Katana, o Regresso ao Futuro

A Suzuki abriu a gaveta das memórias e recuperou um modelo histórico: a Katana.

Suzuki Katana 2018

A nova Katana é uma interpretação do mítico modelo apresentado no início dos anos ’80 do século passado. Em 2017 tinham apresentado um protótipo deste modelo, e depois das reacções positivas obtidas em Milão, a marca japonesa decidiu avançar para a produção. A inspiração na Katana original é óbvia e, tal como a Katana original, o desenho inicial do protótipo foi realizado por um designer europeu. A nova Katana usa o motor da geração de 2005-2008 da GSX-R 1000. O tetracilíndrico de 999 cc foi revisto e adaptado à nova utilização e debita 147 cv, sendo montado num quadro de dupla trave em alumínio. No trem dianteiro tem uma forquilha invertida KYB de 43 mm de diâmetro e um mono-amortecedor atrás.

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Suzuki Katana 2018 painel
O painel de instrumentos LCD inclui uma ampla quantidade de informações num espaço relativamente compacto. O conta-rotação em formato de barra possui uma função de “pico atingido”, que mostra o máximo de rotações atingidas
rpm quando o regime desce. Tem velocímetro, conta-rotações, trip duplo, lap timer, mudança engrenada, temperatura do liquido de refrigeração, autonomia, consumo médio e instantâneo, nível do controlo de tracção, nível de combustível e relógio.

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Suzuki Katana 2018 quadro
O quadro dupla trave em alumínio foi desenhado para oferecer agilidade e um excelente desempenho em estrada.
As trave principais da estrutura são desenhada para ligar directamente a coluna de direcção ao veio do braço oscilante, o ideal para ter elevada rigidez e baixo peso.
O braço oscilante da liga de alumínio vem do GSX-R1000 2016 é rígido e robusto para proporcionar um excelente contacto com o asfalto.

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Suzuki Katana 2018 injecção
O sistema de injecção de combustível usa o SDTV da Suzuki (Suzuki Dual Throttle Valve) em corpos de Ø44mm de diâmetro. As borboletas de acelerador secundárias são controladas por um servomotor para uma entrega de potência mais suave e uma eficiência de combustão optimizada.
Os injectores de combustível de 10 orifícios melhoram a atomização da mistura.

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Suzuki Katana 2018 escape
O sistema de escape 4-2-1, com tubos equalizadores entre 1-4 e 2-3 cilindros, garante um som de excitante e contribui para desempenho optimizado do motor.
O sistema possui uma câmara extra sob o motor, que ajuda a minimizar o tamanho do silenciador, e faz uso de uma válvula SET (Suzuki Exhaust Tuning). O sistema SET controla as ondas de pressão de escape para melhorar a combustão do motor a baixas rotações.

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Suzuki Katana 2018 frente
A forma e o posicionamentos dos LEDs na óptica dianteira destacam a imagem agressiva e o carácter vincado da Katana.

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