Jorge Viegas abre a FIM ao mundo exterior

Jorge Viegas quebra barreiras na FIM e abre a instituição ao mundo.

Quebrando barreiras e desafiando novos limites nos 70 anos de história dos Grandes Prémios, o recentemente eleito presidente da FIM, Jorge Viegas, fez a primeira apresentação do género na véspera do arranque do da temporada 2019 do mundial MotoGP.

Perante a imprensa internacional presente no circuito asiático, Jorge Viegas foi acompanhado por: Carmelo Ezpeleta – CEO da Dorna; Abdul Rahman Al Mannai – Presidente QMMF; Khalid Al Remaihi – Vice President LCSC e General Manager do Circuito de Losail; Hervé Poncharal – Presidente da IRTA; Mike Trimby – CEO da IRTA;  Takanao TSUBOUCHI – Representante da MSMA and membros da FIM.

O novo presidente da Federação Internacional de Motociclismo explicou que pretende tornar mais visível o trabalho da FIM para o mundo, e mostrar de forma clara como a sua função é essencial e fundamental para a segurança e verdade do campeonato através dos serviço, apoio e pessoal que providencia.

Jorge Viegas confirmou que a missão da FIM no MotoGP é criar em conjunto com a Comissão de Grandes Prémios e aplicar as mesmas e as sanções decididas pelo painel de fiscais da FIM. A FIM tem ainda a seu cargo a homologação dos circuitos, a segurança incluindo os aspectos médicos e todo o programa anti-dopping A estes factores junta-se ainda o treino dos fiscais, incluindo o director de corrida, fiscais ou comissários, sendo este treino realizado em diversos seminários ministrados pelos instrutores da FIM em diversos pontos do planeta. O responsável máximo do motociclismo a nível mundial revelou igualmente que em cada GP são necessários 300 discais de pista, num desafio humano e técnico de elevada dificuldade para elementos que são voluntários e que dedicam ao desporto o seu tempo livre.

Depois de manifestar a sua posição o Presidente da FIM convidou cada membro do ‘staff’ da FIM presente na sala a explicar qual a sua responsabilidade na estrutura do MotoGP.

‘É a primeira vez em sete décadas de Grandes Prémios que a FIM organiza uma apresentação como esta que foi hoje feita aqui em Doha. O meu objectivo é abrir a FIM ao mundo exterior e explicar o papel preponderante que a FIM tem no campeonato. Graças a uma colaboração muito próxima entre todas as partes, Dorna, IRTA e MSMA, trabalhamos para gerir e promover da melhor forma o campeonato do mundo MotoGP. Depois de termos estado aqui queremos repetir a apresentação em todas as outras disciplinas igualmente.’ comentou igualmente Jorge Viegas depois de mais um momento histórico na existência da instituição a que preside.