Depois de lhe termos mostrado o fantástico trabalho de Brice Hennebert e da sua Workhorse Speed Shop e que resultou na Indian FTR AMA, o customizador belga volta a ser destaque na revista MotoJornal por causa do seu mais recente trabalho, a Indian FTR Black Swan.
Esta segunda Indian FTR preparada e altamente modificada pela Workhorse Speed Shop foi criada a pedido do proprietário da Indian FTR AMA, com o objetivo de a oferecer ao seu irmão e assim poderem os dois desfrutar destas motos americanas totalmente fabricadas de acordo com os seus desejos e sonhos.
Para concretizar a Indian FTR Black Swan, Brice Hennebert voltou a ter como ponto de partida a Indian FTR.
Porém, ao olhar para as fotos, ninguém diria que se trata da naked V-twin inspirada nas motos de flat track. Esta é uma extravagância de fibra de carbono que não deixa ninguém indiferente à sua passagem!
Com o cliente a dar total liberdade criativa a Brice Hennebert, o conceito da Indian FTR Black Swan (Cisne Negro em português) nasce quando o proprietário da Workhorse Speed Shop competiu nas corridas do evento Wheels and Waves.
Nessas corridas enfrentou a Miracle Mike, uma Indian Scout com assinatura da The Young Guns. E depois as formas gerais da FTR Black Swan acabam por ir buscar inspiração às superdesportivas dos anos 90, às modernas motos de Grande Prémio ou ainda aos Porsche preparados pela Rauh-Welt.
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Aos primeiros esboços seguiu-se uma visita à sede da Akrapovic na Eslovénia.
Foi aí que Brice Hennebert ajudou a fabricar o completo sistema de escape, em titânio, claro, e que obrigou a desenhar a partir de uma folha em branco os coletores de forma a que terminem na ponteira escondida debaixo do motor V-twin da Indian FTR.
Essa viagem à Eslovénia quase impediu Brice Hennebert de regressar à sua oficina na Bélgica. Devido às restrições impostas na União Europeia na altura em que apareceu o Covid-19, o proprietário da Workhorse Speed Shop quase ficou “preso” na Eslovénia. Porém, lá conseguiu chegar à sua oficina. E a partir daí o projeto Black Swan realmente ganhou asas para voar!
Brice não perdeu muito tempo a criar a estrutura que serviu de suporte para formar o desenho das carenagens em barro. Felizmente, e graças às novas tecnologias, Brice não perdeu muito tempo e apenas teve de se preocupar com metade da moto: “Esta parte foi realmente mais fácil do que eu esperava porque não precisei de criar um corpo inteiro simétrico em barro, apenas metade da moto para servir de molde. Assim que fiquei satisfeito com a forma, usei um scanner 3D para passar a forma à Formae Design que trabalharam comigo para refinar o formato de forma virtual, criar a forma simétrica de todo o corpo, e integrar os acessórios e pontos de fixação”.
Mas os trabalhos da Workhorse Speed Shop são conhecidos pela quantidade de elementos fabricados à mão. E a Indian FTR Black Swan não é exceção!
O depósito fabricado em alumínio foi desenhado para se adaptar ao sistema de admissão original da moto. A Vinco Racing Engineering ajudou nas peças maquinadas como o pivot do braço oscilante ou as placas laterais do quadro. Por sua vez, Brice Hennebert acabou por trabalhar e construir à mão o braço oscilante em tubos de alumínio 7020.
Vídeo – Indian FTR Black Swan x Workhorse Speed Shop
Mas a peça de destaque é a enorme carenagem que confere à Indian FTR Black Swan a sua postura agressiva e desportiva. Esta peça que torna todo o projeto numa autêntica extravagância em duas rodas, foi concretizado pela 13.8 Composites. O design em barro serviu de base para criar o molde. E algumas semanas depois, a carenagem única era entregue na oficina da Workhorse Speed Shop:
“Como eu decidi deixar a fibra de carbono à vista sem pintura, dei ao Robert (da 13.8 Composites) a liberdade de optar pelo tipo de fibra de carbono que achava que melhor se enquadrava na moto. Após algumas semanas de espera, ele voltou com esta peça diabólica! Toda a carenagem pesa apenas 1,8 kg. Criar este corpo foi a grande tarefa deste projeto, é tudo menos prática, mas eu estava determinado em ter uma peça única”, refere Brice Hennebert.
Mas esta Indian FTR Black Swan é uma moto que será conduzida em estrada.
Para garantir máxima segurança e eficácia, a Workhorse Speed Shop recorreu a alguns parceiros como os especialistas em travagem Beringer, que forneceram um sistema protótipo e extremamente leve, jantes Rotobox em fibra de carbono, pneus Dunlop estilo GP, mas também receberam por parte da Öhlins um conjunto de suspensões exclusivas e com acabamento em preto para se manterem dentro do tema do projeto.
Talvez o único elemento que se destaca tanto como a carenagem integral em fibra de carbono seja a ótica dianteira. Brice Hennebert utiliza um conjunto de motores elétricos para controlar um conjunto de “pestanas” que abrem e fecham sobre a ótica.
Todo o conjunto acaba por ganhar um toque ainda mais extravagante quando olhamos para o exótico assento fabricado pela Silver Machine Seats. Como não poderia deixar de ser, o assento está forrado a Alcantara, o mesmo material que Brice Hennebert decidiu usar para forrar todo o cockpit da Indian FTR Black Swan. Um detalhe que é mais do que um “piscar de olho” aos automóveis de competição que também serviram de inspiração neste projeto.