Todos aqueles motociclistas que gostam do estilo americano vão poder desfrutar das novas Indian Scout Sixty Bobber e Scout Sixty Classic. Duas variantes que partem da mesma plataforma, e que disponibilizam sensações estéticas e dinâmicas diferenciadas.
Depois de algum tempo ausente dos mercados internacionais devido às regras de homologações mais exigentes, as Scout Sixty estão de regresso às nossas estradas. Um regresso impulsionado pela introdução do novo motor SpeedPlus, que foi estreado há alguns meses com a também nova Scout.
Apostando na introdução de novos materiais, que ajudam a reduzir o peso destes modelos, a gama Scout Sixty, a mais acessível da gama atual da Indian, regressa em 2025 em dois ‘sabores’: a Bobber e a Classic.
Como referimos, estes modelos passam a contar com o mais recente motor SpeedPlus de 999 cc totalmente redesenhado. Este bicilíndrico em V tem capacidade para gerar um pico de binário de 87 Nm enquanto a marca americana anuncia uma potência máxima de 85 cv. Este motor mais pequeno é arrefecido a líquido, estando combinado com uma transmissão de cinco velocidades.
Desta forma a marca procura corresponder às expectativas dos motociclistas que procuram o estilo americano, mas querem algo mais acessível e fácil de explorar.
O quadro conta com uma configuração de tubos de aço, com uma geometria concebida para deixar o condutor das Scout Sixty Bobber e Classic em posição baixa e descontraída. A baixa altura de assento está pensada para garantir uma experiência de condução que inspira confiança para motociclistas de todas as estaturas e níveis de experiência, e contribui para posicionar o centro de gravidade em posição mais baixa.
Isto confere à Scout Sixty uma sensação de leveza logo a partir do momento em que é levantada do descanso lateral, e que depois se traduz numa manobrabilidade otimizada a baixa velocidade.
Toda a gama Scout Sixty está equipada de série com controlos centrados, mantendo os pés dos condutores firmemente posicionados para baixo para uma condução mais fácil e um melhor controlo do conjunto.
Por outro lado, podemos destacar a instalação do Sistema de Travagem Anti bloqueio (ABS) de série em toda a gama, enquanto o Controlo de Tração e os Modos de Condução estão disponíveis nas versões Limited e são opcionais nas versões Standard.
Tal como noutros modelos Indian, os modos de condução da Scout Sixty (Sport, Standard, Rain) proporcionam três respostas de aceleração distintas para adequação a diferentes estilos de condução e a diferentes condições de estrada.
E por falar em versões, a Indian concebeu duas versões, ou níveis de acabamento, para cada modelo Scout Sixty. Ou seja, tanto a Bobber como a Classic podem ser adquiridas em versões Standard ou Limited. E o que diferencia cada versão?
– Standard: A versão Scout Sixty Standard proporciona aos motociclistas todos os recursos essenciais para se fazerem à estrada. Uma arquitetura elétrica que inclui ABS, iluminação LED, um novo indicador de nível de combustível, novos controlos nos punhos e uma bateria maior. A versão Standard inclui também um painel de instrumentos analógico e ignição com chave.
– Limited: Elevando a fasquia com recursos centrados no motociclista, os modelos com acabamento Limited oferecem tudo o que a versão Standard oferece, e ainda mais. O Cruise Control proporciona uma condução cómoda em autoestrada, o Controlo de Tração garante que mesmo quando a aderência é reduzida a eletrónica mantém a moto sob controlo para uma condução confiante e previsível, e os Modos de Condução oferecem uma experiência de condução personalizada. Esta versão tem ainda uma porta USB. Os modelos Limited também apresentam emblemas exclusivos do motor e quadro.
Claro que o proprietário das novas Scout Sixty poderá ainda adicionar o seu estilo pessoal a cada modelo. Isto porque existe uma completa e diversificada gama de acessórios destinados às Scout.
De acordo com a marca, são mais de 100 acessórios disponíveis: painel de instrumentos TFT com ecrã tátil Ride Command, assentos de desenhos diferentes, para-brisas mais altos, alforges, entre muitas outras opções.
Os acessórios são compatíveis com as Scout de 1250 cc, o que ajuda a criar uma sensação de ‘família’ em toda a gama, e eleva para um total de 32 configurações diferentes do ponto de vista da ergonomia.
De acordo com a Indian, estas novidades estarão disponíveis nos concessionários a partir de janeiro de 2025. Em termos de preços, a Scout Sixty Bobber Standard tem um PVP desde 12.890€, a Scout Sixty Bobber Limited tem um PVP desde 14.390€, a Scout Sixty Classic Standard tem um PVP desde 13.690€, e por fim a Scout Sixty Classic Limited com um PVP desde 14.690€.
Galeria de fotos Indian Scout Sixty Bobber e Classic
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!