Kawasaki Ninja 7 HEV – A desportiva híbrida que oferece o melhor de dois mundos

A Kawasaki apresenta a primeira moto híbrida desportiva. Fique a conhecer os detalhes da nova Ninja 7 HEV, com motor a combustão e elétrico.

ninja 7 hev

A Kawasaki aposta forte na apresentação de novidades alternativas na procura de levar o mundo das duas rodas para algo mais sustentável. Exemplo disso são as novas motos elétricas Ninja e-1 e Z e-1, propostas totalmente elétricas. Mas a marca de Akashi acredita que o futuro do mundo das duas rodas não está apenas nas motos 100% elétricas, e por isso tem desenvolvido outras soluções como a tecnologia do hidrogénio, ou, como agora ficámos a conhecer em melhor detalhe, uma motorização híbrida que se estreia na nova Kawasaki Ninja 7 HEV.

Esta moto nasce com o objetivo de cumprir com os desejos da Kawasaki em atingir a neutralidade carbónica a longo prazo. Para isso, a Ninja 7 HEV dá uso a uma combinação de motores, um a combustão interna e um segundo motor elétrico que ajuda o primeiro a maximizar prestações e reduzindo emissões e consumos de combustível.

No centro da nova Ninja 7 HEV encontramos um motor, também ele desenvolvido especificamente para este modelo, que aposta numa arquitetura de dois cilindros paralelos com uma cilindrada de 451 cc. Dando uso a sistema de refrigeração por líquido, está acoplado a um sistema de transmissão com caixa de velocidades automática ou manual.

ninja 7 hevPara além desse motor a combustão interna, a Kawasaki instala na Ninja 7 HEV um motor elétrico com uma potência máxima de 9 kw.

Isto significa que, de acordo com a marca japonesa, esta novidade funciona combinando os dois motores, otimizando consumos e eficiência, mas também permitindo ao condutor usufruir de uma performance superior. A Kawasaki anuncia uma potência de cerca de 60 cv que sobe para os 70 cv graças à função “e-boost”.

Em termos de dimensões, a Ninja 7 HEV apresentará dimensões dentro dos padrões de uma convencional moto de média cilindrada, sendo que combina a performance de uma moto de 600 ou 700 cc com a capacidade de aceleração de uma moto elétrica que rivalizará com uma desportiva de 1000 cc graças à função “e-boost”, e tudo isto mantendo os consumos próximos do que vemos numa moto de 250 cc com motor a combustão interna.

O condutor da Ninja 7 HEV terá à disposição três modos de funcionamento para desfrutar desta moto híbrida: Sport-Hybrid, Eco-Hybrid ou EV, este último usa exclusivamente o motor elétrico, sendo que a Kawasaki destaca que a sua autonomia é muito limitada, tal como a velocidade máxima quando este modo está selecionado. Os restantes modos dão uso à tecnologia híbrida, em que o motor elétrico irá ajudar o motor a combustão a corresponder da melhor forma às necessidades de condução.

ninja 7 hevEm termos de tecnologias que encontramos na nova Ninja 7 HEV encontramos o sistema de “stop & start”, que desliga o motor quando, por exemplo, a moto para num semáforo, ou ainda o denominado de Automatic Launch Position Finder, um sistema que, quando selecionado pelo condutor, automaticamente engrena a 1ª relação de caixa com a moto parada e desbloqueia modos de condução, incluindo marcha-atrás, para ajudar nas manobras a baixa velocidade.

Mantendo um estilo característico das motos mais exóticas da Kawasaki, a Ninja 7 HEV conta com o tradicional quadro tipo treliça, uma estrutura concebida em tubos de aço, mas que foi profundamente trabalhada para acomodar, sem aumentar dimensões gerais, o motor a combustão e o motor elétrico, para além da bateria de 48V de iões de lítio posicionada mais ao centro do conjunto para otimizar a distribuição de pesos.

A Kawasaki, embora estejamos a falar de uma moto desportiva, define a posição de condução da Ninja 7 HEV como sendo descontraída, permitindo ao condutor usufruir da moto sem esforço. Já o painel de instrumentos é uma unidade TFT a cores, que permite, claro, ligação ao smartphone do condutor por intermédio de ligação Bluetooth.

Esta radical e inovadora Ninja 7 HEV da marca de Akashi, representada em Portugal pelo grupo Multimoto, tem data prevista de início de comercialização a partir de janeiro de 2024, tornando-se assim numa proposta verdadeiramente a ter em conta por todos aqueles motociclistas que desejam conduzir uma moto especial e sem igual no mundo das duas rodas.

Apesar de ter adiantado uma data para início de comercialização, a Kawasaki não revelou ainda qual será o preço a pagar para ter uma Ninja 7 HEV na garagem.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!