dos empresários hoteleiros Alban e Attila Scheiber, dois irmãos gémeos fanáticos pela história da indústria e cultura do motociclismo.
Infelizmente, por motivos ainda desconhecidos, deflagrou um incêndio por volta das 4h30 desta manhã naquele museu de arquitetura moderna, um edifício com muitos revestimentos de madeira de 3000 metros quadrados, que acabou por destruir o espólio composto por 230 motos históricas, produzidas por mais de 100 construtores diferentes, bem como alguns automóveis que também estavam no seu interior em exposição.
As autoridades ainda não avançaram as causas do fogo, nem tão pouco se conhece oficialmente a extensão dos danos provocados na valiosa colecção de motos daquele museu. Ao que tudo indica ficou totalmente destruída. Ninguém ficou ferido no incêndio.
Este espaço era já um ex-libris na zona montanhosa do tirol austríaco, na região de Obergurgl-Hochgurgl, onde existem várias instâncias de ski e hóteis de montanha.
Em actualização
Vídeo de apresentação do museu: