Se há marca global que tem apostado na introdução de soluções inovadoras e alternativas em termos de motorizações de motos, essa marca é a Kawasaki. A casa de Akashi tem desenvolvido esforços ao nível dos motores a combustão, e depois da sobrealimentação com recurso a compressor volumétrico ou os modelos elétricos, estamos perto de assistir à chegada às estradas portuguesas dos modelos com motorização híbrida: a naked Z 7 HEV e a desportiva Ninja 7 HEV.
Estes são os primeiros modelos de produção em série que permitirão aos motociclistas usufruir da combinação de motor a combustão com motor elétrico.
Agora, e depois de muitos meses de antecipação, a Kawasaki Portugal finalmente revelou oficialmente quando é que cada modelo chega aos concessionários da marca japonesa no nosso País: será já a partir da próxima semana!
Leia também – Kawasaki Ninja 7 HEV: Todos os detalhes e fotos
Mais do que isso, a Multimoto, importador da Kawasaki para Portugal, aproveitou o momento para confirmar qual será o preço a pagar para poder ter uma destas inovadoras motos com motorização híbrida na sua garagem: no caso da Z 7 HEV estamos a falar de um preço de 9.490€ enquanto no caso da Ninja 7 HEV o preço é de 9.990€.
Valores que são significativamente mais baixos do que o inicialmente previsto, e que de acordo com o importador apontavam para preços cerca de 5.000€ acima do agora confirmado. Isto reforça, de acordo com a Kawasaki, a vontade da marca “Em democratizar esta tecnologia como o futuro da mobilidade aplicada aos motociclos”.
Estes modelos híbridos foram desenvolvidos para responder às crescentes restrições nas emissões de gases poluentes impostas pela Comunidade Europeia, que obriga os fabricantes a buscar soluções de mobilidade mais ecológicas.
Mas a equipa de desenvolvimento deste projeto focou-se a não comprometer o desempenho e o prazer de condução característicos da marca nipónica-
Por isso, as novas Kawasaki híbridas vêm equipadas com um sistema inovador de propulsão. Combinando uma unidade motriz de combustão interna de 451 cc com um motor elétrico, que, em conjunto, são capazes de debitar uns saudáveis 69 cv de potência, ao mesmo tempo em que cumprem um consumo médio de apenas 3,7 litros por cada 100 km percorridos.
Leia também – Kawasaki Z 7 HEV: Todos os detalhes e fotos
Ambos os modelos combinam, portanto, o melhor da tecnologia elétrica com a performance tradicional dos motores a combustão da Kawasaki.
Para se ter uma melhor noção do que a marca de Akashi criou e em breve estará disponível para os motociclistas portugueses experimentarem, as Z 7 HEV e Ninja 7 HEV conseguem proporcionar uma aceleração instantânea superior à de uma moto de 1000 cc (teste feito em comparação com uma Ninja ZX-10R em aceleração dos 0-60 km/h), combinada com um consumo médio de combustível inferior ao de uma moto de 250 cc (comparação feita com uma Ninja 250).
Entre outras características, podemos destacar nestas Z 7 HEV e Ninja 7 HEV particularidades como os 3 modos de condução, a função E-Boost que ao pressionar um botão permite ao condutor destas motos usufruir de uma dose extra de potência durante alguns momentos, modo de assistência a movimentos em baixa velocidade (com marcha-atrás), sistema de transmissão automática de 6 relações, ciclística concebida para uma condução dinâmica, entre outras coisas.
Em reação a este momento especial de lançamento destas novidades tão relevantes, Sérgio Gonçalves, diretor comercial da Kawasaki Portugal, faz questão de referir que “Estamos extremamente entusiasmados por introduzir os primeiros motociclos de tecnologia híbrida disponíveis no mercado mundial. Esta é uma solução inovadora e extremamente vantajosa para seus futuros utilizadores. As novas Kawasaki Z 7 HEV e Ninja 7 HEV oferecem uma solução que não só é mais ecológica, como também permitirá aos seus proprietários usufruir de um motociclo de alto desempenho, característico da Kawasaki, a um custo muito mais reduzido. O que temos visto no mercado de motociclos até agora é que os modelos com performance mais elevada têm um custo de aquisição mais elevado também. O mesmo acontece com os modelos que oferecem um baixo custo de utilização, que, embora mais caros na aquisição, vão sendo “amortizados” através de um custo de utilização mais reduzido. Até neste ponto, estes dois novos modelos HEV da Kawasaki são completamente disruptivos. Eles são capazes de oferecer performance e economia de utilização a um preço de aquisição extremamente acessível. É, literalmente, o melhor dos dois mundos, numa só moto!”.
Para mais informações pode sobre estas motos híbridas poderá contactar o concessionário Kawasaki mais perto de si. Clique aqui para saber qual é .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!