O mundo motociclístico foi abalado com a apresentação da Kawasaki Ninja H2, com a sua construção muito exclusiva e motor com compressor, que na versão R oferece aproximadamente 300 cavalos de potência e atingiu os 400 km/h em 26 segundos nas mão de Kenan Sufuoglu. Este ano a Kawasaki decidiu colocar esta tecnologia ao serviço de uma moto que pode alcançar uma mais amplo leque de clientes e que “pisca o olho” aos antigos clientes da ZZR1400.
A Ninja H2 SX é uma turístico desportiva que tem por base a mecânica da H2. O quadro treliça em tubos de aço e o motor de quatro cilindros com compressor, que garante uma potência de 200 cv, são aqui utilizados para trazer o melhor da tecnologia ao mundo real, segundo a Kawasaki. O “Balanced Supercherged Engine”, nome dado a esta unidade motriz, foi desenvolvido para ser usado no dia-a-dia, com uma resposta mais forte que a H2 a médios regimes, com uma grande eficiência de combustível. As suas características procuram oferecer uma utilização descontraída em grandes distâncias, maneabilidade a baixa velocidade e a exaltação que só um motor com compressor consegue oferecer.
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[hotspotitem] As suspensões oferecem uma boa combinação de conforto e eficiência. Ambos os conjuntos, dianteiro e traseiro, são totalmente ajustáveis, possibilitando um acerto específico para condições de condução mais descontraída ou mais desportiva.
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[hotspotitem]Luzes instalada na zona lateral da carenagem ajudam a iluminar a estrada em curva. Cada uma das três luzes de cada um dos lados tem uma direcção fixa e acendem-se gradualmente consoante o grau de inclinação. [/hotspotitem]
[hotspotitem]Tal como na Ninja H2, também a versão SX faz uso de um monobraço na suspensão traseira, desenhado para ter uma elevada rigidez e baixo peso. Esta é uma estrutura composta por diferente tipos de alumínio e é 15 mm mais longo.
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[hotspotitem]O motor é um dos elementos mais marcantes da Ninja H2 SX, uma unidade de 4 cilindros, 998 cc, com um compressor que garante 200 cv de potência (210 cv com o Ram Air), com uma entrega muito cheia a médios regimes.
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[hotspotitem]A travagem é realizada por um conjunto de dois discos de 320 mm com pinças de montagem radial e Cornering ABS com modulação para facilitar a entrada em curva, mesmo com os travões accionados. [/hotspotitem]
[hotspotitem]Na versão SE a Ninja H2 SX tem um painel de instrumentos de TFT a cores que oferece uma melhor visibilidade e acesso a um nível de informação superior que o d versão base.
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[hotspotitem]A câmara do Ram Air foi desenhada para uma maior eficiência do motor e é construída em alumínio para ter a necessária rigidez estrutural e ajudar a dissipar calor. Com um volume optimizado, passou de 6 para 5 litros, contribui para um funcionamento mais preciso do compressor
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[hotspotitem]A turbina da Ninja H2 SX é específica do modelo e foi desenhada pela marca. Embora o tamanho seja o mesmo o desenho e ângulo das alhetas foi revisto e optimizado para o nível de potência disponibilizado. A turbina gira a 9,2 vezes da velocidade da cambota.
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FICHA TÉCNICA
Tipo | 4 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas |
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Cilindrada | 998 cc |
Diâmetro/Curso | 76 mm x 55 mm |
Potência máxima | 200 CV/11.000 rpm |
Binário máximo | 137,7 Nm/9.500 rpm |
Alimentação | Injecção electrónica, compressor |
Compressão | 11,2:1 |
Escape | Sistema de escape 4-1 |
Embraiagem | Multidisco, banho de óleo |
Transmissão final | corrente |
Caixa de velocidades | 6 velocidades |
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Quadro | Quadro de treliça tubular em aço |
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Braço oscilante | Mono-braço oscilante em alumínio |
Pneu dianteiro | 120/70 R 17 |
Pneu traseiro | 190/55 R 17 |
Suspensão dianteira | Forquilha invertida de 43 mm com 120 mm de curso, com regulação de compressão e extensão de hidráulico, com pré carga da mola. |
Suspensão traseira | Monoamortecedor Uni-Trak, com 139 mm de curso, com regulação de compressão e extensão de hidráulico, com pré carga da mola. |
Travão dianteiro | Dois discos de 320 mm, pinças monobloco de montagem Radial, com Cornering ABS. |
Travão traseiro | Disco de 250 mm, com pinça de dois pistões |
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Altura | 1205 mm |
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Altura do assento | 835 mm |
Distância entre eixos | 1480 mm |
Comprimento Total | 2.135 mm |
Peso em ordem de marcha | 256 kg |
Capacidade do depósito | 19 l |
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A Ninja H2 SX pesa apenas mais 18 kg que a versão desportiva o que a coloca numa relação de peso potência entre a Ninja H2 e a ZZR1400. As alterações ao nível estrutural do quadro em treliça, visaram permitir o transporte de passageiro e bagagem, mantendo umas boas prestações e estabilidade em velocidades elevadas. A H2 SX tem um grande potencial de aceleração junto com um elevado nível de conforto para turismo uma posição de condução desportiva mas descontraída e um conjunto de elementos electrónicos de última geração que aumenta a confiança na utilização de todo este potencial. É utilizada uma IMU(Inertial Mesurement Unit) da Bosch que garante a leitura precisa dos movimentos da H2 SX para gerir a actuação do controlo de tracção, da elevação da roda dianteira e do ABS, que tem modulação para facilitar a entrada em curva.
O motor foi revisto face à primeira unidade da H2, e aqui garante uma melhor eficiência, com consumos 25% abaixo dos apresentados pela desportiva. Como o motor tem menor circulação de gases, menos admissão e logo menos escape, o silenciador por ser muito mais pequeno e leve.
As carenagens da Ninja H2 SX são bastante mais envolventes, mas continuam a ter uma imagem desportiva QB. Estas carenagens, agora completas até à zona inferior da moto e por cima da mecânica, são possíveis porque esta nova versão do motor funciona a temperaturas mais baixas. Entre destaca-se ainda o Cruise Control, que é uma adição muito interessante para uma moto que pretende oferecer qualidades como turística. Com as viagens em mente, a Kawasaki disponibiliza para a Ninja H2 SX um conjunto específico de malas laterais com as cores das carenagens. Estas têm uma capacidade de 28 litros e albergam um capacete integral, foram desenhadas com um sistema de fixação que as integra o máximo possível com a moto, de forma a não tornar esta demasiado larga na traseira.
A H2 SX está disponível com dois níveis de equipamento destintos, sendo o SE o que oferece mais “confortos”, como o painel em TFT, as luzes de iluminação em curva e um ecrã maior. As duas versões chegam ao mercado português no final de Fevereiro, início de Março. Os preços são de 20.995 euros para a versão base e 25.295 euros para a versão SX, ainda está por defenir o preço das versões equipadas com malas.