Joana Gonçalves em 12º no Mundial de Enduro na Finlândia

A piloto portuguesa marcou presença na segunda ronda do Mundial de Enduro Feminino. Joana Gonçalves terminou em 12º na Finlândia.

Foi, como se esperava, uma jornada complicada para os pilotos que participaram na segunda ronda do Mundial de Enduro 2023 e que levou a caravana deste campeonato a visitar a Finlândia. Entre as senhoras estava a piloto portuguesa Joana Gonçalves, a única lusa em competição, e que tinha claras expectativas de prosseguir a sua evolução e obter bons resultados.

Tendo a localidade de Heinola como “quartel-general” de toda esta jornada nórdica, as condições climatéricas instáveis acabaram por adicionar um fator de dificuldade extra, que obrigaram as pilotos a darem o máximo de si e a procurarem ultrapassar os obstáculos de forma a garantir que as suas motos aguentavam até ao fim dos dois dias de competição.

Antes dos dois dias (sábado e domingo) com um percurso com cerca de 50 km e três especiais cronometradas, todos os pilotos alinharam na SuperTest Akrapovic no final de dia de sexta-feira. Joana Gonçalves e a sua Husqvarna decorada com as cores da Magnorange entrava motivada na competição e apesar de um pequeno contratempo num dos obstáculos desta especial espetáculo, garantia o 9º lugar entre as Senhoras.

joana gonçalves

Já no primeiro dia desta etapa do Mundial de Enduro, a exigência e a variedade de obstáculos que os pilotos foram encontrando ao longo de todo o dia de competição foi, sem dúvida, o maior adversário. Um percurso marcado pela muita lama, areia e especiais traiçoeiras com raízes e pedra ao longo de muitos quilómetros. A Joana Gonçalves viria a garantir no primeiro dia na Finlândia o 10º lugar.

“Um percurso longo e difícil, pelo que temos que estar muito atentos, para não ficarmos atascados na lama. A Enduro-Test, acho que nunca tinha feito nada igual. Raízes e pedras ao longo de cerca de 7 km foi verdadeiramente exigente. Acabei por cair várias vezes e a realidade é que foi na Extreme que mais me diverti”, comentou Joana Gonçalves no final do dia de sábado.

Depois de ultrapassado o primeiro dia na Finlândia, no derradeiro dia de competição e com as especiais completamente “destruídas”, o maior desafio era progredir no terreno.

Joana Gonçalves terminava o domingo em 12º lugar e garantia pontos para o Mundial de Enduro.  Após duas jornadas cumpridas na atual temporada, a piloto portuguesa da Husqvarna é agora 12ª classificada na classe Senhoras deste mundial sempre muito competitivo, somando um total de 16 pontos em duas rondas.

Após finalizar a jornada finlandesa, Joana Gonçalves referiu que “Foi muito complicado na Enduro-Test. Não consegui mesmo ‘encaixar’ e perdia muito tempo para as minhas mais diretas adversárias. Este foi um fim de semana de muita aprendizagem, em terrenos onde não me sinto muito à-vontade e onde terei que evoluir. Parece caricato, mas a especial que mais gostei e onde me senti melhor ao longo de dois dias, acabou por ser a Extreme-Test. Estou pronta para a próxima jornada, sei que evoluí em muitos aspetos e é no futuro que me irei focar”.

Refira-se ainda que esta jornada finlandesa foi conquistada pela britânica Jane Daniels (Fantic), que assim reforçou a liderança do campeonato somando pontuação máxima (80 pontos), seguida por Francesca Nocera (Honda) e ainda a sueca Hedvig Malm (KTM) a fechar as contas do pódio.

Depois de cumprido o fim de semana na Finlândia, o Mundial de Enduro Feminino prossegue com a terceira jornada já no próximo fim de semana em Skovde, mas desta feita na Suécia.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!