A Federação Internacional de Motociclismo vai a eleições no próximo dia 1 de Dezembro, durante a realização da sua Assembleia Geral em Andorra, e neste momento Jorge Viegas é o único candidato à presidência.
Jorge Viegas e Wolfgang Srb eram os candidatos à sucessão de Vito Ippolito, que termina o limite de três mandatos como presidente da FIM. Porém, Srb, antigo presidente da Comissão de Motocross, anunciou hoje a renúncia à eleição, ao mesmo tempo que se demitiu do cargo de Presidente da FIM Europa que ocupava desde 2014, tendo sido re-eleito a 30 de Junho deste ano. O austríaco invocou motivos de saúde para terminar o seu envolvimento com a FIM.
Eleição assegurada
Com o abandono de Wolfgang Srb, Jorge Viegas tem a sua eleição assegurada. Viegas pertence actualmente à direcção da FIM, e já tinha sido candidato à presidência em 2014, tendo perdido para Vito Ippolito, que foi re-eleito para o seu terceiro e último mandato.
Jorge Viegas, de 61 anos de idade, foi fundador da Federação Nacional de Motociclismo, hoje Federação de Motociclismo de Portugal, à qual presidiu durante mais de 20 anos. Foi eleito vice-presidente da FIM em 2016 e actualmente é um dos quatro membros da direcção da entidade que rege as actividades desportivas motociclísticas a nível mundial.
Após eleito, Jorge Viegas sucederá a Vito Ippolito, venezuelano de 66 anos de idade, que ocupa a presidência da FIM desde 2006, estando a terminar o seu último mandato do máximo de três consecutivos que os estatutos da Federação Internacional de Motociclismo permitem.
Nas eleições de 1 de Dezembro, para além do presidente, serão ainda eleitos três vice-presidentes e três auditores internos.