O primeiro fabricante de motos de origem nos Estados Unidos da América acaba de revelar ao mundo a sua mais recente proposta para o segmento cruiser. A nova Indian Sport Chief chegará em breve aos concessionários da marca americana em todo o mundo, e mantendo a atitude cruiser, adiciona-lhe o desempenho desportivo que permitirá desfrutar deste modelo no limite.
Ao conceber a Sport Chief, a Indian Motorcycle concentrou-se na performance, utilizando componentes premium de marcas comprovadas.
Utilizando forquilha dianteira invertida fornecida pelos especialistas da KYB, que também encontramos na Indian Challenger, a Sport Chief garantirá uma capacidade de manobra e performance de condução superior.
Os travões são assinados pelos italianos da Brembo, destacando-se os dois discos dianteiros mordidos por pinças de travão de quatro pistões, de montagem radial, que proporcionam uma eficácia de travagem que levará o condutor a puxar por esta performance cruiser ao limite na entrada em curva.
Na traseira encontramos os amortecedores FOX com reservatório externo, que aumentam o curso para 100 mm comparando com a normal Chief, e o ângulo máximo de inclinação aumenta para 29,5 graus. O resultado é uma Indian Sport Chief que “pede” para ser explorada de forma mais agressiva e que proporciona a confiança e a capacidade de levar a experiência de condução a outro nível.
Em destaque nesta novidade encontramos um potente motor V-twin.
O bem-conhecido dois cilindros Thunderstroke 116 (1890 cc), com acabamento em preto, é refrigerado por ar e garante um binário bastante generoso, sendo que a Indian anuncia que o pico de binário será de 162 Nm, disponíveis desde baixas rotações, e que são transmitidos para a roda traseira, e para o asfalto, sendo geridos por uma robusta transmissão que conta com caixa de 6 velocidades e escalonamento específico.
O motor, para maior conforto térmico do condutor e economia de combustível, conta com tecnologia de desativação seletiva do cilindro traseiro. Isto significa que, quando reunidas uma série de condições de utilização, o motor automaticamente “desliga” o cilindro traseiro, sendo que assim que necessário voltará a funcionar de forma automática e quase impercetível para o condutor da Sport Chief.
Sentado no assento monoposto Gun Fighter, o condutor da Sport Chief desfrutará de um painel de instrumentos com informação bastante completa. Apesar do design clássico redondo, este elemento é na verdade totalmente digital, tem uma dimensão total de 101 mm de diâmetro, e para além de poder ser “comandado” através dos botões no punho esquerdo, recorre ainda à tecnologia de sensibilidade ao toque.
Refira-se que neste painel de instrumentos o condutor pode visualizar as informações de GPS com recurso a indicações curva-a-curva.
Mantendo a imagem cruiser, a nova Indian Sport Chief ganha um design desportivo graças à nova carenagem frontal. Esta máscara de farol envolve a tradicional ótica redonda, que recorre a tecnologia de iluminação LED, ajudando assim o condutor a usufruir de alguma proteção aerodinâmica, adaptando-se à imagem clássica das cruiser americanas.
Mike Dougherty, presidente da Indian Motorcycle, afirma que “Com a Sport Chief, estamos entusiasmados com a expansão da gama de modelos com um modelo orientado para a performance, que foi especificamente construído para oferecer performance aos condutores que valorizam componentes de elevada qualidade”, palavras que são também reforçadas pela opinião de Ola Stenegärd, diretor de design industrial da Indian Motorcycle, que destaca que “Quisemos manter a mesma atitude descontraída e músculo americano mas aprimorando-a ainda mais com componentes que, não só lhe conferem estilo e atitude que exalam performance, como também elevam a fasquia para todas as cruisers de performance”.
A nova Indian Sport Chief estará em breve nos concessionários da marca e nas opções de cor Black Smoke, Ruby Smoke e Stealth Gray. O preço desta moto em Portugal é desde 21.990€.
Galeria de fotos da Indian Sport Chief
Clique aqui para ficar a conhecer em mais detalhe a gama da Indian Motorcycle.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!