A Kawasaki, marca representada em Portugal pelo grupo Multimoto, acaba de anunciar a mais recente geração da sua polivalente turística e que agora se passa a denominar de Versys 1100. Os engenheiros da casa de Akashi aproveitaram parte do trabalho já feito para a geração anterior, mas desta feita optaram por refinar muitos aspetos e evoluir outros.
Concebida para percorrer muitos quilómetros em total conforto, a nova Versys 1100 apresenta-se ao serviço como uma moto capaz de tornar cada destino, no destino ideal!
Desde que foi introduzida na gama da Kawasaki em 2012, a Versys ‘mil’ conquistou o reconhecimento por ser uma estradista capaz, com argumentos dinâmicos interessantes, e que recentemente foi trabalhada para se tornar numa opção competente quer nas estradas mais perfeitas, quer também nas estradas secundárias menos perfeitas.
Por debaixo da aparência que permanece igual, a nova Versys 1100 esconde diversas novidades. A mais destacada será o seu motor quatro cilindros em linha.
Para 2025, este tetracilíndrico vê a sua cilindrada subir dos 1043 cc para os 1099 cc. Esta subida de cilindrada é conseguida pelo aumento em 3 mm do curso dos pistões, sendo que, esta modificação em combinação com outras alterações internas ao motor, permite à Kawasaki anunciar que a potência sobe dos 120 cv para os 135 cv.
Essas ‘outras alterações’ a que a marca japonesa se refere dizem respeito a diversos componentes. Podemos destacar a instalação de um novo volante motor, agora mais pesado, que trabalha em conjunto com um veio de equilíbrio secundário para reduzir vibrações.
As trompetas de admissão têm um comprimento específico: as centrais são 45 mm mais compridas que as laterais. O objetivo foi permitir que o ar entre a maior velocidade nos regimes mais baixos e médios, permitindo assim que a Versys 1100 disponibilize mais binário nessas rotações, nomeadamente entre as 4.000 e as 7.000 rpm.
As árvores de cames têm um perfil redefinido para reduzir a abertura das válvulas, sempre com a otimização do comportamento a baixos e médios regimes como objetivo principal, o que levou também a redefinição dos parâmetros de injeção.
O sistema de escape apresenta agora um tubo de ligação entre os coletores 1-4 e 2-3, que permitem otimizar a saída dos gases de escape. O sistema de refrigeração foi redesenhado para incluir nesta Versys 1100 um novo radiador a óleo, enquanto as relações de caixa mais altas são mais ‘longas’ de forma a melhorar o conforto e reduzir consumos a velocidades mais elevadas em viagem.
A travagem foi também alvo de modificações, e neste caso a Kawasaki refere que a polivalente turística ganha um disco de travão traseiro maior, agora com 260 mm de diâmetro.
Do ponto de vista da eletrónica, podemos realçar que o quickshift tem parametrização nova. Nomeadamente pode ser usado para subir de relações de caixa logo às 1.500 rpm, quando antigamente o sistema apenas ficava ativo mais acima nas rotações.
A Kawasaki Versys 1100 conta ainda com modos de condução, modos de potência, controlo de tração ajustável, tudo isto sensível ao ângulo de inclinação. O cruise control eletrónico faz parte da lista de equipamentos para 2025, tal como as suspensões eletrónicas fornecidas pela Showa e instaladas na variante Versys 1100 SE.
Aqui ficam as novas cores 2025 para as diferentes variantes da Kawasaki Versys 1100
Versys 1100 – Metallic Matte Graphene Steel Gray / Metallic Diablo Black
Versys 1100 S – Metallic Graphite Gray / Metallic Diablo Black e Pearl Robotic White / Metallic Diablo Black
Versys 1100 SE – Metallic Graphite Gray / Metallic Diablo Black e Pearl Robotic White / Metallic Diablo Black
Aguardamos agora que a Kawasaki Portugal, através do seu importador Multimoto, nos confirme quando é que a nova turística de aventura chega aos concessionários nacionais e quais os respetivos preços de cada uma das variantes.
Galeria de fotos Kawasaki Versys 1100
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!