Foi de forma surpreendente que a marca chinesa Kove, que em Portugal é representada pelo grupo MB Motor Portugal desde 2023, anunciou uma mudança radical na sua cúpula diretiva. Num comunicado em formato de “carta aos clientes e fãs”, a Kove confirmou a saída de Zhang Xue.
A Kove nasceu oficialmente em 2017 fruto da paixão de Zhang Xue pelas motos. Apesar de jovem, o antigo piloto de motocross e enduro rapidamente colocou “mãos à obra”, e em conjunto com um grupo de outros seis empresários colocaram as motos da Kove num patamar internacional através de uma estratégia comercial agressiva e que rapidamente colocou a marca chinesa em destaque.
Sendo um ex-piloto, Zhang Xue claro que tinha como objetivo levar a sua Kove aos mais altos patamares das competições mundiais, incluindo Mundial Superbike e também no Rali Dakar.
O assalto à competição internacional teve o seu primeiro grande destaque quando a equipa oficial da Kove se estreou no Rali Dakar, em 2023, com todos os seus três pilotos chineses a conseguirem terminar a prova disputada na Arábia Saudita aos comandos das novas 450 Rally.
Um feito único para o motociclismo chinês, e que foi depois consolidado com a conquista dos primeiros pontos na classe Supersport 300 do Mundial Superbike pelas mãos do espanhol Marc García.
Neste momento de despedida da marca que fundou e liderou oficialmente até início de março, Zhang Xue aproveitou as suas redes sociais para esclarecer algumas coisas que levaram a este desfecho:
“Cuidei da Kove como se fosse o meu filho, mas primeiro tenho de cuidar de mim e encontrar um sentido para a minha vida. Se tivesse de dizer uma razão (para a saída) diria que é porque os nossos valores são diferentes. Agora há muitas coisas sobre as quais não posso decidir, pelo que a Kove não poderá crescer de acordo com as minhas ideias. Claro que isso não significa que seja mau. O nosso gestor é uma pessoa muito, muito boa, e a partir de agora será ele o diretor executivo. Que siga sempre a sua filosofia de gestão, o qual eu penso que não é mau”.
Ao mesmo tempo que anunciou oficialmente o fim da sua ligação à Kove, Zhang Xue confirmou ainda que em breve irá lançar uma nova marca de motos, sendo que essa nova aventura vai centrar-se no desenvolvimento de modelos que têm por base os motores tricilíndricos que atualmente parecem estar tão em voga entre os fabricantes chineses.
Também através da sua página oficial no Facebook, a Kove decidiu informar os motociclistas e clientes da marca da saída do seu fundador e até agora CEO.
De acordo com a carta publicamente divulgada pela marca chinesa, “No futuro, a Kove irá manter a filosofia ‘Foco na Performance’ no fabrico dos veículos. Os produtos e sistema de distribuição da Kove vão permanecer inalterados, e iremos, consistentemente, perseguir a inovação e avanços tecnológicos. Temos como objetivo transformar a tecnologia de competição para a produção em série, apresentando mais e melhores produtos e serviços para os consumidores”.
Também na mesma comunicação a Kove confirma que no futuro continuará a apostar na competição, nomeadamente no Rali Dakar, mas também com foco noutros campeonatos em piso de asfalto como as Supersport e Supersport 300.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do motociclismo. A não perder!