Conforme estava previsto, arrancou esta segunda-feira a edição de 2024 dos históricos ISDE – International Six Days Enduro. Trata-se da 98ª edição desta competição que é a mais antiga disputada sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Com o ‘centro de operações’ localizado em Silleda, na Galiza, Espanha, as cores de Portugal foram bem representadas neste primeiro dia de ação dos ISDE.
Isto porque a seleção sénior de Portugal logrou terminar o dia inaugural no 10º posto entre as formações do Troféu Mundial, enquanto o trio júnior instalou-se na 7ª posição entre as seleções concorrentes ao Troféu Júnior.
Com um dos homens ‘da casa’, o espanhol Josep Garcia, a ser o mais rápido no primeiro dia dos ISDE, batendo o seu habitual rival do Mundial, o britânico Steve Holcombe, por 8,96 segundos, acabou por ser a mais homogénea formação francesa a instalar-se no comando do Troféu Mundial.
Os pilotos franceses ocuparam mesmo os 3º, 4º, 5º e 6º lugares da geral individual.
Por equipas, os Estados Unidos, detentores do cobiçado Troféu, ocupam o 2º posto à frente da Espanha. Seguem-se a Austrália, República Checa, Chile, Bélgica, Áustria e Canadá, com Portugal no 10º posto a menos de um minuto da equipa canadiana.
A Grã-Bretanha e a Itália fecharam em 17º e 18º lugares devido aos azares sofridos por duas das suas ‘estrelas’, respetivamente Harry Edmonson e Andrea Verona (este último a abandonar com problemas mecânicos).
Já no Troféu Júnior a liderança está entregue à Suécia, seguida por França e Estados Unidos. Portugal está no 7º lugar entre as 13 seleções júnior presentes nestes ISDE. Também aqui uma das favoritas, a Itália, está desde já arredada dos primeiros lugares, devido ao abandono de Manuel Verzeroli.
Os pilotos portugueses enfrentaram este primeiro dia numa toada mais cautelosa, um dia em que, contrariando as previsões, acabou por não chover.
Luís Oliveira foi o melhor colocado entre as cores nacionais, em 60º da geral (24º da classe E2) a 3m50s do primeiro, seguido de perto por Bruno Charrua (25º E2) e Renato Silva (28º E2). Segue-se o melhor posicionado da equipa júnior, Rúben Ferreira, em 75º (24º da classe E1) a 4m49s, e depois Gonçalo Reis (36º E2) e os restantes dois pilotos juniores, Frederico Rocha (32º E1) e Francisco Leite (41º E1), este último aos comandos de uma 125 cc.
Esta terça-feira disputa-se o segundo dia dos ISDE.
A organização preparou uma repetição do percurso do dia de abertura, com duas voltas de 127 km desenhadas a noroeste de Silleda, perto de Santiago de Compostela, e somente uma ligeira alteração numa das especiais.
Mas, caso a chuva venha a surgir, com o piso já massacrado pela passagem no primeiro dia de quase cinco centenas de meia de concorrentes em duas voltas, espera-se uma jornada com dureza acrescida.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!