Desde há vários anos que as desportivas de menor cilindrada deixaram de ter aquele “picante” das suas versões dos anos 90 do século passado. Não só as regras de homologação levaram ao aparecimento de motos modernas, mas, de acordo com muitos motociclistas, menos excitantes, como os próprios motociclistas avançaram para motos de maior cilindrada. Porém, em Akasahi um conjunto de engenheiros continua a trabalhar neste sonho. E a Kawasaki Ninja ZX-4R pode em breve deixar de ser um rumor e tornar-se realidade!
Esta não é a primeira experiência na era moderna do motociclismo da Kawasaki com motores de quatro cilindros em linha e de pequena cilindrada. Recordamos que ainda há bem pouco tempo o mundo ficou a conhecer a Ninja ZX-25R, que com apenas 250 cc atinge os 50 cv e tem um teto máximo de rotações nas 20.000 rpm!
Consegue imaginar esta moto a passar por si e o som que faz? Veja o vídeo em baixo para ficar com uma ideia!
Agora, e de acordo com a revista japonesa Young Machine, a Kawasaki Ninja ZX-4R será o passo seguinte nesta série de motos desportivas carregadas de “picante” e com muita potência.
Na capa da revista japonesa aparece um desenho criado por computador de como poderá ser a versão de produção em série desta moto. O desenho, embora seja fruto da imaginação do designer da publicação japonesa, tem em conta informações de fontes dentro da Kawasaki e assim podemos assumir que a imagem que vemos a abrir este artigo pode perfeitamente tornar-se realidade em breve.
O quadro será relativamente igual ao utilizado na 250 cc, com algumas adaptações para reforçar a estrutura que terá de suportar uma potência bastante superior. As primeiras informações a este respeito apontam para cerca de 80 cv às 15.000 rpm.
As suspensões Showa devem manter-se neste modelo. Estamos a falar das Showa SFF-BP que garantem um controlo perfeito do conjunto através de um funcionamento mais detalhado das funções de compressão e extensão.
Por outro lado, o painel de instrumentos será um ecrã TFT de generosas dimensões e a cores, onde o condutor da Ninja ZX-4R poderá ajustar, entre outras coisas, um valioso sistema de controlo de tração com diversos níveis de intervenção.
E será que teremos a sorte de poder ver uma Kawasaki Ninja ZX-4R nos concessionários da marca em Portugal?
A partir daqui as informações seguem um caminho menos positivo para aqueles que já sonham em sentar-se numa Kawasaki Ninja ZX-4R. Tal como aconteceu com a variante “dois e meio”, também esta Ninja ZX-4R deverá ser um modelo exclusivo para mercados asiáticos como Japão, Malásia ou Indonésia, entre outros.
Há no entanto um setor dentro da Kawasaki no Japão que procura convencer os responsáveis da casa de Akashi que comercializar este tipo de motos fora da Ásia, principalmente na Europa e Estados Unidos, seria uma boa forma de voltar a criar o interesse nos motociclistas mais jovens que gostam de modelos desportivos mas não pretendem a loucura que são os mais de 200 cv de uma Ninja ZX-10R, por exemplo.