Tal como previsto, o terceiro dia dos International Six Days Enduro (ISDE) foi significativamente mais duro para as centenas de pilotos que defendem as cores dos respetivos países. Isto porque a chuva apareceu em força na região de Silleda, na Galiza, e obrigou pilotos e motos a enfrentarem condições particularmente exigentes.
Neste que foi mais um dia na 98ª edição dos ISDE, as Seleções de Portugal conseguiram superar as dificuldades do percurso. As cores nacionais permanecem entre os dez melhores, quer no que diz respeito à seleção sénior, quer ao nível da seleção júnior.
Ainda assim, temos de referir que equipa sénior, concorrente ao Troféu Mundial, não evitou a descida do 9º para o 10º posto, sendo superada pela motivada seleção da Suécia, a recuperar mais duas posições (para o 8º lugar) após um começo de prova pouco conseguido.
Ainda assim, o objetivo declarado para o quarto dia dos ISDE é superar a rival mais direta no momento, a Áustria, que está no 9º posto com somente 36 segundos de vantagem sobre Portugal.
No terceiro dia de competição os pilotos percorreram duas voltas a um percurso montanhoso com cerca de 120 km de extensão, desenhado na zona de Vilatuxe e Lalin, a sul de Silleda, com a chuva a agravar a dureza natural do percurso.
No duelo ‘privado’ que se tem travado entre Josep Garcia e Steve Holcombe, hoje foi a vez do espanhol vencer o dia, mas isso não impede que a fortíssima equipa francesa continue a liderar, aumentando a sua vantagem face à Espanha e Estados Unidos, que se encontram nas posições imediatas.
Entre as equipas concorrentes ao Troféu Mundial Júnior, a Suécia continua firme na liderança, seguida pela França a pouco mais de dois minutos e pelos Estados Unidos a oito minutos. O trio português composto por Rúben Ferreira, Frederico Rocha e Francisco Leite mantém a 7ª posição, com a 6ª posição, pertencente à Grã-Bretanha, mas já algo distante.
Quando às prestações individuais, Luís Oliveira continua a ser o melhor colocado entre os portugueses nesta fase dos ISDE, seguido do melhor dos juniores, Rúben Ferreira, e dos restantes três pilotos da equipa sénior: Bruno Charrua, Renato Silva e Gonçalo Reis.
Francisco Leite roda um pouco mais atrás, com Frederico Rocha a descer um pouco na geral devido à penalização de um minuto que lhe foi imposta por atraso, devido a uma reparação menor na sua moto.
No quarto dia dos International Six Days Enduro 2024 os pilotos vão voltar a percorrer o mesmo percurso do terceiro dia.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!