Em Akashi os engenheiros podem estar ocupados com projetos eletrizantes e híbridos, tal como a revista MotoJornal já aqui mostrou. Mas existe sempre espaço e tempo para se ocuparem de uma moto lendária que se renova para 2023. A nova Kawasaki Ninja ZX-10R, também disponível numa versão “race” ZX-10RR, conta com novos grafismos para o próximo ano.
Depois da profunda renovação realizada há pouco tempo, a Kawasaki Ninja ZX-10R mantém relativamente inalterada, embora para 2023 conte que novos gráficos, mais atuais, e que permitem ao seu proprietário sentir-se como um verdadeiro piloto da equipa japonesa no Mundial Superbike, a Kawasaki Racing Team.
Com uma aparência profundamente estudada para minimizar o atrito aerodinâmico, onde se destacam as asas aerodinâmicas incluídas nas carenagens de forma a aumentar a estabilidade a alta velocidade, a Ninja ZX-10R é uma superdesportiva que absorve grande parte da experiência adquirida no Mundial Superbike pela KRT.
Não é segredo para ninguém que a equipa oficial da Kawasaki, e em particular o seis vezes campeão do mundo, Jonathan Rea, tem sido um elemento fulcral na evolução e renovação desta moto lendária, que cada vez se foca mais numa utilização em pista, especialmente a variante de homologação Ninja ZX-10RR.
O motor quatro cilindros em linha de 998 cc apresenta uma potência de 203 cv às 13.200 rpm. No caso da ZX-10RR, a potência, quando contabilizado o efeito do “ram-air”, e de acordo com a Kawasaki, atinge os 214 cv às 14.000 rpm!
Tudo isto é possível explorar em total segurança graças a um avançado pacote eletrónico de ajudas à condução, que para além dos diferentes modos de condução, permite ao motociclista ou piloto ajustar a potência disponível, sem esquecer o KMCF, um sistema específico da Ninja ZX-10R e ZX-10RR, que controla e ajusta as ajudas eletrónicas como o controlo de tração ou o sistema de ABS de acordo com a inclinação da moto em curva.
Sendo a Ninja ZX-10R a versão desenvolvida para aqueles motociclistas que procuram uma superdesportiva mais acessível para uso em estrada, com visitas ocasionais ao circuito para um “track day”, a Ninja ZX-10RR é uma moto de calibre superior e pensada para uma utilização mais intensa em pista.
Para esse efeito a Kawasaki instala componentes específicos da RR: tubos de travão em malha de aço, bielas mais leves e resistentes da Pankl fabricadas em titânio, molas de válvulas especiais e mais resistentes, árvores de cames específicas da ZX-10RR, pistões Pankl mais leves, ou ainda jantes Marchesini mais leves cobertas por pneus Pirelli Supercorsa SP.
O “toque final” nesta Ninja ZX-10RR é a ausência de assento do passageiro. Tal como acontece numa verdadeira moto de competição.
Para 2023 a Kawasaki anuncia as seguintes opções de cores:
Ninja ZX-10R: Pearl robotic white/metallic diablo black; Lime green/ebony
Ninja ZX-10RR: Lime green