Que a Kawasaki está a estudar formas de produzir em série motos elétricas ou capazes de aproveitar motorizações alternativas, não é segredo para ninguém. A casa de Akashi há muito que tem vindo a revelar detalhes dos seus projetos, alguns com motorização elétrica, outros com motorização híbrida. E na mais recente edição das 8 Horas de Suzuka vimos em pista, numa exibição surpresa, precisamente os dois protótipos que deixam antever o futuro da Kawasaki a este nível.
Até agora apenas os engenheiros da marca japonesa e os fãs que estiveram no evento no circuito de Suzuka tinham conseguido ver ao vivo o protótipo elétrico Kawasaki EV.
Porém, na edição 2022 do Salão de Colónia INTERMOT, e apenas durante o tempo que demorou ao diretor executivo da Kawasaki Motors Europe, Masaya Tsuruno, fazer o discurso de abertura do evento, o muito aguardado protótipo EV esteve em exposição pela primeira vez em solo europeu.
Este foi um por isso um momento bastante importante e relevante para o futuro da Kawasaki ao nível das motos elétricas. Tudo porque a marca já confirmou que o protótipo EV serve de base para um futuro modelo de produção em série.
Embora mantendo o compromisso da Kawasaki no fabrico de motos equipadas com motor de combustão interna, Masaya Tsuruno fez questão de destacar que o plano estratégico da casa de Akashi passa mesmo pelo desenvolvimento de motos elétricas ou que utilizem combustíveis sintéticos e biocombustíveis, sem esquecer motorizações alternativas, como motor híbrido, que também já existe em formato protótipo.
Para conseguir colocar ao alcance dos motociclistas de todo o mundo estas novas Kawasaki, incluindo a versão de produção do protótipo EV, a divisão de motos da marca japonesa vai poder apoiar-se e usar toda a experiência e tecnologia de outras divisões do grupo nipónico, e que, por exemplo, levou ao aparecimento dos diversos modelos equipados com motor sobrealimentado por compressor volumétrico.
E quando é que podemos esperar ver o resultado de todos estes projetos alternativos da Kawasaki nos concessionários de todo o mundo?
A resposta a esta questão ainda permanece no segredo dos deuses. Porém, sabemos que o compromisso assumido pela marca, e mais precisamente pelo presidente da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito, é apresentar três motos elétricas até final de 2022.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar a par de todas as novidades e projetos da Kawasaki ao nível das motos elétricas, nomeadamente a grande novidade que será derivada do protótipo EV.