É, sem muitas dúvidas, uma das motos mais aguardadas pelos motociclistas que têm as pistas como o ambiente preferido para andar de moto. A Kawasaki Ninja ZX-4RR é a mais recente joia que a casa de Akashi vai colocar na estrada, e depois de sabermos que esta tetracilíndrica apaixonante estará disponível em Portugal, sabemos agora, por intermédio de informações oficiais do importador da marca, a Multimoto, qual é o preço e a data exata da sua chegada ao nosso país.
E porque é que temos visto tantos motociclistas ansiosos pela chegada desta nova Ninja ZX-4RR?
A pequena desportiva de Akashi é alimentada por um motor de 399 cc, 4 cilindros em linha DOHC de 16 válvulas, que debita uma potência máxima (com ajuda do efeito Ram Air) que atinge os 80 cv, uma caixa de seis velocidades e uma embraiagem assistida e deslizante, para garantir a máxima performance a todos os momentos.
Este motor tetracilíndrico, cujo “redline” está fixado por volta das 16.000 rpm (!!) ajuda ainda a garantir uma interessante relação peso-potência, o que desde logo alarga a emoção da condução tanto a utilizadores mais experientes como para iniciantes. Refira-se que o peso, a cheio, desta novidade da Kawasaki, é de 188 kg.
E Ninja que é Ninja está equipada com um avançado pacote tecnológico e que nesta ZX-4RR não deixa nada ao acaso.
Tudo começa com um painel de instrumentos TFT, a cores, claro, e todo um conjunto de ajudas eletrónicas que permitem que os motociclistas se sintam verdadeiros pilotos de alta competição aos seus comandos.
Entre as ajudas eletrónicas encontramos o Kawasaki Quick Shifter (KQS) que permite as trocas de caixa, tanto para subir como para descer, sem necessidade de recorrer manualmente à embraiagem, enquanto o KTRC (Kawasaki Traction Control) oferece três níveis de intervenção, permitindo que os condutores ajustem o sistema de acordo com o seu nível de experiência e condições de aderência.
Os modos de condução e de potência são outro dos destaques. No primeiro é possível escolher entre Sport, Road, Rain e Rider, sendo este último personalizável no nível de potência e tração.
O leve quadro que suporta todo o conjunto é uma estrutura em treliça fabricada em tubos de aço, tendo sido concebido para proporcionar uma excelente manobrabilidade e estabilidade à Ninja ZX-4RR, proporcionando, de acordo com a marca japonesa, um melhor compromisso entre rigidez e flexibilidade.
A Kawasaki instala ainda nesta Ninja ZX-4RR um conjunto de suspensões da Shora, sendo a forquilha dianteira invertida composta por bainhas de 37 mm, com sistema SFF-BP, regulável em pré-carga, enquanto na traseira está instalado um monoamortecedor Back-Link em posição horizontal, semelhante ao sistema que podemos encontra na poderosa ZX-10R, permitindo igualmente regular a pré-carga da mola.
Por outro lado, e a pensar na travagem mais eficaz possível mesmo em cenários extremos como uma utilização em pista, a nova Ninja ZX-4RR apresenta no eixo dianteiro um sistema de duplo disco (290 mm), com pinças monobloco de montagem radial, que proporcionam potência e controlo na travagem.
Na traseira está um disco único atrás (220 mm). A inclusão do ABS assegura um desempenho de travagem ótimo em todas as condições, dando aos condutores uma maior segurança.
E agora que já tem uma melhor ideia das características técnicas desta supersport “quatrocentos”, temos de falar do preço da Ninja ZX-4RR e também da sua disponibilidade.
Sobre estes detalhes a Kawasaki Portugal prevê a chegada da Ninja ZX-4RR à rede de concessionários nacionais já em outubro de 2023, sendo o seu preço de venda ao público de 10.390€ (IVA incluído). Para mais informações poderá clicar aqui e encontrar ainda o concessionário Kawasaki mais perto de si.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!