Indian apresenta assento arrefecido

A Indian está constantemente a procurar novas soluções que permitam aumentar o conforto dos utilizadores e passageiros. O assento arrefecido já é realidade.

Os assentos aquecidos são sobejamente conhecidos e apreciados, mas a Indian foi mais além… Na procura incessante por novas soluções, apresentou agora um assento que além de aquecido, pode ser também arrefecido.
Sem dúvida um sistema revolucionário, que vai permitir melhorar ainda mais o conforto dos utilizadores e melhorar a sua experiência nos dias mais quentes.

Esta nova tecnologia, cuja patente aguarda aprovação final, é composta por três princípios fundamentais:

  • Um módulo termoeléctrico permite afastar o calor do utilizador;
  • O sistema de ductos, assegura a refrigeração do módulo termoeléctrico;
  • A utilização de Grafeno, um material altamente condutor e flexível, optimiza a distribuição do aquecimento ou do arrefecimento, mantendo assim níveis de conforto superiores.

A tecnologia termoeléctrica da Indian Motorcycle é muito mais eficaz, comparativamente aos sistemas comuns utilizados no mercado automóvel, vulgarmente conhecido como sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado).

Uma das vantagens da nova tecnologia ClimaCommand é que produz uma superfície fria ao toque, em vez de se limitar a difundir o ar frio através dos orifícios à superfície.

“Apesar dos avanços na tecnologia de aquecimento e arrefecimento para os assentos, ainda não tínhamos visto tecnologia de refrigeração que realmente fosse capaz de eliminar o desconforto causado pelo tempo quente. Com o sistema ClimaCommand, a nossa equipa de engenheiros resolveu finalmente esse problema,” afirmou Ross Clifford, vice-presidente dos acessórios, equipamento e vestuário na Indian Motorcycle. “A tecnologia termoeléctrica combinada com o Grafeno vira por completo as regras do jogo e é outro exemplo de que a Indian Motorcycle está realmente a fazer a diferença na tecnologia presente no mercado.”

Para conseguir o efeito de aquecimento ou arrefecimento por indução, está instalado um módulo termoeléctrico dentro do assento, que regula directamente a temperatura. A electricidade é aplicada pelo módulo termoeléctrico ao grafeno, fazendo com que um lado o material absorva o calor e o lado oposto proceda à dissipação.

Ao inverter o fluxo eléctrico, as temperaturas quente e frio alternam em ambos os lados. O grafeno, que é um nanomaterial criado a partir de 100% de átomos de carbono, é então usado para garantir que o aquecimento e o arrefecimento sejam distribuídos de forma uniforme por todo o assento.

O assento ClimaCommand Classic apresenta um conforto sem precedentes, para os modelos Indian equipados com motor Thunderstroke. Os controlos independentes para condutor e passageiro (alto, médio e baixo) permitem-lhes ajustar independentemente o aquecimento ou arrefecimento do seu assento. Sem perfurações, pontos de respiração ou ductos, a capa do assento em vinil é altamente resistente à água e raios UV.

Para maior conforto, os passageiros podem ainda adicionar os apoios para os braços almofadados ou uma almofada de encosto para a top case, ambos desenhados para fazer conjunto com o novo assento ClimaCommand Classic.

Importa ainda referir que o assento clássico ClimaCommand não é compatível (ainda) com o sistema Ride Command. No entanto, os modelos Chieftain e Roadmaster de 2020, que chegam ao mercado no final do ano, já vão ter versões cujo sistema Ride Command vai permitir interagir com os assentos ClimaCommand.

Mais informações em www.indianmotorcycle.pt